Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

LULA, O FILHO DO BRASIL

"A exemplo da Alemanha dos anos 30, está sendo aqui desenvolvida a imagem de um mito, a ser venerado pelo povo, que o elevará à presidência perpétua, com amplos poderes ditatoriais. A oposição será arduamente reprimida e sufocada e o poder será exercido sem limites constitucionais. Assim gerou-se o regime nazista e Hitler, seu lider, que levou o mundo à catástrofe da II Guerra Mundial. O processo já está em plena marcha no nosso país, com a omissão da parcela esclarecida da população e a conivência plena dos políticos corruptos que o apoiam".
(Desconheço a autoria, mas concordo totalmente!)
O filme Lula, o Filho do Brasil, faz parte de um projeto de bajulação e de endeusamento do atual presidente da República, o que, às vésperas das eleições de 2010, será uma eficiente propaganda política.
"Lula, o Filho do Brasil, a cinebiografia que estreou no cinema, é o primeiro filme de ficção sobre a vida do presidente. A LC Barreto, responsável pelo projeto, enviou 500 cópias ao circuito comercial - o maior lançamento da história do cinema brasileiro. As centrais sindicais, como a CUT e a Força Sindical, planejam projetar a fita para espectadores das áreas mais pobres do país. Os trabalhadores sindicalizados poderão comprar ingressos subsidiados a 5 reais. As estimativas mais conservadoras indicam que, somente nas salas comerciais, 5 milhões de pessoas assistirão ao longa. É pouco diante do que se seguirá. O DVD do filme será lançado no dia Primeiro de maio, feriado do trabalhador. Em seguida, a Rede Globo levará a fita ao ar, editada como uma minissérie. Ao final, se essa ambiciosa estratégia de distribuição funcionar, Luiz Inácio, o homem que fez história dará um salto rumo a Luiz Inácio, o mito. Esse mito paira acima do bem e do mal, mas estará dizendo o que é certo e o que é errado na campanha eleitoral de 2010. Por fazer parte de um projeto de beatificação do personagem com vista a servir de propaganda eleitoral disfarçada de entretenimento na próxima campanha, Lula, o Filho do Brasil parece coisa de marqueteiro".
VERDADES E MENTIRAS DO FILME
Para fazer o filme, o diretor Fábio Barreto baseou-se nas histórias contidas em uma biografia do presidente Lula, escrita pela jornalista Denise Paraná. Claro que, no filme, o diretor, omitiu episódios da vida de Lula que pudesse aprensentá-lo como um fraco, na verdade, como um ser humano comum, e pintou com tintas fortes os momentos em que Lula pode ser apresentado como herói, um ser perfeito. VEJA ALGUNS FATOS:
No filme: O pai de Lula lhe dá um tapa e, depois, avança para cima de dona Lindu, mãe de Lula, mas é contido pelo filho, que esbraveja heroicamente, com o pai: "Homem não bate em mulher". O pai, envergonhado, abaixa as mãos.
O fato: Na verdade, Lula quando era criança, presenciou uma acesso de fúria de seu Aristides, seu pai, que bateu em Dona Lindu, sua mãe, com uma mangueira. Lula também quase apanhou do pai, mas Dona Lindu impediu a agressão. Portanto, foi Dona Lindu que salvou o filho da surra, e não o inverso, como está no filme.
No filme: Impressionada com o notável desenvolvimento de Lula na escola, sua professora, Dona Terezinha, visita Dona Lindu e se oferece para adotar o menino "de papel passado". Diz a professora: "A senhora não quer que ele seja alguém?". Dona Lindu responde: "Ele já é alguém. Ele é Luiz Inácio". Que lindo!!! Tremenda mentira.
O fato: Quando Lula ainda morava em Santos e cursava a segunda série primária, sua mãe, Dona Lindu, como todo brasileiro típico, que não sossega o facho em lugar nenhum, quis mudar-se para São Paulo. Dona Terezinha, a professora de Lula, apenas insinuou que adotaria o menino para que ele pudesse continuar os estudos em Santos. Dona Lindu não topou.
No filme: Ao ver o linchamento de um diretor da fábrica, Lula diz ao irmão sindicalista: "Ele também em um trabalhador".
