Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 14 de dezembro de 2019

O FLAMENGO JÁ PERDEU PARA O LIVERPOOL? - Por Wilton Bezerra, comentarista esportivo.



Pelo que tenho lido e ouvido, Flamengo será liquidado por asfixia pelo Liverpool, na decisão do título mundial.
Tendo como principal virtude o ritmo de jogo, os vermelhos submetem os rivais à situação deplorável de um boxeador levado às cordas, de maneira incessante.
As seguidas roubadas de bola no campo contrário, ancoram uma sucessiva pressão, ataques rápidos e finalizações letais.
Se o Flamengo fizer uma marcação baixa, aceitará uma submissão imposta por um time que atingiu o auge técnico com variações táticas, que vão do 4-3-3 passando pelo 4-4-2 e chegando ao 4-2-3-1.
O ataque com Salah, Firmino e Mané é municiado por meio campistas velozes, ao invés de criativos, assim como o Fortaleza.
Por outro lado, dizem os analistas, que se o time de Jorge Jesus se adiantar permitirá os lançamentos longos nas costas da zaga.
Ia me reportar às rápidas transições do time de Jurgen Klopp, mas desisti, por chegar à conclusão de que a melhor decisão do Flamengo é abrir mão desse jogo.
Exagerando, só posso imaginar que, pelas simulações táticas do time inglês, o Flamengo não terá chances de se dar bem no jogo.
Estão esquecendo que o rubro-negro tem uma comissão técnica européia, jogadores de nível internacional e o maior padrão de investimentos do futebol na América do Sul.
Não acreditamos, apesar dessas recomendações, que o Flamengo vá modificar profundamente a sua forma de jogar, submisso ao jogo de pressão intensa do Liverpool.
As variações táticas que Jorge Jesus imprimiu ao time brasileiro lhe dá todas as condições de atacar e defender na mesma velocidade do adversário.
Sob o ponto de observações e comparações, apenas um jogo não é suficiente para medir o tamanho do futebol praticado na Europa e América do Sul. Mesmo porque reconhecemos a larga superioridade do futebol europeu.
Agora, não resta a menor dúvida de que esse jogo vai alimentar a curiosidade de avaliar as distâncias entre o futebol dos dois continentes.

Um comentário:

  1. A última vez que um time brasileiro participou deste torneio foi eliminado antes da final. Este ano para ganhar do Flamengo vai ter que jogar muito.

    ResponderExcluir