Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

005 - O Crato de antigamente - Por Antônio Morais.



Não me atrevo a julgar, abstenho-me de fazê-lo até porque não conheço a história na sua exatidão. Vou comentar o que conheço do trabalho de três deles, mostrar e reconhecer a importância de suas obras para a cidade e região

Dr. Joaquim Fernandes Teles, médico e prefeito de 1928 a 1930. Terminado a mandato se elegeu Deputado Federal e conseguiu os recursos para criação, fundação e edificação do Hospital São Francisco de Assis. Uma instituição regional que por muito tempo atendeu aos pacientes provenientes de diversos estados nordestinos.

Dr. Antônio de Alencar Araripe, prefeito de 1930 a 1935, elegendo-se deputado federal trouxe para o Crato a Colégio Agrícola, que preparou centenas e centenas de técnicos, hoje em dia, espalhados Brasil a fora contribuindo com o desenvolvimento da agricultura brasileira. Teve papel importante na criação do Banco do Nordeste do Brasil sendo um de seus primeiros presidentes. Foi Deputado Federal pelo Ceará de 1946 a 1962.

Dr. Wilson Gonçalves, este foi além de prefeito de 1943 a 1945, deputado estadual e federal, vice-governador do Estado, senador da republica e ministro do STF. Sua principal obra para o Crato e região foi a criação do Colégio Estadual que recebe o seu nome, obra de grande vulto e que atendeu aos anseios de centenas de milhares de jovens dos estados do nordeste.

Portanto, destaco esses três ilustres ex-prefeitos por obras de alcance na educação e saúde de nossa gente. Convêm lembrar que os elogios a estes não desmerecem os demais, visto que a historia mostra fartamente que o melhor de todos foi  Alexandre Arraes de Alencar.

Um comentário:

  1. Prefeito com mais tempo a frente do comando da municipalidade:

    Coronel Antônio Luiz - 22 anos.

    Coronel Belém - 14 anos.

    Walter Peixoto - 10 anos.

    Pedro Felício - 8 anos.

    Samuel Araripe - 8 anos.

    Deputados Federais :

    Joaquim Fernandes Teles.

    Antônio de Alencar Araripe.

    Wilson Gonçalves.

    Ossian Araripe.

    Raimundo Bezerra.

    Deputados Estaduais :

    Filemon Teles

    Humberto Macário.

    OBS: Wilson Gonçalves foi além de prefeito, Deputado Estadual, Deputado Federal, vice-governador do estado, Senador da República e ministro do STF.

    ResponderExcluir