Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Papai Raimundo - Por A.Morais

Raimundo Duarte Bezerra, papai Raimundo, tinha três filhos homens. O major da Guarda Nacional Joaquim Alves Bezerra, o também Major Ildefonso Correia Lima que casou com Fideralina de Lavras e deu origem a família Augusto Lima e Jose Raimundo Duarte que não se envolvia com a vida militar nem política. Os dois primeiros eram políticos da era do mandonismo. Muito prestigio e poder nas mãos.

Um dia um caboclo de Lavras da Mangabeira cometeu um crime e saiu fugindo as escondidas. Foi parar na casa de Jose Raimundo Duarte, sem saber que ele era irmão do Major Ildefonso, de quem estava fugindo. Contou a sua historia sem esconder detalhes e pediu abrigo. Jose Raimundo acolheu e o caboclo conhecido por Benedito passou a trabalhar com a equipe de roceiros da fazenda.

Um belo dia, trabalhavam no lugar chamado Gravié e avistaram um moço os observando por trás de umas árvores e o encarregado dos serviços perguntou: o que você faz aqui? O camarada respondeu que estava procurando um boi do Major Joaquim Alves.

O encarregado dos serviços disse para Benedito que o boi que o moço procurava era ele, a mando do Major Ildefonso. Bateu uma tristeza em Benedito, e na hora do almoço ele não quis se servir.

Diante da tristeza do Benedito, Jose Raimundo Duarte perguntou: o que foi que houve que Benedito está tão triste e nem almoçar quis? O encarregado dos serviços contou a ocorrência verificada na roça.

Jose Raimundo mandou o arrieiro preparar um cavalo e foi até a casa do irmão Joaquim Alves e falou: Joaquim, lá em casa tem um moço que eu estou dando guarda. Até ontem ele dormiu no armazém, de hoje em diante ele vai dormir no alpendre e se minhas ovelhas se assombrarem, a noite, quem vai pagar é você e Ildefonso. O caso foi dado por encerrado.
Por A. Morais

7 comentários:

  1. Diziam que o Major Joaquim Alves e o Major Ildefonso se pelavam de medo do José Raimundo. Jose Raimundo tinha mais apoio e unia mais a familia.

    ResponderExcluir
  2. Desde menino, quando eu ouvia meu avo contar esrta historia que fiz como o meu primo MORAIS. passei a ser fã de Zé Raimundo e ter orgulho de ser descendente de um cabra macho.Destemido, que sabia resolver as coisas, sem se preocupar com o poder de ninguém. Parabéns, MORAIS, MAIS UMA VEZ

    ResponderExcluir
  3. Morais, mais um contraste para várzea Alegre:

    LITERALMENTE MORTO OU O MAJOR QUE PERDEU A GUERRA DEPOIS DE MORTO

    Várzea Alegre traz a graça
    Dos contrastes naturais
    Onde os fatos bem reais
    A população abraça.
    Chora no meio da praça
    A tradição que perdeu.
    Novo contraste nasceu
    Com decisão descabida
    A guerra não combatida
    O major morto perdeu.

    O poder legislativo
    Que nomeia toda a rua
    Na cantiga da perua
    Dá um bote bem ativo.
    Muda o nome primitivo
    Da rua de seu Dirceu
    Deu cabo a quem já morreu
    Sem a defesa merecida
    A guerra não combatida
    O major morto perdeu.

    Major Joaquim Alves tem
    Pra nós, passado fecundo
    Pois para papai Raimundo
    Foi um filho muito além.
    Ao povo ele fez o bem
    E a cidade o agradeceu
    Nome de rua lhe deu
    Agradecendo a sua lida
    A guerra não combatida
    O major morto perdeu.

    Amigo vereador,
    Representante da gente,
    Você abriu um precedente
    Histórico de valor.
    Mudou na rua o primor,
    Que o povo lhe concedeu.
    O passado não valeu
    Nem a luta destemida
    A guerra não combatida
    O major morto perdeu.

    ResponderExcluir
  4. Morais, você é orgulho para todos os nossos conterrâneos, pessoa dedicada a resgatar o patrimônio cultural, a memória, a genealogia de pessoas que marcaram a história do nosso torrão amado.
    Parabéns, por ter esse acervo bibliográfico do passado e presente de pessoas importantes e que fazem a história de nossa terra. Sinto-me lisonjeado de ter um primo competente, eficiente e amado por todos nós moradores do Sanharoel e varzealegrenses.

    ResponderExcluir
  5. Uma breve retificação, Papai Raimundo teve 16 filhos dos dois casamentos, sendo 6 homens...aí vão: Joao Alves de Almeida, Zé Raimundo do sanharol, Major Joaquim Alves, Major Idelfonso Correia, Manuel Antonio de Morais e Raimundo Duarte, só que os três citados foram os mais influentes..Parabens pelo site e histórias...Marcel filho de José Evaldo Leandro

    ResponderExcluir
  6. Prezado Marcel.

    Agradeço seu comentario e sua informação. Falei apenas dos treis porque foram os que se destacaram mais. Saiba o maior amigo que tive em toda minha vida foi esse camarada Jose Evaldo Leandro, o seu pai. Dê um grande abraço nele e receba a minha admiração.

    ResponderExcluir
  7. renato alves de oliveira6 de dezembro de 2012 às 20:36

    moraes cera voce poder dirze os que filhos joao alves de almeida a minha mae e dos almeida de lavras omeu bizavo e pedro comes de almeida cc luiza bezerra de moraes e ana gonsalves de almeida cc raimundo duarte de almeida eses momes nao mudaram com casamento

    ResponderExcluir