O fato: Durante uma greve, um diretor da fábrica atirou em um operário. Os grevistas revoltados, o jogaram da janela e o espancaram com selvageria. Lula, que viu a cena, apenas comentou: "Eu achava que o pessoal estava fazendo justiça".
No filme: Lula, ao tomar conhecimento da existência de corrupção no Sindicato dos Metalúrgicos, fica indignado e cobra, veementemente o afastamento do presidente da entidade.
O fato: Não há nenhuma referência disso na biografia do Lula. A cena provavelmente foi inventada por Fábio Barreto para valorizar o protagonista.
QUEM PAGOU O FILME?
Vamos, agora, ao lado prático da coisa. Quem pagou por tudo isso? Segundo a revista VEJA, o filme foi patrocinado e apoiado por um grupo de empresas, a maioria delas com negócios com o governo, que doou 10,8 milhões de reais. Veja a relação abaixo:
AmBev - Em 2005, o BNDES destinou 319 milhões de reais para a empresa de bebidas.
Camargo Correa - A construtora participa das obras do Programa de Aceleração de Crescimento, o PAC, tendo recebido, em 2008, 102, 7 milhões de reais.
CPFL Energia - O controle da distribuição de energia está dividido entre: Camargo Corrêa, o BNDES e fundos de pensão de estatais.
EBX - Os empréstimos feitos pelo BNDES às empresas de Eike Batista ultrapassam 3 bilhões de reais em 2009.
GDF Suez - A empresa faz parte do consórcio responsável pelas obras da hidrelétrica de Jirau e recebeu do BNDES empréstimo de 7,2 bilhões de reais.
Grendene - O BNDES aprovou, em 2008, financiamento de 314 milhões de reais para a aquisição total do controle acionário da Calçados Azaléia pela Vulcabrás dos mesmos controles da Grandene.
Hyundai - Em 2007, o governo federal deu uma mãozinha para a implantação da fábrica da montadora em Goiás.
Neoenergia - O Banco do Brasil e a Previ (fundo de pensão dos funcionário do BB), detém, juntos, 61% da companhia. Em 2008, o BNDES aprovou crédito superior a 600 milhões de reais para a construção de usinas pelo grupo.
OAS - Foi uma das financiadoras da campanha de reeleição de Lula. Participa das obras do PAC, tendo recebido em 2007, 107 milhões de reais.
Odebrecht - Venceu em 2007, em parceria com a estatal Furnas, a licitação para a construção da Usina de Santo Antônio, no Rio Madeira. O valor do investimento foi definido em 9,5 bilhões de reais, com 75% do total financiado pelo BNDES.
Oi - O BNDES aprovou, recentemente, financiamente de 4,4, bilhões de reais, o maior valor já concedido para uma empresa de telecomunicações. Desde a aquisição da Brasil Telecom (BrT), bancos públicos já aprovaram empréstimos de mais de 11 bilhões de reais ao grupo Oi. O BNDES e a Previ têm participação no bloco de controle da companhia de telefonia.
Volkswagen - Tem contrato com o governo para o programa Caminho da Escola para a renovação da frota de ônibus escolares. Em agosto, entregou o primeiro lote de 1.100 veículos, pelo qual recebeu o valor de 223 milhões de reais.
Neste mês de janeiro o filme entrou em cartaz nos cinemas. Se você for o feliz beneficiado do BOLSA CINEMA, que o governo de Lula pretende implantar, poderá ver essa "superprodução" por um preço bem pequeno ou até de graça. Você poderá, também, aguardar o DVD, que deverá ser lançado ainda este ano de 2010. Mas não espere cópia pirata. Acho que ninguém vai ter coragem de piratear essa droga.
Eu, de minha parte, não vou ver este filme. Vou esperar a cinebiografia da Dilma, que deverá ser muito mais emocionante. Por exemplo, como será que vão reconstituir no cinema a cena do roubo do cofre de Ademar de Barros? Vamos aguardar!
Fonte: recebido via e-mail, dados: Revista Veja.
Postado por: Glória Pinheiro

31 comentários:

  1. Maria da Gloria.

    Teremos varias apelações ainda. Em Maio será lançado o filme da Marina Silva. Depois virá o do Honoravel Sarney, Renan e a cambada toda. Mas isso não tem essa importancia toda não porque neste nordeste, pelo menos em minha cidade, Varzea-Alegre, quem decide o voto não é o eleitor, quem decide é o chefe. O que for bom pru chefe é bom pra todos.

