Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 14 de novembro de 2023

006 - Preciosidades antigas do Crato - Por Antônio Morais.

Sabiamente nós administradores do "Crato de Outrora" Antonio Morais e Pedro Ivan Correia temos feito apelos no sentido dos autores não postarem materias de cunho politico partidário atuais, politicos vivos com mandatos ou não. Isso gera desunião, tricas, futricas e brigas. A decisão é excluir esse tipo de matéria, e, se houver reincidência o bloqueio do autor. 

O Crato sempre foi muito rico de lideranças tradicionais e importantes no mundo politico local, estadual e nacional. Como impedir o resgatar da história, por exemplo estas três figuras da politica do Crato do passado:  

01 - Dr. Antônio de Alencar Araripe, prefeito de 1930 a 1935, elegendo-se deputado federal trouxe para o Crato a Colégio Agrícola, que preparou centenas e centenas de técnicos, hoje em dia, espalhados Brasil a fora contribuindo com o desenvolvimento da agricultura brasileira. 

Teve papel importante na criação do Banco do Nordeste do Brasil sendo um de seu primeiro presidente. Foi Deputado Federal pelo Ceará por quatro mandatos : de 1946 a 1962.

02 - Dr. Wilson Gonçalves, este além de prefeito de 1943 a 1945, deputado estadual e federal, vice-governador do Estado, senador da republica e ministro do STJ. 

Sua principal obra para o Crato e região foi a criação do Colégio Estadual que recebe o seu nome, obra de grande vulto e que atendeu aos anseios de centenas de milhares de estudantes de todo o nordeste do Brasil. E mais, Faculdade de  Ciências Econômicas do Crato  e Faculdade de Direito.


03 - Como  deixar de reconhecer que a história sustenta que o melhor prefeito do Crato de todos os tempos foi Alexandre Arraes de Alencar, 1937 a 1943. Seria negar  o obvio, negar a memória e história  da cidade e do seu povo. 

Assim todo aquele ou aquela que tenha matérias e fatos bem fundamentados sobre a história politica do Crato de dezenas e dezenas de anos passados tem todo o direito de fazer. 

O Crato sempre foi muito rico de lideranças, a começar pela notável heroína Barbara de Alencar. 

3 comentários:

  1. É bom Lembrar e ter ciência que quando exaltamos algum politico não estamos desmerecendo outros. Nos comentários qualquer membro pode exaltar e aplaudir os demais.

    ResponderExcluir
  2. Quanta honra, para a princesa do Cariri, ter contado com homens públicos, de tão grandes quilates. Pena, que hoje, não ocorra o mesmo.

    ResponderExcluir