Permitam-me contar uma preciosidade atribuída ao Deputado Estadual cratense Derval Peixoto na época em que a representatividade era avaliada pela atuação politica em defesa do município e do seu povo, e, não pela esperteza em beneficio próorio.
Sustenta a história que o Senador Wilson Gonçalves chegando em Crato o Hermes Lucas soltava três dúzias de foguetões avisando aos amigos e correligionários, que apinhavam a casa do senador.
Certa feita, um correligionário que me reservo o direito de não revelar o nome, um escudeiro fiel, o mais autêntico gogó, passava de xoto pela Praça Siqueira Campos na direção da casa da rua Barbara de Alencar, onde hoje fica o Hotel Vila Real, à época, residência do sogro do senador.
O deputado Derval Peixoto com um jornal na mão chamou o camarada e disse: Veja o que o jornal fala do teu senador. Esta informando que o Papa o excomungou!
Leia aí!
O caboclo respondeu: leia você mesmo.
Então, o Derval Peixoto aproveitou e lascou a noticia a seu modo: "O papa excomungou o Senador Wilson Gonçalves porque ele é maçon e corrupto, a excomunhão é extensiva também aos seus eleitores".
O camarada, virado num siri, coçou a cabeça, andou dois passos pra diante, dois pra trás e falou a todo pulmão: “Papa fresco”.
Numa campanha vitoriosa para Deputado Estadual, o Dr Derval Peixoto fez importante pronunciamento na gloriosa Praça Siqueira Campos - Crato : "Não preciso e não quero voto de comunistas". Foi eleito, e, hoje nós vemos que ele tinha razão. Olha no que os comunistas transformaram o Brasil.
ResponderExcluirFoi de esquerda isola.....
ExcluirDerval Peixoto, casado com Luizinha, filha de Major Feitosa do Cococi !!
ExcluirCrato no tempo que a honestidade, a competência, o caráter e a dignidade valiam mais que a esperteza. Depois dessa virão outras 300 proezas e causos bem humorados do Crato. Acompanhe.
ResponderExcluirAmigo, quanto mais o conheço, mais o admiro. Provavelmente,estarei na regiào proximo final de semana, e nãpo dispenso, aquele tão sonhado encontro.
ExcluirNesta época as "tricas e futricas" da politica iam do inicio ao fim da campanha. Passado a eleição estavam todos unidos na defesa dos interesses do município. O Crato era altaneiro, independente, cidade da cultura e monicípio modelo. Orgulho de todos nós.
ResponderExcluirAté hoje não sei porque os udenistas eram chamados de carrapatos e os pessedistas de gogó.
Amigo não tem nada que me divirta do que esses casos ou causos dessa terra que foi berço dos meus ancestrrais.
ResponderExcluirHilton Sá de Alencar
ResponderExcluirA rivalidade politica existia apenas até a eleição. Depois as lideranças atuavam de forma civilizada no defesa dos melhores interesses do povo.
ResponderExcluir