Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 15 de março de 2018

1º Encontro Monárquico Conservador do Cariri acontecerá no próximo dia 24


    Sob o patrocínio do Círculo Monárquico do Cariri, com sede em Juazeiro do Norte, será realizado –  no próximo dia 24 de março, a partir das 8h, no Hotel Iu-á, em Juazeiro do Norte –  o 1º Encontro Monárquico promovido pela Juventude Monárquica do Cariri. 

    Como convidado de honra, representará a Família Imperial Brasileira no evento, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, acompanhado de seu assessor, o analista político Sr. José Carlos Sepúlveda da Fonseca, com a presença também de outros célebres intelectuais, expoentes do pensamento monárquico-conservador do Ceará e do Nordeste brasileiro. Na ocasião, serão ministradas palestras sobre diversos temas, relevantes para o atual quadro sócio-político brasileiro, que vão desde questões históricas e econômicas a interesses comuns entre monarquistas e conservadores. 

      Será esta, com toda certeza, uma grata oportunidade para reunir veteranos e jovens monarquistas da Região do Cariri e de todo o Estado do Ceará, para criar e fortalecer os laços de cooperação entre todos e vivificar o ideal monárquico que congrega todos nós, tudo isso abrilhantado pela presença do Príncipe Imperial do Brasil.

Horizontes Monárquicos do Cariri
    Vem da época do Padre Cícero a ligação do Cariri com a instituição Monárquica. Padre Cícero mantinha, como é de amplo conhecimento, correspondência com a Família Real da Bélgica, esta aparentada com os Orleans e Bragança do Brasil, como consta do inventário das cartas expedidas e recebidas pelo célebre sacerdote. 

      Já o Círculo Monárquico do Cariri foi fundado em 18 de outubro de 1989, em concorrida solenidade no auditório do Panorama Hotel em Juazeiro do Norte e desde então congrega os simpatizantes da forma de governo monárquico. O Círculo Monárquico do Cariri tem registro no Cartório de Títulos e Documentos do 2º Ofício, de Juazeiro do Norte, sob protocolo nº 25.580,1º,A 02, fls. 125 do Livro C-9, fls. 580, Nº de ordem 1.011).

A Família Imperial e o Cariri
      A Família Imperial Brasileira, como um todo,  tem grande apreço pela Região do Cariri. Nascido na França, em 1941, devido às dificuldades causadas pelo injusto exílio imposto à sua Família após o golpe republicano de 15 de novembro de 1889, o Príncipe Imperial foi devidamente registrado como cidadão brasileiro, no Consulado-Geral do Brasil em Paris; no entanto, seu primeiro título de cidadão honorário lhe foi concedido, em 1989, pelo município caririense de Barbalha. Dom Bertrand também foi agraciado com o título de "Cidadão de Juazeiro do Norte". Naquela viagem ele fez conferência no Salão de Atos da URCA e foi homenageado com um jantar pelo então Prefeito de Crato.  Por isso mesmo, o Príncipe Imperial tem orgulho de dizer que não somente é cidadão cearense, como também caririense e barbalhense.

      Já o Chefe da Casa Imperial Brasileira, Dom Luiz de Orleans e Bragança, recebeu em 1992 a mais alta comenda da Prefeitura de Juazeiro do Norte, a Medalha do Mérito Padre Cícero e o título de "Cidadão de Missão Velha", sendo homenageado com uma sessão da Câmara Municipal do Crato, quando foi saudado pelo então vereador Dr. Francisco Assis Cunha, hoje professor  da URCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário