Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 1 de março de 2018

A questão é quem vai ler? - Por Antônio Morais.



Coronel José Ronald Brito, já fez  mais de 15 publicações.

Outro dia os meus amigos, parentes e camaradas  Coronel José  Ronald Brito e o médico José Luciano de Brito Gonçalves me questionaram porque  tenho uma coletânea com aproximadamente  mil causos  de personagens prestimosas de Várzea-Alegre  e não publico um livro.

Todos sabemos das facilidades para se editar uma publicação,  é  facilitado pelo numero de editoras e tem custos irrisórios.

O problema é : Editar um livro para quem ler?  Ninguém  se interessa  por história, memória e passado das pessoas.  O que não já caiu na vala  profunda do esquecimento está  para cair, embora  se saiba que um povo sem passado é um povo sem futuro. 


O médico José Luciano de Brito Gonçalves.

Outro dia, recebi uma mensagem de um parente informando que a escola de uma filha sua passou um trabalho no qual devia ser informado os nomes  dos avós paternos e  maternos ou seja  os pais  dos  seus pais.  

Eu fiz a ascendência genealógica começando pela criança, mas, não pude deixar de sentir vergonha de quem não sabe os nomes de seus próprios pais.

A minha disposição, no momento, é deixar quieto. 

Um comentário:

  1. Esse desinteresse geral por conhecer a memória nos esmorece a fazer edição.

    ResponderExcluir