Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O Sanharol e eu - por Glória Pinheiro

Jose André e Menininho Bitu, grandes amigos das familias do Sanharol.
" Raimundo Bitu, o saudoso pai de João Bitu, com o seu chapeuzinho e de braços cruzados. Ao lado Dr. Iran Costa de saudosa memoria, o meu grande amigo e saudoso compadre Nonato e Morais.
Estas fotos foram anexadas ao belo texto da Gloria Pinheiro por sua solicitação".
A.Morais
- Texto da Glória Pinheiro.
Em julho de 2004 viajei de Fortaleza ao Crato pela Rodovia do Algodão. Nenhuma cidade me chamou mais a atenção do que Várzea Alegre. Acredito que nada é por acaso. Ao passar pela cidade, de imediato, lembrei-me de uma pessoa de quem sempre senti gratidão. Desde o Crato só o conhecia pelo sobrenome Bitu. O bondoso e cordial Bitu que trabalhava na Expresso Varzealegrense que por várias vezes me prestou grande favor o que me impedia de enfrentar filas longas para comprar passagem quando havia feriado em São Paulo. Naqueles primeiros anos da década de 70, tinha por hábito visitar parentes em Ouro Preto-MG, também, em três ou quatro ocasiões quando fui visitar uma querida amiga que morava em Pirassununga - SP. Quando o encontrava na rodoviária era aquela alegria. A impressão que eu tinha era de estarmos lá pelo Cariri. Afinal o amigo Bitu sempre esteve pelos lados do Pimenta. Um abraço para você Joaquim Leandro Bitu, do Sanharol, penso que você é filho de Minininho Bitu, irmão de Antão Bitu. Você é uma pessoa especial que Deus lhe proteja e lhe dê muita saúde e felicidade.
Continuando..., em agosto de 2008, pesquisando na internet descobri o Blog do Crato. Fiquei encantada com o blog. Por sinal, muito bem estruturado e aparelhado, passei a acompanhar as notícias da terra natal e a manter contato com o pessoal da minha geração. Afinal são 40 anos em São Paulo e até hoje a saudade bate à minha porta. Como esquecer o Crato?
Foi então que Socorro Moreira, poeta cratense, sempre relembrando Várzea Alegre com prosas, versos e comentários sobre a cidade, sua gente alegre, boa e espirituosa, os locais, as folias e a praça. Não podia acontecer de outra maneira, acabei me apaixonando pela cidade, por Xica do Rato e pelo Sanharol.

Em 18 de janeiro de 2009, quando foi criado o Blog do Sanharol, peguei minha mala e cuia e me transportei para o Sanharol. Quando aqui cheguei encontrei um grande amigo de parentes meus, encontrei um grande mediador, pessoa do bem e da paz, este é o amigo Antonio Alves de Morais a quem agradeço e parabenizo por nos propiciar um primeiro ano de bom convívio e pelos tantos "causos" aqui já contados, bem como os dados familiares levantados, registrados que vão ficar na memória. Agradeço e parabenizo também Mundim do Vale que nos emociona e alegra com poesias e "causos", constantemente trazendo mais personagens da bela e divertida Rajaalegre.
Agradeço aos demais autores, colaboradores, comentaristas e leitores. Aos novos que estão chegando, especialmente, os filhos do Sanharol, tragam suas histórias, "causos", memórias, prosas, versos e tudo o que for de bom e vamos participar e ajudar ao Morais!
Enfim, desejo vida longa ao blog com harmonia, paz, informações e diversão.

Um abraço à todos em especial ao Morais e Mundim do Vale.
Por Glória Pinheiro

19 comentários:

  1. Maria da Gloria.

    Parabens pela retrospectiva. Joaquim Leandro Bitu, irmão do Antão Bitu, filho de Menininho Bitu. Se voce ler no "Convite" os nomes que compoem a comissão da Mocidade Independente do Sanharol voce vai ver Joaquim Bitu, entre eles. Joaquim sempre foi humilde, simples amigo, prestativo e bom.