    ResponderExcluir
  2. E para saber quem é o chefe de nosso presidente, basta lembrar que ele é a favor do aborto. Curioso que o filme não mencione isso. Mas por outro lado, isso faz sentido já que um filme que fala sobre a vida de um grande discípulo do pai da mentira só pode mesmo estar repleto de mentiras...

    ResponderExcluir
  3. Com todo respeito aos eleitores de minha terra, vejo que certas decisões políticas tomadas contribuíram para o desenvolvimento, social, cultural, educacional, com construções de invejar as demais cidades circunvizinhas. Hoje veja na pessoa do nosso gestor um cidadão com reconhecimento político em nível de Estado e Brasil. Quero deixar bem claro que não estou aqui bajulando políticos, pois estou 32 anos fora de Várzea-Alegre e nunca me beneficiei de cargos políticos oriundos de minha terra e outras, até porque não sou político, apenas um reconhecimento e respeito aos eleitores Varzealegreses.

    ResponderExcluir
  4. Vi o filme e emocionei-me. Ví um homem que conheço, sei da sua capacidade de dialogar com pessoas de posições diferentes da dele, e por isso mesmo chegou lá. Como dizia D. Lindu sua mãe: Vá com calma, você tem paciência, sabe o que pode ser feito, vai conseguir.
    Pela primeira vez na história política do nosso país sinto-me representado. Não ligo para os que o criticam, pois esses tem seus motivos. Mas, eu não!
    Francisco Gonçalves de Oliveira. (fgdeoliveira@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de dizer para os conterrâneos escritores e leitores que estou me dependendo do blog do Sanharol. Vejo que o mesmo está tomando uma direção política partidária. Quando resolvi participar pensei que o mesmo teria um sentido de comunicação com vista a divulgar as coisas boas de minha terra, da comunidade Sanhorol e até de outros municípios. Peço-lhe desculpas aos escritores e leitores se por acaso magoei alguém.

    ResponderExcluir
  6. Morais, uma das melhores coisas do Blog do Sanharol é essa multiplicidade de pensamento e de postagem. É simpático o Sanharol porque ele agrega, varzealegrenses, cratenses, caririenses, cearenses, enfim, brasileiros quer seja de uma corrente de pensamento ou de outra. Admiro você sendo um varzealegrense que adotou o Crato como segunda pátria, apesar do nosso Cratinho ser cidade com menos de 200 mil habitantes, você tem o comportamento de um cidadão de uma grande metrópole, porque não dizer um cidadão cosmopolita? Sem barreiras, sem fronteiras, sem bairrismo... Portanto, só me resta dizer: Viva o Sanharol, viva a liberdade de expressão!
    Um abraço amigo.
    Glória

    ResponderExcluir
  7. Glória:
    Tudo que você postou é verdade cristalina.
    Infelizmente muitos se deixam levar pela propaganda enganosa do atual governo.
    Hoje quando vejo alguém defender o governo do PT atribuo a dois motivos:
    1º - Tem intere3sse escusos por trás;
    2º - É uma pessoa ingênua, crédula ou fanática.

    ResponderExcluir
  8. Armando, sua voz é a voz de Deus, não tenho dúvida.
    É preciso separar as "coisas" a fim de de se encontrar melhor discernimento, sempre procurando buscar a verdade dos fatos.
    Obrigada pelo comentário.
    Um abraço amigo.
    Glória

    ResponderExcluir
  9. Quem não concorda com o que vcs dizem é taxado de VOTO CABRESTO,INTERESSE ESCUSOS, INGÊNUO, FANÁTICO.....Vcs que são donos da verdade absoluta procurem se abster apenas ao conteúdo da matéria, e parem de definir os outros só pelo fato de não concordarem com o que vcs dizem.Respeito seus pensamentos, mas respeitem tambem a posição política dos demais.

