Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 3 de dezembro de 2019

DEPRESSÃO MAL DO SÉCULO - Edmilson Alves


Depressão mal do século, no passado era conhecido como melancolia, atingira Xenofonte, filósofo pré-socrático, que, praticamente padeceu de melancolia. A vida agitada do mundo moderno, e, as incertezas causadas pelo avanço tecnológico científico, submetendo à criatura humana a grandes desafios, tem causado inquietação na vida, causando doenças psicológicas, tais como a depressão.

Há excesso de informações pra mente humana decodificar, e, absorver, enquanto, a fragilidade psíquica não as absorve, não compreende, causando a síndrome do pensamento acelerado, tendo como resultado as ansiedades, e, vários traumas, sendo a depressão s enfermidade da alma.

Dizem especialistas que a solidão é o novo mal-do-século, mas sinceramente não consigo vê-la como algo assim tão ruim. Acho que ela, às vezes, se faz necessária, sendo até muito bem-vinda. É como se nossa alma precisasse de um pouco de exílio, uma hora ou outra na vida de paz, afastando o fastio dos sentimentos nevrálgicos.

A alma necessita se reencontrar, buscando outra alma afetiva, pra se comunicarem, formando uma integração espiritual, iluminado estadas dos desafios.

Há também a solidão que nos machuca, como se fora um espinho inflamado no pé. É a solidão que a criatura sente, mesmo em companhia de duas, três pessoas, e, sente-se sozinha em meio à multidão. Outro sentimento de solidão é a escuridão da noite, após o pôr do sol, quando os pássaros já não gorjeiam, e, o ser humano vai pro leito de amor sem amor pra ocupar um dos travesseiros que teima em permanecer vazio, sem o amor que roca, ou, silencia, dando sinal de vida.

Essa depressão é devastadora, que exaure os fortes e aniquila os fracos. Essa depressão é viver no vazio implacável de uma relação estéreo que não produz fantasias e desejos, não encanta, e, só atormenta.

Um comentário:

  1. Quem por desventura padeceu ou teve algum familiar que sofreu depressão sabe o quanto se trata de doença gravíssima.

    ResponderExcluir