Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

O maravilhoso triunfo do Fortaleza e o drama do Ceará - Por Wilton Bezerra.



Não estamos falando de uma vitória do Fortaleza, como a de ontem, diante de Bahia, e sim, de vários e maravilhosos triunfos do tricolor na campanha encerrada.
O que explica um time que comprova ser possível custar pouco e jogar muito?
O óbvio ululante, muitas vezes, está perto de nós e relutamos em admití-lo, demoramos em reconhecê-lo.
Para quem acompanha os nossos times no dia dia, se torna tarefa fácil a compreensão de certos fenômenos.
Num certo momento, como uma epifania, um jovem presidente aceita a sugestão de trazer para dirigir o tricolor, um ex-goleiro que acabara de se dar mal na primeira experiência como treinador de um grande time, o São Paulo.
Tirando de letra um pequeno fracasso estadual, Rogério Ceni, o eleito, dá inicio a uma revolução considerada surpreendente para os padrões da província.
A partir daí, o Fortaleza agiu como um elefante com Amok, e saiu passando por cima de quem encontrou pela frente.
Amok é uma doença que enlouquece o elefante e o faz destruir cidades, vilas e aldeias que se coloquem no seu caminho.
Numa explicação mais simples de nossa parte, diríamos que o tricolor usou a força da continuidade, com treinador e dirigentes agindo por um só manual.
Conquista de títulos, direito à Sul-Americana, segunda média de público do Brasil e o melhor entre os clubes nordestinos.
Agora, precisa descansar um pouco dessas glórias seguidas e pensar nos próximos passos.
Já com o Ceará, a outra locomotiva do nosso futebol, os dois últimos anos foram marcados por etapas de sofrimento para ficar, pelo menos, no lugar onde está.
Na temporada 2018, ladeira abaixo, o alvinegro precisou de um bruxo (ou doido) para operar salvação da queda, que se prenunciou, para a segunda divisão.
Neste ano, depois de flertar seriamente com o abismo dos horrores, experimentar três treinadores e cometer muitos equívocos de previsões, o Ceará foi salvo por um “gongo” chamado Cruzeiro.
As coisas têm funcionado nos arraiais alvinegros como se houvesse um pacto com o sofrimento.
Impressionante como o desespero corroeu o Ceará, de forma paulatina e perversa, do meio para o fim da campanha, cujo último ato de reação foi a contratação de um treinador. Argel Fucks, que piorou o time, não ganhou um jogo sequer e ainda comemorou.
O desanimador é que os exemplos ou lições, no futebol, contém o peso de um risco n’água. De qualquer forma, enfim, os dois mantidos na elite”.

Um comentário:

  1. O futebol cearense está de parabéns. Os dois clubes merecem está na elite do futebol brasileiro. Quanto ao Cruzeiro era previsível. Quando misturam futebol com politica, trafico e corrupção o resultado é esse. Lamentável pela grande torcida.

    ResponderExcluir