    ResponderExcluir
  10. No Blog do Sanharol, em nenhum momento, de sua existencia foi feito mensão a politica local. Ao municipio de Varzea-Alegre. Tenho domicilio eleitoral em Varzea-Alegre, apesar de residir no Crato há exatos 40 anos.

    A primeira vez que votei foi em 1972, muitos dos senhores ainda não tinham nascido. Desde esta eleição até hoje votei sempre no candidato que se elegeu. Como houve alternancia de tendencias no poder, está provado a minha independencia com relação ao municipio de Varze-Alegre.

    Em termos atuais, tenho uma grande admiração pelo trabalho do atual prefeito. Está fazendo uma administração seria, honrada, competente, um trabalho que merece todo louvor dos nossos conterraneo. Por esta razão votei pra ele na eleição e na reeleição.

    Quando o tema é nacional, tem sido feitas muitas postagem pelos autores editando materias publicadas na grande imprensa nacional. A maioria favoravel e parte desfavoravel ao presidente.

    Eu votei para o Lula da eleição do Collor até a do Serra quando ele se elegeu presidente. Quando o Lula se tornou um igual a Sarney, Collor, Renan e cambada não voto mais.

    Isso não quer dizer absolutamente nada. Eu faço parte dos dois por cento que falta para unanidade.

    Depois contarei uma historia de dois senhores amigos do Sanharol, que serve bem de exemplo que é possivel conviver com preferencias diferentes respeitando a sendo respeitado.

    Os autores do Blog tem a liberdade de postarem as materias que acharem interessantes. E sempre que é feito uma postagem, geralmente o primeiro comentario é o meu, com o meu ponto de vista sobre o tema e, nunca para agradar ou aborrecer quem quer que seja.
    Um dos meus maiores amigo é o meu parente Tarciso Coelho, Lulista convito: diz ele que "a unica opinião que não é valida é aquela que não é dada".

    A.Morais

    ResponderExcluir
  11. O que impede uma pessoa de NÃO LER ? O que impede alguém de pular o que não gosta para outra matéria?

    Eu fico admirado com a COVARDIA de muitos leitores de Blogs ( isso vale para o do crato e de todo lugar também ), que quando vêm algo que os desagrada, a primeira atitude é dizer:

    "Vou sair, porque não aguento! "

    Até a Jumenta de Balaão na Bíblia falou, para mostrar a ele que ele incorria no erro. Tem gente que não suporta ver ou ler a verdade estampada à sua frente. Infelizmente, essa atitude é desagregadora, porque o melhor de um Blog é justamente essa diversidade de pensamentos, esse debate constante. Essa eterna busca pela verdade, que está em todos os lados da questão. Isso me exime de achar que tudo aquilo que falo seja verdade ou mentira.

    Eu votei em Lula todas as vezes. Depois que percebi que fui enganado durante 25 anos com uma conversa mole de que um governo de esquerda seria diferente, de que um governo de esquerda ACABARIA COM A CIRANDA FINANCEIRA... bla bla...

    Cadê a tão propalada Ciranda Financeira ? Os Banqueiros de hoje batem recordes de lucros. Taí toda a ciranda financeira, tão combatida pelo lula tempos idos, todos se aloprando. Isso é que é um absurdo!

    Devo reconhecer também que o governo Lula trouxe avanços importantes nas áreas sociais. Embora não não se possa classificar de medidas sociais ou de governo populista, mas o padrão de vida da miséria aumentou para o padrão "Miséria PLUS".

    O que marca esse governo, e realmente nos causa um profundo constrangmento é a marca gritante da corrupção e a impunidade, que são os dois lados da mesma moeda. Vejam aí todos os que participaram de escândalos, todo mundo se deu bem.

    Isso reforça ainda mais a tese de que na era Lula, o crime definitivamente, compensou!

    Abraços,
    Parabéns, Morais!
    Parabéns, Sanharol.

    Viva a diversidade de pensamento. Discussão se ganha é com argumentos, não com intrigas. As idéias brigam para as pessoas não precisarem brigar. Afinal, somos todos de uma mesma espécie.

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  12. Pois é, Morais!
    Eu tenho um grande amigo Lulista também, aliás, fanático, o Toinho de Ponta da Serra, e isso nunca nos impediu de sermos amigos. Muito amigos mesmo. Porque o que divergimos é em detalhes da política.

    Olha, eu passei a vida trabalhando em campanhas do PT. Subi em palanques, trabalhei em campanhas, toquei em comícios ( de graça ) para eleger muita gente.

    Aliás, uma palhaçada que fizeram, porque quando o PT era um partido que vivia de verder Bottons para arrecadar centavos para patrocinar campanhas, estávamos nós lá nas ruas, vendendo bottons feito BESTA. Hoje taí o resultado: O partido milionário, corrupção a torto e a direito nesse Brasil sem ninguém estancar. E nós aqui novamente com cara de Otários.

    Criamos um Monstro!

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  13. Morais,
    Sobre o último parágrafo, pergunto:
    Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão? Não deveria ser 100Anos de Solidão?
    Se a memória do povo é curta, o ato desta guerrilheira já ficou registrado na História do país. Se já é conhecedora do "ofício" como poderei confiar nela para presidente do Brasil? Basta de corrupção! Basta de Impunidade!
    Eu também já votei no Lula várias vezes, hoje não voto mais! Nem Lula! Nem sua indicação!

    ResponderExcluir
  14. Lendo toda essa pendenga entre os que são contra e os que são a favor do Lula eu lembro quando o senhor Fernando Henrique chegou do exílio e era, lá pras bandas do ABC paulista, um ilustre desconhecido, o Lula sobe ao palanque e grita:
    Companheiros esse é o professor Fernando Henrique vamos votar nele pra senador esse é o candidadto dos trabalhadores! Daí em diante todos ficaram sabendo quem era FHC. Os dois estiveram sempre juntos principalmente no ato de fundação do PT. Mas, tanto o Lula como FHC sabiam o que queriam.
    O próprio Lula declarou um dia:
    Já estou cançado de ir ao palácio tomar cafezinho com Fernando Henrique. Lula e Fernando Henrique são dois exemplos de oposição que se respeitam. E por que nós também que somos seus eleitores, tanto psdebistas como lulistas, não seguimos seus exemplos?
    Pra pensar...

    ResponderExcluir
  15. É...

    Lula e FHC podem até ser farinha do mesmo saco mesmo. Cada um a seu modo cometeu atos absurdos.

    Resta a nós, como cidadãos que amamos este país, tentar dar a um basta nestes políticos oportunistas.

    ResponderExcluir
  16. Jean-Paul.

    O seu comentario é de uma sensatez extraordinaria. Os politicos se entendem. Incomprensivel é pessoas civilizadas, de nivel cultural elevados não saberem conviver com ideias e pensamentos diferentes. Se desentenderem por conta de politicos que nem sabem que elas existem.

    Eu prometi contar uma historinha do Sanharol e vou contar:

    No Sanharol existiam dois senhores, José e Raimundo. José era tio legitimo de Pedro e Raimundo era tio legitimo de Iran. Pedro e Iran eram adversario politicos. Eram medicos e trabalharam salvando vidas juntos, no mesmo hospital, na mesma mesa de operação, por mais de 35 anos.

    Jose era partidario do Iran e Raimundo era partidario do Pedro, vejam que coisa interessante, nem josé, nem Raimundo seguia o sobrinho.

    Jose viveu 80 anos e Raimundo viveu 90 anos e foram exemplos de amizades, de respeito e consideração para os seus descendentes. Nunca se ouviu falar em qualquer desentendimento, discursão entres seus descendentes. E havia envolvimento politicos de pessoas intimas da familia.

    Estranho é haver diferenças por conta de Lula que não sabe que existe Sanharol muito menos sua gente.

    Prezado Jean-Paul, O Lula tem uma divida grande com o Brasil por ter apresentado o Fernando Henrique aos seus eleitores e Fernando Henrique foi muito ingrato com o Lula por ter derrotado duas vezes no primeiro turno.

    Por fim, tenho certeza e convicção que não faltei com respeito a nenhum comentarista. Diariamente eu entro na internet e visito O Globo, O Estadão, Folha de São Paulo, Veja, Jornal do Brasil, O Povo e leio apenas as noticias que acho interessante, inclusive estes grandes veiculos escrevem muito a respeito do presidente, uns elogiam, outros falam mal, já tem alguns censurados, mas o leitor tem a opção de ler apenas o que gosto. Eu mesmo só leio sobre o Santos Fotebol Clube, o meu time que está para se acabar.
    Uma boa noite.
    A.Morais

    ResponderExcluir
  17. Morais, gostei muito do seu comentário. Só permita-me discordar em um ponto:

    Talvez o governo saiba do Sanharol e do Crato. Não duvide que existem hoje mecanismos muito mais eficientes de informação, como antigo SNI, que coleta e filtra tudo o "que pode ser pertinente" para o governo.

    Ora, no meu simples computador, tenho em uma só tela, todas as notícias do IG, BOL, UOL, TERRA, FOLHA, GLOBO, DN, O POVO... filtradas por uma simples palavra-chave.

    Esse pessoal tem muitos escritórios de informação. Só detém o poder, quem detém os meios de comunicação.

    E aproveito aqui pra mandar um alô pra eles:

    ALÔ, SNI...

    Falow!

    ResponderExcluir
  18. Vamos ser mais direto, Raimundo é meu pai e José é seu pai. Mas você bem sabe que eu, por exemplo, nunca me envolvi em política, inclusive para se mais claro com o meu depoimento há 32 anos não voto em Várzea-Alegre.
    As amizades entre famílias sempre foram recíprocas e verdadeiras em especial aos meus primos procedentes de José André e Tonha . Você Morais é testemunha, nunca confundi amizade com política, vou continuar com a mesma postura para com os amigos.
    Apenas falei que estava me despedindo do blog por não concordar com pessoas que utilizam um espaço que foi criado para divulgar as coisas boas de nossa terra e ainda não respeitam as opiniões dos outros como se fossem verdadeiros donos das verdades.
    Quando dei aquele depoimento sobre o eleitorado de minha terra não foi denegrindo a imagem de ninguém, realmente não concordo quando se diz que eles são encabrestados por chefes, na hora que foi necessário haver mudas de ambas as partes, eles decidiram o melhor para nossa terra.

    ResponderExcluir
  19. João Bitu,

    Lamento profundamente que você deixe de visitar a comentar no nosso blog pelo simples fato de haver postagem politicas. Quando falei a historia do Jose e do Raimundo eu apenas quiz dizer que nós dois conhecemos irmãs e irmãos em nossa terra que apoiam tendencias diferentes, e nem por isso deixam de ser irmãos, fraternos e amigos. Se teve alguem que não recebeu favores politicos em Varzea-Alegre foram os filhos de Jose e Raimundo, o que se conseguiu foi fruto de um esforço brutal de nossos pais que numa epoca de grandes dificuldades optaram por educar os filhos. O fato de o tio não seguir politicamente o sobrinho é a prova desta minha afirmação, prova de independencia.

    Voce e seus irmãos triunfaram por conta do esforço propria e da decisão de uma guerreira chamada Cotinha. Eu parabenizo todos voces em nome dos mentores do vosso sucesso: Raimundo Bitu e Cotinha, de quem tive a honra de admirar e querer bem. E, não terá Lula, Barak Obama, nem ninguem que me faça desconhecer este conceito de honradez, honestidade, carater, etico e moral que todos voces são portadores.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  20. Ok!!!!!!!!, Morais concordo plenamente com todos as suas afirmações, somos frutos de uma educação sofrida em conseqüência do tempo, onde nossos pais enfrentaram as dificuldades e conquistaram o que poderia ser mais prazeroso para nós e eles.

    ResponderExcluir
  21. Peço permissão ao mediador do blog, para me apresentar:
    Embora eu tenha sido criado em Icó, por conta do destino. Destino esse, trágico, pois meu pai José Carlos Filho, mais conhecido por Zé de Emilia, foi covardemente assasinado no centro de Várzea Alegre, por um delinquente que por não ser socorrido em suas necessidades naquele momento, resolve por fim, não simplesmente a um homem, mas a uma família que tinha tudo para prósperar, fato ocorrido no dia 17/08/1957. Foi triste, não só para família, como para todos aqueles que dele gostavam, pois segundo dizem meu pai era um homem bom, bonito, mas não uma beleza vulgar, era bonito de admirar, de ver de conversar... E seu único mal foi gostar da vida, e viver o que a natureza lhe havia destinado. Foi nesse clima de tristeza e dor que meu tio João Evangelista Carlos, funcionario do DNER, em Icó, nos leva para lá, assumindo a tutela da família.
    Todos esses nomes que aparecem aqui, dos Bitú aos Morais, tem um pedaço de Várzea Alegre.
    Nascí no Sitio Araçás à mais ou menos três kilômetros de V. Alegre.
    Fiz essa quebra pretendendo atender, se possível, aqueles que gostam de ler a história do nosso povo, que é também a minha história.
    E não é, que ela é mais bonita que a de Robson Crusué, Herói do romance de Daniel Defoe...

    ResponderExcluir
  22. Prezado conterraneo e amigo Francisco Goçalves.

    Em 1957 eu tina 08 anos incompletos. Ouvi quando o meu pai Jose Andre do Sanharol, chegou da feira e disse para minha mãe: Tonha hoje eu assistir uma cena trite e que vai me marcar para toda minha vida. Mundim de João Macena, levou a obito o meu compadre Ze de Emilia de forma covarde. Ainda o levamos para Dr. Lemos mas a hemorragia não cessava e ele faleceu. Esta historia me marcou pela tristeza que os olhos marejados do meu trasmitia. O seu pai era um homem bom, honesto, trabalhador, simples, catolico que a fatalidade causada por um bebado e deliquente afastou do nosso meio.

    Francisco, eu já lhe admirava como amigo virtual pela sua descencia e civilidadee, agora essa admiração aumentou no meu conceito, pelo sofrimento causado a sua familia por um bebado irresponsavel. Espero que o mesmo Deus que cuidou da viuva e dos filhos esteja oferecendo sua eterna morada ao bom, Ze de Elimia.
    Abraço amigo, espero lhe encontrar um dia.
    A. Morais

    ResponderExcluir
  23. Francisco de Oliveira, boa tarde!

    Lendo sua história que muito me sensibiliza e por imaginar você recém chegado ao Sanharol Virtual, me sinto na obrigação de lhe dirigir a palavra.
    Sou cratense radicada em São Paulo há alguns anos. Para mim nada melhor do que participar desde o início do Blog do Sanharol, (antes, distante do Cariri, raras eram as notícias que tinha acesso, a não ser através do jornal O Povo e DN, virtuais), como simpatizante do blog; de Varzea Alegre; seu povo; cultura e tradições me divirto bastante com os "causos" do Sanharol. Antes participava apenas como leitora e comentarista, porém, desde que o Sanharol Virtual passou a ser um blog coletivo, os assuntos aqui postados tornaram-se variados. Como disse nosso amigo Morais, os textos ficam a critério dos colaboradores.
    Mas nem por isso deixo de valorizar e gostar dos assuntos pertinentes à Varzea Alegre.
    Embora entendo sua reivindicação, no entanto, deveremos compreender que o blog é coletivo.
    É um blog amigo.

    Abraço fraterno e seja bem-vindo.

    Glória

    ResponderExcluir
  24. Francisco Oliveira. eu me lembro daquele triste episódio e se não estiver enganado, o perverso criminoso que lhe levou a orfandade, tambèm deixou outros órfãos. Naquela mesma hora ele também abateu covardemente o meu visinho o pedreiro Raimundo Suné,
    na mesma investida ele também atentou contra a vida de Tito de Sérgio.
    Você pode jurar que aquele acontecido também me deixou triste.
    Eu tinha apenas 11 anos mas já tinha sentimentos.
    Abraço.
    Raimundinho Piau.

    ResponderExcluir
  25. Mundim.

