Dizendo chamar-se legitimamente Antônio Manuel Filho, o tenente Antônio de Amelia, famoso por haver vingado a morte de um sócio, matando trés cabras de Lampião, recebeu o repórter na sua Fazenda Piau, a 5 quilômetros da cidade de Ouricuri. Naquela visita fizemo-nos acompanhar do Dr. Edilton Luna, Promotor de Justiça de Bodocó e do jornalista Francisco Rocha, correspondente de Região no estado de Pernambuco.
A historia do tenente Antônio é longa e cheia de lances perigosos. Nascido em Alagoas, na cidade de Mata Grande, pertenceu a Policia pernambucana, na época de Lampião. Hoje é tranquilo fazendeiro em Ouricuri, somente molestado pela insistente curiosidade de algum repórter da revista Região, pois fomos os únicos, até agora, a localizar, no seu retiro, o valente oficial reformado da Policia pernambucana, muitos anos depois de sua arriscada aventura.
Trajando calça escura e camisa branca, óculos de grau a ponta do nariz, foi assim que encontramos Antônio de Amelia no alpendre da Casa Grande da Fazenda Piau. Inicialmente meio arredio, mas logo se derramou em cordialidade e falou com toda franqueza contando sua historia, suas proezas, suas aventuras, finalmente o desfecho com a morte de trés elementos do grupo de Lampião. Foi bate-papo longo, aqui e acolá entremeado de risos do nosso entrevistado, quando recordava um episodio cômico ocorrido em meio a mais terrível expectativa, nas horas de maior perigo.
Continua.
A historia da vingança do tenente Antonio será contanda em 5 postagens. Para compreender é necessario que se acompanhe com atenção todos elas. Trata-se de um episodio da histopria do Cangaço.
ResponderExcluirSou bisneta do Tenente Antonio de Amélia, tenho muito orgulho da sua valentia, por fim um grande homem.
ResponderExcluirAnne Racquelyne
Anne - Farei mais outras 5 postagens relatando a estratégia e planejamento para vingança do amigo e sócio. Acompanhe e se houver faça o contraditório.
ResponderExcluir