    A.Morais

    ResponderExcluir
  2. Maria da Glória.
    É muito boa a sua mensagem para o aniversariante, nós do Sanharol agradecemos pela sua força ao blog
    e pelos presentes que você vem oferecendo, no longo dese ano de vida do blog. As sua postagens fazem com que os outros amigos do blog tenham uma atuação melhor.
    receba os agradecimentos lá de nós.
    Abraço.
    Mundim do Vale.

    ResponderExcluir
  3. Parabens a todos que fazem o blog do sanharol em especial a Mundim do Vale que abrilhanta cada vez mais este blog com suas his´tórias de nossa terra!

    ResponderExcluir
  4. Glória, Joaquim Bitu além de ser uma pessoa muito simples é amigo de todos. Grande integrante da Mocidade Independente , hoje mora no Sanharol, folião que acompanha a escola desde a saída até a chegada em Várzea-Alegre. Grande figura esse meu primo, pessoa a quem eu tenho grandes considerações e apreço.

    ResponderExcluir
  5. João Bitu.

    Quem conheceu o Raimundo,
    E acompanhou sua historia.
    Sabe que obrigação,
    Preservar sua memoria.

    Memoria rica e feliz,
    Igual nenhuma no mundo.
    Rodrigo Bitu é quem diz,
    Da camisa "volta ao mundo"!

    Conta Rodrigo , Conta a historia da camisa volta ao mundo! hahaha
    A. Morais

    ResponderExcluir
  6. Morais com essa postagem agora completou o time. Minininho Bitu, José Andre é Raimundo Bitu, memórias que deixam muitas recordações ao povo do Sanharol.


    A história do pedido da camisa
    Foi com o meu mano José bitu
    Que pediu uma volta ao mundo
    Por ser moda só tinha no Iguatu
    Meu pai deu-lhe a resposta
    Meu filho! Só se for volta meu cu

    ResponderExcluir
  7. João Bitu,
    Mais um motivo para eu querer conhecer o carnaval de Varzea Alegre.
    Que maravilha o Grande Bitu ser um dos cabeças da Mocidade Independente.
    Um Feliz Carnaval à todos de Várzea Alegre!

    ResponderExcluir
  8. Grande Morais!
    Você teve brilhante idéia quando anexou a foto do Sr. Raimundo Bitu.
    Sem dúvida alguma os três fizeram História no Sanharol e ainda deixaram suas descendências de bons cidadãos.
    Que os três estejam juntinhos no céu.

    ResponderExcluir
  9. Já consigo associar pais e filhos do Sanharol.
    Valeu muito voltar ao texto dos 44comentários. Mais uma vez dei risadas das histórias do casal Padim e Cotinha.
    Foram pessoas bastantes especiais.
    João Bitu, seus pais têm algumas coisas parecidas com os meus.
    Minha saudosa mãe gostava de nos visitar em São Paulo. Por isso veio mais vezes do que meu pai que nunca gostou de viajar à passeio. Interessante, se dependesse de minha mãe, ela passava um mês em SP e outro no Ceará. Quando estava lá, só pensava nas filhas de cá, quando estava aqui só pensava em meu pai. Dizia: "- Preciso voltar para cuidar do seu pai". Minha mãe, assim como Cotinha foi mais empreendedora. Meu pai, muito brincalhão, como Padim, costumava falar para minha mãe: - Você não é a MADONA, você é MANDONA!!! Hoje, meu pai aos 92 anos de idade, é bastante cordial ao telefone e não duvido que ainda consiga nos fazer rir.

    ResponderExcluir
  10. Glória, a procedência de José Raimundo do Sanharol é muito grande eu devo fazer parte da sétima geração, acredito ser a mesma do primo Morais. Afirmo-lhes, orgulho maior de toda comunidade do Sanharol de poder contar com o apoio de uma figura impoluta do seu nível, que eleva e compartilha idéias sobre a história de nossa terra. Com certeza e sem sombra de dúvidas já a tenho como pessoa íntima de minha família.

    ResponderExcluir
  11. Ô João Bitu!

    Você só podia mesmo ser filho de Dona Cotinha e do Sr. Raimundo Bitu, eles poliram muito bem esse seu coração dourado, quando deixaram aos filhos a mais nobre herança que existe neste planeta azul!
    Obrigada pelas palavras.
    Será que mereço tanto? Eu só posso lhe dizer que ontem imaginei balançando-me numa redinha, armada entre dois coqueiros ao lado de um belo campo de arrozal. Só não ficou muito claro se a plantação era no Vale do Machado ou no Sanharol, se tudo lá é tranquilo e bonito...
    Uma boa semana para você e todos do blog.

