Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

"Cara de Pau": Em caravana pelo Rio de Janeiro, Lula culpa Lava Jato por mazelas do Estado

Fonte: Folha de S.Paulo, 07-12-2017

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva alfinetou velhos aliados na noite desta quarta-feira (6). Em Maricá —única cidade do Rio de Janeiro que é administrada por um petista—, Lula listou casos de governantes detidos em decorrência da Operação Lava Jato para afirmar que a "política entrou num processo de destruição no Rio". Sem citar o nome desses políticos —apenas cargos— Lula disse que "o Rio de Janeiro vai voltar a ter gente honesta governando".
    Na cidade, ele ironizou ainda o ex-prefeito do Rio Eduardo Paes (PMDB), que, em um grampo, aparece dizendo que Maricá "é uma merda de lugar". Curiosamente, o diálogo se deu no ano passado com o próprio Lula, à época seu aliado. Paes comparava a cidade a Atibaia, onde fica um sítio que era usado pelo petista.
    No palanque, Lula disse lamentar que não estivesse ali um ex-prefeito que nunca visitara a cidade, referência a Paes. O ex-presidente também responsabilizou a Lava Jato pelas mazelas do Estado. "A Lava Jato não pode fazer o que está fazendo com o Rio", disse Lula. O petista continuou: "Não pode, por causa de meia dúzia que eles dizem que roubou, mas ainda não provaram, causar esse prejuízo". Funcionários da Prefeitura chegaram uniformizados à praça da Matriz por volta das 17h, para acompanhar o evento com o ex-presidente.

COMENTÁRIO DE ARMANDO RAFAEL
 Faço minhas as palavras publicadas por /Augusto Nunes, meses atrás, na VEJA. A conferir.
   "Movimentando nervosamente as mãos, a gravata modelo babador encobrindo parcialmente a barriga obscena, vincos profundos no rosto proibido para sorrisos, desprovido de álibis, alegações atenuantes ou mesmo desculpas amarelas, (Lula) capricha na pose de perseguido por juízes, procuradores, delegados da Polícia Federal, empreiteiros que o enriqueceram, diretores da Petrobras que nomeou, velhos companheiros como Antonio Palocci, todos os delatores. E muito mais ridículo. 

   Lula não conversa com jornalistas independentes deste novembro de 2005, quando foi entrevistado por ex-apresentadores do programa Roda Viva, da TV Cultura. Então afundado no escândalo do mensalão, foi socorrido por entrevistadores repentinamente interessados em saber se o presidente estava satisfeito com o desempenho do Corinthians ou no que tinha a dizer sobre questões transcendentais ─ a vida e suas implicações, por exemplo". 

Este o Lula atual, o que restou depois da condenação a 9 anos e meio de cadeia, pelo Juiz Sérgio Moro; o Lula  que percorre um Estado da Federação – o outrora rico Rio de Janeiro, hoje quebrado e desorganizado, pela ação dos seus maus políticos – o Lula que é hostilizado pela população fluminense e que precisa de funcionários da Prefeitura para encher o pequeno espaço de uma pequena cidade: Maricá, a única que elegeu um prefeito do PT. Maricá, onde Sérgio Cabral possui uma mega-mansão,  construída com dinheiro de propinas. Brasil pobre de lideranças políticas sadias...



Um comentário: