Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

A vingança do Tenente Antônio - Parte I



Dizendo chamar-se legitimamente Antônio Manuel Filho, o tenente Antônio de Amelia, famoso por haver vingado a morte de um sócio, matando trés cabras de Lampião, recebeu o repórter na sua Fazenda Piau, a 5 quilômetros da cidade de Ouricuri. Naquela visita fizemo-nos acompanhar do Dr. Edilton Luna, Promotor de Justiça de Bodocó e do jornalista Francisco Rocha, correspondente de Região no estado de Pernambuco.

A historia do tenente Antônio é longa e cheia de lances perigosos. Nascido em Alagoas, na cidade de Mata Grande, pertenceu a Policia pernambucana, na época de Lampião. Hoje é tranquilo fazendeiro em Ouricuri, somente molestado pela insistente curiosidade de algum repórter da revista Região, pois fomos os únicos, até agora, a localizar, no seu retiro, o valente oficial reformado da Policia pernambucana, muitos anos depois de sua arriscada aventura.

Trajando calça escura e camisa branca, óculos de grau a ponta do nariz, foi assim que encontramos Antônio de Amelia no alpendre da Casa Grande da Fazenda Piau. Inicialmente meio arredio, mas logo se derramou em cordialidade e falou com toda franqueza contando sua historia, suas proezas, suas aventuras, finalmente o desfecho com a morte de trés elementos do grupo de Lampião. Foi bate-papo longo, aqui e acolá entremeado de risos do nosso entrevistado, quando recordava um episodio cômico ocorrido em meio a mais terrível expectativa, nas horas de maior perigo.

Continua.

3 comentários:

  1. A historia da vingança do tenente Antonio será contanda em 5 postagens. Para compreender é necessario que se acompanhe com atenção todos elas. Trata-se de um episodio da histopria do Cangaço.

    ResponderExcluir
  2. Sou bisneta do Tenente Antonio de Amélia, tenho muito orgulho da sua valentia, por fim um grande homem.
    Anne Racquelyne

    ResponderExcluir
  3. Anne - Farei mais outras 5 postagens relatando a estratégia e planejamento para vingança do amigo e sócio. Acompanhe e se houver faça o contraditório.

    ResponderExcluir