    É verdade, inclusive o Zé de Emilia, apenas estava no local da ocorrencia, foi atingido covardemente, depois do crime á perpetrado contra Raimundo Suné. Uma verdadeira Barbaridade que deixou toda a cidade triste e revoltada.

    ResponderExcluir
  26. Não pretendia que meu comentario fosse desandar para o lado sentimental, muito embora os fatos colabore para tal, mas não posso negar que se não tive a oportunidade de derramar minhas lágrimas pela morte do meu pai naquela ocasião, certamente após ler os comentarios dos leitores do blog, sobre aquele episodio, não pude segurá-las...
    Porém essas lágrimas não são somente de tristezas, são também de satisfação por saber que meu pai não foi merecedor de tamanha barbaridade. Sempre tive uma imagem boa do meu dele,uma imagem que minha mãe soube nos passar. Muito diferente do que se ver hoje quando, pais e mães não se respeitam digladiam entre sí manchando a imagem um do outro.
    Aos filhos o que resta? Imitá-los!

    ResponderExcluir
  27. Prezado Morais, apesar de não concordar com a maioria dos comentários, quero dizer que gostei da discussão.
    Ao amigo Dihelson, quero esclarecer que não sou LULISTA, sou PETISTA. Sou filiado , há muitos anos e exerci por mais três anos a função de Tesoureiro.
    Ao amigo Armando Rafael, sugiro que crie uma terceira classificação de torcedores do Governo Lula, pois, não me enquadro nas duas citadas pelo amigo.
    À amiga Glória, parabenizo pela matéria que conseguiu mexer com muita gente.
    Já fui convidado pelos ex-colegas da faculdade para ver o filme, mas não me decidi ainda. Pergunto à amiga Glória se já viu o filme. Espero que a amiga tenha chorado muito.
    No meu caso, não precisa nem perguntar, sou muito emotivo.Choro com muita facilidade.

    ResponderExcluir
  28. Antonio.

    A sua Visita e o seu comentario são importantes. E o blog agradece porque enriquece o debate. A convivencia civilizada é saudavel. "A unica opinião que não é valida é aquela que não é dada" - Tarcisio Coelho. Na abertura do Blog "para que eu possa defender as minhas ideias, devo saber que existem outras ideis iguais as minhas, e que a unica maneira que eu tenho para defender as minhas e respeitando as dos outros" - Mario Covas. Muito obrigado pela visita. Continui comentando.

    ResponderExcluir
  29. Prezados Senhores,

    "Não concordo com o que dizes mas defenderei até a morte o teu direito de dizer". Exu-Peri.

    Não chego a este extremo mas prefiro ficar do lado do Presidente dos Estados Unidos, da Rainha da Inglaterra e de toda opinião favorável ao maior Presidente que o Brasil já teve.

    Lula é o cara...

    Abraços,

    Tarciso Coelho.

    ResponderExcluir
  30. Quando se diz que vai abandonar o blog não está se defendendo Lula, FHC, Collor, Marina Silva, e o escambal! Quando se diz que vai abandonar o Blog se diz por estar decepcionado, por vir feliz pensando que ele seria uma coisa e se entristecer por chegar aqui e ver outra completamente diferente. Sou filiado ao PT de Iguatu a mais de 6 anos e por mim vocês podem até matar Lula aqui em suas postagens, mas o que ocorre é que este sentimento de frustração só nós que somos de Varzea Alegre é que estamos sentindo e por isso alguns estão dizendo que estão se despedindo, inclusive meu pai! Só entende e só está sentindo quem é de V.A. e do Sanharol, eu disse, V.A. e Sanharol, nem é Crato, nem é Juazeiro, nem é Barbalha, nem é Brasilia, nem é São Paulo e nem é canto nenhum, é V.A. e Sanharol. Portanto quem não é de V.A. e Sanharol tentem entender pelo menos! Amplexos a todos!

    ResponderExcluir
  31. AMIGO MORAIS,


    Se a Dilma plantar feijão

    E o Serra plantar arroz

    Vou morar no Sanharol

    Pra comer baião de dois.

    ResponderExcluir