Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

O segredo de ser feliz - Por Antônio Morais



Antônio Alves, do Sanharol e Sá Zefa eram o casal  mais pobre da Ribeira do Machado. Bens materiais não tinham algum. No encantamento de uma alvorada, Sá Zefa disse: Antônio, não tem pó nem açúcar para eu fazer um cafezinho para você. 

Antônio se levantou da sua tipoia, foi até onde estava Sá Zefa, abraçou-a, beijou-a,  fizeram  amor e, se realizaram como homem e mulher. A seguir, Antônio foi comprar fiado uma quarta de café e outra de açúcar na mercearia próxima de sua casa.

Na mesma alvorada, uma vizinha abastada, rica, proprietária de terras, joias e boiadas dizia para a domestica: Eu tenho tudo que é  bens materiais, mas não sou feliz, não tenho o amor do meu marido: Ele ama outra!


3 comentários:

  1. Não chegue a conhecer Antonio Alves, mas por intermédio do meu pai, Raimundo Bitu tomei conhecimento de muitas histórias engraçadas do humorista Antonio Alves. Já sua espoca Zefinha por muitos anos servi de companheiro nas dormidas em sua humilde cozinha de taipo vizinha a nossa morada. Ela fazia renda em sua almofada de birro, eu como menino muito traquino gostava de mexer nos birros e ela dizia: tem modo menino!!!!, Tem modo menino!!!!!!!!.
    Mas, na verdade, o que me chamou a atenção no fato descrito pelo primo Morais foi o exemplo de amor recíproco existente no casal. Vejam o espírito de humildade, de conformação, de solidariedade e acima de tudo o relacionamento de vida, comparando com outros que esbanja riqueza, mas não perdura o respeito e o amor ao próximo.

    ResponderExcluir
  2. Prezado João Bitu.

    Muito interessante a historia do "Tem modos menino" ela serve de testemunha do que escrevi a respeito de Antonio Alves.

    ResponderExcluir
  3. QUERO E VOU TIRAR PROVEITO,DO EXEMPLO DESSE MEU CASAL DE CONTERRÂNEOS;SEU ANTONIO E DONA ZEFINHA: O! CASAL BOM!

    Abraço fraterno e cheio de saudades. Fatima Gibão.

    ResponderExcluir