Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Raimundo Pretinho - Por A.Morais

Raimundo Alves de Oliveira - Raimundo Pretinho.

Outro dia, li em Pedra de Clarianã, uma historia do Raimundo Pretinho. Falava de uma vaca de propriedade do mesmo cujo nome Delicada contrastava com as qualidades de brabeza, coiceira e valentia que apresentava.
Raimundo Alves de Oliveira, Raimundo Pretinho, era um homem sossegado, espirituoso e calmo. Raimundo tinha um jumentinho fujão, veaco e que só comia nas roças alheias. Menininho Bitu, homem serio, conselheiro, que não gostava de brincadeira, tinha uma vazante de capim de planta e por melhor que fosse a cerca o jumentinho só vivia dentro. Não tinha quem desce jeito. Canga, cambão, tamanca, peado do pé pra mão, mas não tinha jeito.
Certa feita, Menininho amarrou o jumento num juazeiro e mandou Chico avisar a Raimundo. Quando Chico se aproximou de Raimundo Pretinho disse: Seu Menininho mandou avisar que o jumento está amarrado lá no pé de juá! Raimundo respondeu: é com uma corda? Sim respondeu Chico. Pois diga pra Menininho que ele já perdeu a corda.
Diante de tamanho desaforo, Menininho trouxe o jumento e prendeu no curral. Mandou Chico novamente avisar a Raimundo Pretinho que fosse buscar o Jumento que fazia três dias que estava preso no curral. Chico tomou chegada do proprietário do Jumento de disse: Seu Raimundo, Menininho mandou dizer que fosse buscar seu jumento que já faz três dias que ele está preso no curral. Raimundo Pretinho respondeu: Chico volte e diga a Menininho que tire o leite!
Por A. Morais

10 comentários:

  1. As historias do meu amigo e parente Raimundo Pretinho dão um livro. Este é mais um resgate do Blog do Sanharol. Raimundo Pretinho, homem honesto, trabalhador, honrado, exemplo de esposo, de pai, e de amigo.

    ResponderExcluir
  2. Em época de verão, os legumes querendo chuva, o sertanejo ´emuito otimista. Em tudo ver um sinal de chuva; Uma vez D;Ana disse: olha, Raimundo, vai chover. Tem uma lagoa na lua. Raimuno Pretinho respondeu: mas vocês já olharam se Meninim Bitu não tá mudando arroz nela?

    ResponderExcluir
  3. RaIMUNDO HO CONTAVA que certa vez ouve um casamento no Atoleiro ( o nome do noivo era Mané) e naquele tempo era de costume haver muita festa; Forró a noite toda que naquela época chamavam "samba".
    Lá para meia-noite a noiva chama uma amiga para acompanhá-la detrás de casa, porque a casa não tinha basnheiro. Estavam lá e a noiva faLA: fulana, minha prima, porque é que quando a gente tá mijando tem esse chiado? A prima respondeu: Deixe estar, mais tarde Mané vai tirar esse chiado.

    ResponderExcluir
  4. Maésia, nora de Raimundo pretinho, trás um irmão do Rio Grande do Norte, formado, muito educado e leva para o Sanahrol para apresentá-lo 'a família de Luis. Chegando na casa d e Seu Raimundo , a calçada cheia, o rapaz cordial, vai cumprimentando todo mundo. Raimundo Pretinho encostado na parede, d emãos para trás, o rapaz chega e diz, Muito prazer, Marcelo. Fica d emão estendida, porque Raimundo pretinho não deu a mínima. Depois, repreendido por Anita, ele justifica: Mais Anita ele é que teve praze, eu pelo menos não tive prazer nenhum.

    ResponderExcluir
  5. Raimundo Pretinho, exemplo de um cidadão honesto, amigo, viveu a sua vida somente para a família. Deixou muitas saudades, mas tenho certeza que ele se encontra feliz, juntamente com Padim, Cotinha, José Andre, Antonio Leandro, Mininim Bitu e todos que já se foram e deixaram na comunidade do Sanharol os seus patrimônios culturais como memórias para as novas gerações e gerações futuras.

    ResponderExcluir
  6. Morais...

    Ótimo causo. Fico feliz em perceber que uma história puxou outra. Todas muito interessantes. Demosntrando o bom humor, inteligência e presença de espírito do nosso povo simples do sertão. Homens como Raimundo Prentin valorizam nossa história, fortalecem nossa cultura e nos dão orgulho de ser varzealegrense.

    ResponderExcluir
  7. Raimundo Petrinho chega a casa, vindo do roçado e de longe avistou uma panela muito grande no fogo. Admirado com o absurdo da panela pergunta: o que é isso que se encontra cozinhando nessa panela?????, Ana sua esposa responde: Raimundo!!!!, é pilhas de rádio cozinhado para pegar carga e depois ser usada no radio. Raimundo admirado com a tamanha tecnologia disse: tira o mais rápido possível do fogo!!!!, que se não Tereza come antes de aferventar.

    ResponderExcluir
  8. Uma historia vai puxando a outra. Uma senhorita do sitio Inharé foi para São Paulo e não foi bem sucedida. O emprego que encontrou era menor e inclusive com muito pouca higiene. Retornando ao Sanharol contava para Anita, filha do Raimundo Pretinho sob a observação deste. Anita muié, "eu vortei porque o meu emprego era sem futuro, era uma sebozeira tão grande que tinha dia que eu não conseguia almoçar me lembrando das sujeiras". Raimundo Pretinho então pergunta: E era limpando cu de gente?

    ResponderExcluir
  9. Fico muito feliz de ver as histórias do meu avô Raimundo pretinho, é uma bela homenagem!!!
    Pelas histórias que meu pai(Diassis Pretinho) conta, realmente dava pra montar um livro mesmo!!!

    ResponderExcluir
  10. Artur.

    Voce é mais um da Varzea-Alegre a engrossar essa corrente que mostra causos e proesas da nossa gente.Seu avô foi um homem, bom, amigo, honrado, honesto e que dignificou nossa familia.
    Obrigado pela visita.
    A.Morais

    ResponderExcluir