Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

SEXTA DE TEXTOS - Sávio Pinheiro

PELEJA VIRTUAL DE SÁVIO PINHEIRO COM MUNDIM DO VALE – SEGUNDA PARTE

Sávio Pinheiro:

Hoje, escrevo de veneta,
Mostrando toda a cultura
De medicina e loucura
Do tão saudoso Anchieta.
Manejo a minha caneta
Pra você ficar informado.
Sabia, que o amalucado
Cantava só por prazer?
NÃO SABENDO RESPONDER
É MELHOR FICAR CALADO.

Mundim do Vale:

Eu conheci o Anchieta
Estudando medicina
Fazendo carnificina
Em cadáver de perneta.
Estourou a espoleta
Do juízo, sem querer.
Sem conseguir escolher
Procurou o lado errado
SÁVIO, NÃO FICO CALADO,
PORQUE EU SEI RESPONDER.

Sávio Pinheiro:

Apresento outro relato
Do meio da nossa gente.
Você lembra, claramente,
Da louca Chica do Rato?
A moda lhe deu um trato
E um perfil muito animado.
Sabia, que o seu estado
Aumentava o seu sofrer?
NÃO SABENDO RESPONDER
É MELHOR FICAR CALADO.

Mundim do Vale:

Eu conheci a Xixica
Nos bons tempos da Charanga,
Uma época bem bacana
Que a lembrança comunica.
O lembrar dignifica
O que não tento esquecer.
Mas quero transparecer
O que marcou o meu passado,
SÁVIO, NÃO FICO CALADO,
PORQUE EU SEI RESPONDER.

Sávio Pinheiro:

Vou lhe relembrar de graça
Com inspirada emoção,
O tocar de um violão
Todo feito de cachaça.
Foi num dos bancos da praça.
Que o ouvi, todo animado.
Chico Danga, o afamado,
É quem pago para ver?
NÃO SABENDO RESPONDER
É MELHOR FICAR CALADO.

Mundim do Vale:

Eu conheci muito bem
Este renomado artista,
Que mesmo sendo etilista
Dava show como ninguém.
Hoje, mora no além,
Porque não quis mais viver.
Ele usou para morrer
Um fígado todo inflamado
SÁVIO, NÃO FICO CALADO,
PORQUE EU SEI RESPONDER.

Sávio Pinheiro:

Quem vendia esta caninha
Que matava tanta gente
Era um homem inteligente
Dito Nego de Aninha.
Guanabara e Moreninha,
Servia sem ter enfado.
Ele vendia, acuado,
Sem saber o que fazer
NÃO SABENDO RESPONDER
É MELHOR FICAR CALADO.

Mundim do Vale:

Conheci este senhor,
Homem da noite e do dia,
Pois sua sorveteria
Dava-me grande sabor.
À criança, dava amor,
Com sorvetes e prazer.
À noite, por merecer,
Mudava pro outro lado
SÁVIO, NÃO FICO CALADO,
PORQUE EU SEI RESPONDER.

Sávio Pinheiro:

Várzea Alegre dos contrastes
Tinha um homem inteligente
De nome Pedro Tenente,
Que enlouquecia os vates.
Escondia velhos trastes
Em canto não publicado.
Sem ser alfabetizado
Ditava o seu parecer
NÃO SABENDO RESPONDER
É MELHOR FICAR CALADO.

Mundim do Vale:

Amigo, em tom verdadeiro
Respondo-lhe eloquente,
O nosso Pedro Tenente
Foi escritor pioneiro.
Sem poder e sem dinheiro
Um livro soube escrever.
Ditou com muito prazer
Um saber enraizado
SÁVIO, NÃO FICO CALADO,
PORQUE EU SEI RESPONDER.

Sávio Pinheiro:

Poeta, você conhece,
Na sua capacidade,
A sua culta cidade
Na forma, que lhe parece.
Agora, ela se aquece
Para um alegre carnaval.
Peço um novo visual
Para a sua fantasia,
Mostrando na alegoria
O seu perfil natural.

Fim.

7 comentários:

  1. Muito legal esta Sexta de Textos. Parabéns mesmo. Relembrei alguns personagens que fizeram parte da minha infância em minha querida Várzea Alegre.

    ResponderExcluir
  2. É prazeroso ler o confronto dos dois poetas. Muito interessante as colocações e a poesia bem rimada.

    ResponderExcluir
  3. Grande peleja, grande amigo Raimundinho e querido compadre Sávio, adorei.

    ResponderExcluir
  4. Esses meninos são uns danados. Estou bastante descofiado que o Mundim fez o primeiro embate sozinho, em nome dos dois e, que o Dr. Savio deu o troco. Fez esse sozinho tambem. Aposto que esses homens não se encontram desde o ultimo carnaval. Aí está a grandeza dos poetas.

    Parabens

    ResponderExcluir
  5. Sávio Pinheiro

    Dois poetas de valor
    Mundim e Sávio Pinheiro
    Peço ajuda ao redentor
    Dizer-me qual o primeiro
    Se o Mundim ou o doutor
    Se é em ouro ou dinheiro!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns,tem um artigo seu nos módulos do curso técnico de enfermagem das escolas profissionalizantes,não vi quem falou foi Aldenoura.

    ResponderExcluir