Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

OS DOIS FILHOS DE ANTÔNIO - Por Mundim do Vale

Dois dos filhos de Antônio Costa, tinham idades e alturas muito próximas. Era Antônio Ulisses e Francisco das Chagas, que era conhecido por Chico Neném. Sendo que Antônio Ulisses era louro e comportado e Chico neném era moreno e danado.
Certa vez Antônio Costa arranjou com Acelino Leandro uma vaga na carpintaria para Chico Neném aprender a arte e não ficar solto na rua fazendo bagunça junto com nós.No começo até que ele tava dando certo, mas depois começou a bagunçar. Escondeu a muleta de mestre Elói, envernizou a cara de Antônio de Zequinha, jogou raspa de madeira nas gaiolas de Durval e trancou Osvaldo Batista dentro de um guarda-louças. Depois de receber uma série de queixas o jeito foi Acelino dispensar Chico por justa causa.
Dois dias depois Maria Zélia irmã de Chico Nenem foi falar com Acelino:
- Seu Acelino. Eu vim aqui pedir ao Senhor uma oportunidade para Francisco das Chagas. O Senhor sabe é melhor ele ficar por aqui aprendendo alguma coisa, do que ficar solto no meio da rua feito menino sem pai.
Acelino muito atencioso respondeu:
- Tá muito bem! Se for Francisco das Chagas pode trazer.
No dia seguinte Maria Zélia chegou com Chico neném. Quando Acelino viu arregalou os olhos e perguntou:
Espere! Esse Daí é Francisco das Chagas?
Chico Neném respondeu:
- É eu mermo! Derna de quando nasci.
- Maria Zélia, eu lamento muito mas não posso lhe atender não. Eu pensava que Francisco das Chagas era o louro.
Por Mundim do Vale.

3 comentários:

  1. É Mundin....
    Esses dois têm muitas histórias.Atualmente meu querido tio Francisco das Chagas, Chico Nenen, aposentando, vive em São Bernando do Campo. Mas o jeitão ainda é o mesmo de quando morava em Várzea Alegre.

    ResponderExcluir
  2. Mundim e Flavin.

    Hoje mesmo fiz um comentario falando que fui colega de classe do Chico Nenen. Que o Antonio Ulisses era serio, as veses, carrancudo e Chico era brincalhão. Se Antonio nos deixou tantas reliquias imagine no dia que Dr. Flavio resolver contar as cruezas do Chico Nenen. Vai matar gente de rir.
    Um abraço aos dois.
    A. Morais

    ResponderExcluir
  3. Acredito que Chico Nené só faltou fazer Santo em Várzea-Alegre. Encontrei-me com ele no Comercio do seu sobrinho Luis Fernandes, realmente com o mesmo semblante, oportunidade quando disse: esse fez muitas estripulias aqui em nossa terra, o seu sobrinho Luis Fernandes complementou e disse que ainda continua do mesmo jeito, na mudou.

    ResponderExcluir