Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 5 de março de 2018

Miguel de Lira IV, a fuga para o Piaui - Parte final.



De Miguel de Lira nada se sabia. não procurou sequer a casa dos parentes, a fim de não complicá-los. E muito tempo se passou sem que se soubesse noticias dele. Porém não se encontrava distante, andara apenas o suficiente para cruzar os limites do  estado, tendo ido se localizar  na Serra do Borralho município de Paulistana, Piauí. 

Ali na qualidade de posseiro construiu uma nova casa, e continuou se dedicando ao cultivo da terra, indo pouco aos povoados, fazendo isso quando tinha que negociar os produtos das lavras e para compra de mantimentos necessários. Vivendo de caça e do que colhia ali se deixou ficar. 

Uma única vez tentou vingar-se daquele que foi a causa de todos os seus problemas, porém, ao se deparar com o inimigo, esse se encontrava com uma criança no colo, Miguel de Lira  desistiu do intento e perdoou. 

Por quatro anos permaneceu na Serra do Borralho, descansando e julgando-se salvo e esquecido.  Porém, certa manhã, ao acordar e se dirigir para o terreiro a fim de atender uma necessidade fisiológica, foi surpreendido por um disparo feito por um rifle surdo, vindo o projetil  roçar-se de leve a coxa. Jogou-se dentro de casa, sendo coberto por uma saraivada de tiros, dos quais só a sua agilidade o fez escapar. 

Levando um saco nas costas com um cordão preso  nos dentes tendo apenas uma roupa e duas rapaduras,  e um revolver calibre 32. e na mão esquerda uma espingarda de caça, teve que abandonar os seus pertences fugindo em meio ao tiroteio.  

Atirou num soldado ferindo a altura da garganta, não suficiente para matá-lo. Fugindo dali ele retornou a sua antiga morada, onde trabalhando praticamente sozinho,  preparou o solo para o aproveitamento do inverno  que chegava. Nada o demove da terra,  Nada o faz afasta-se dos instrumentos agrícolas, a não ser se, mais uma vez, tiver que trocar o cabo da enxada pelo gatilho  do revolver.

Um comentário:

  1. A casualidade do entendimento. Os crimes eram iguais, um foi levado a justiça. O outro não. Daí a confusão.

    ResponderExcluir