Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 11 de março de 2017

044 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

Raimundo de Sousão, o arbitro.

O jogo  era  no Sitio Varas. O visitante o sitio Aba da Serra. Antes de começar a partida  houve  um principio de emboança por conta  do arbitro.  Raimundo de Sousão queria referi. A equipe da Aba da Serra não aceitava sob suspeita que ele fosse punir pela equipe do Sitio Varas já que era de lá.

Foi um fuzuê, um labacê dos diabos até que conseguiram convencer o Pedrão jogador da Aba da Serra, o que esbravejava desaforos contra o arbitro. Raimundo de Sousão não gostou da atitude deselegante e grosseira do Pedrão  com ele e toda equipe também já o antipatisava.

Depois que a Banda Cabaçal tocou o Hino Nacional e de um minuto de silencio em homenagem, sei lá a que, o jogo teve inicio.

Três minutos, lançaram uma bola para o Pedrão, o enjoado que contestou o arbitro. Barbosa, zagueiro adversário, um sujeitão com dois metros de altura abarcou o Pedrão a baixo dos joelhos que o caboclo deu duas bundas canastras no ar antes de despencar com a titela no chão, desmaiado é claro.

Quando o Pedrão voltou a vida, o jogo  foi reiniciado com a cobrança da falta. Antes porém, Pedrão olhou abusado para o arbitro e perguntou  : "Num vai dar nem cartão amarelo?

Raimundo de  Sousão prendendo os lábios para não ri respondeu : amigo eu estou procurando no meu bolso uma nota de vinte reais para dar pra ele como prêmio. Essa queda sua foi a mais bonita que eu já vi na minha vida, ele não remece cartão amarelo não. 

O Pedrão fez bunda de ema  na direção  da Aba da Serra no que foi seguidos pelos demais jogadores. 

O jogo foi suspenso até segunda ordem, até hoje.

Um comentário:

  1. Mais um jogo com história engraçada em Várzea-Alegre, minha terra de gente boa, feliz e bem humorada. Em Várzea-Alegre sempre que morre um. com ele morre sua historia. Infelizmente é assim.

    ResponderExcluir