    ResponderExcluir
  12. Glória Pinheiro, tu és iluminada, mesmo! Quantos amigos virtuais...

    Uma pergunta: Ocê é prima do Zé Flávio, por onde? Pois o Vieirinha era primo do meu pai com carga genética muito forte.

    Parabéns pelo texto, pela capacidade de agregar e pelo dom concilatório que emanas.

    O Blog do Sanharol agradece.

    ResponderExcluir
  13. Obrigado Rodrigo, Meus parabéns
    também a você, que é parte do sanharol e do blog, fique com a gente e traga seu pai, blog, bitu,
    Machado, Snharol e Mundim, é tudo a mesma coisa.
    Abraço a você e Zé Bitu.
    Estou esperando o endereço eletrônico de Vocês.
    Mundim.

    ResponderExcluir
  14. Minha escritora Glória, o Sanharol
    é no vale do Machado.
    Eu acho providencial você acordar desse sonho confuso, para passear
    ao vivo na nossa terra. Será uma grande alegria para nós.
    Um abraço quase conterrâneo.
    Mundim do Vale. Mas é do vale
    mesmo, não é da promissóra não.

    ResponderExcluir
  15. Minha escritora Glória, o Sanharol
    é no vale do Machado.
    Eu acho providencial você acordar desse sonho confuso, para passear
    ao vivo na nossa terra. Será uma grande alegria para nós.
    Um abraço quase conterrâneo.
    Mundim do Vale. Mas é do vale
    mesmo, não é da promissóra não.

    ResponderExcluir
  16. Sávio Pinheiro, me empreste suas palavras... Pois, se a recíproca é verdadeira?
    Quem tem que agradecer sou eu por participar do Blog e conhecer melhor a cidade, personagens e todos vocês.

    José Flávio e eu somos primos pelo lado materno. Não é de primeiro grau não, antes fosse!
    Somos descendentes do Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro, pai do último Capitão-Mor do Crato, Joaquim Antonio Bezerra de Menezes que por sua vez era o pai de José Pinheiro Bezerra de Menezes. Este era o pai dos nossos avós e bisavós.
    O casal José Pinheiro Bezerra de Menezes (Papai Zeco dos Currais) e Ana Bezerra Teles tiveram 16 filhos:
    O primeiro filho foi meu bisavô Antônio Pinheiro Bezerra de Menezes;
    O terceiro filho, Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, bisavô de José Flávio;
    A oitava filha, Teresa Pinheiro Esmeraldo, avó paterna de Carlos Eduardo Esmeraldo;
    A décima terceira filha, Ana Pinheiro Esmeraldo, avó materna de Carlos Eduardo Esmeraldo;
    e o décimo quarto filho meu avô materno, Cícero Pinheiro Bezerra de Menezes que se casou com a sobrinha Dedé, filha de seu irmão Antonio, o primeiro filho.

    Desculpem se me estendi tanto.

    ResponderExcluir
  17. Mudim, meu caro amigo poeta e escritor, depois desse alerta tenho mesmo que despertar do sonho. Não sabia que o belo Vale do Machado fica nas agradáveis terras do Sanharol.
    Obrigada pela informação.

    ResponderExcluir
  18. Glória Pinheiro, quanta genealogia. O meu pai, se vivo fosse, ia gostar muito de ver essas dscendências. Pelo menos, encontrei um parentesco com você: os filhos do Zé Flávio são nossos parentes. Como diz o Pasquale: É isso aí...

    ResponderExcluir
  19. Hehehehe, seobre o carnaval de V.A. eu tô virando Phd! 26 anos (minha idade) de carnaval completados este ano, nunca passados em outro lugar a não ser no meu torrão amado! E 10 anos como tamborinista da MIS! E ela tá descendo linda, fazendo a concorrência tremer nas bases! Agora a ESURD tem uma concorrente a altura! Em muitos anos descemos só como bloco!

    ResponderExcluir