Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

002 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais

Coronel Filemon Teles.

O coronel Filemon Fernandes Teles foi prefeito  de Crato, deputado estadual por varias legislaturas e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.  

Quando estava  presidente da Assembleia participando de uma reunião das Assembleias do nordeste, um colega seu da Paraíba lhe pediu  um obsequio:

Deputado, um conterrâneo meu de  Conceição do Piancó fez umas estripulias por lá e  está  precisando se ausentar  por uns tempos. Gostaria que o nobre amigo desse uma  ajuda pra ele em Crato.

Passado algum tempo, noutro encontro o deputado paraibano  perguntou ao Filemon : Como foi, o rapaz lhe procurou?

Procurou e está tudo certo, está trabalhando, é  por demais responsável e cumpridor dos seus deveres e de suas obrigações.

E como  você conseguiu tudo isso?  Ora, eu fui no cartório e tirei uma certidão de óbito : Aquele homem morreu. Depois fui no mesmo cartório e tirei uma certidão de nascimento,  surgiu um novo homem.

E a viúva?

A viúva se casou com o homem novo.

Um comentário: