Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 2 de junho de 2018

Defensores da Memória - Por Antônio Morais.


José Alves Feitosa - Dudau.

Como criador deste grupo eu acompanho com a maior atenção os membros que comentam ou curtem. Vejo-os como  um conterrâneo que se interessa pela memória de nossa gente e de nossa genealogia. Tenho observado que Francisco de José de Antônio de Sousa do Roçado Dentro tem dado uma atenção  toda especial ao que é postado.

Por essa razão dedico essa história ao amigo Chico Progresso.

Quatro filhos de Manuelzinho Alves  Feitosa da fazenda Pita nos Inhamuís se casaram com  quatro filhos de José Raimundo do Sanharol - Várzea-Alegre.

Zefinha com Vitorino, Bitu.
Ana com Joãozinho da Formiga.
Clara com Manuel Leandro Bezerra.
Antônio Alves Feitosa com Ana.

Antônio Alves Feitosa, o conhecido "Mê ti Toin" morou no  Sanharol e no Roçado de Dentro. Do casamento com Ana de José Raimundo nasceram  quatro filhos:

José Alves Feitosa, Dudau, casado com Matilde César.
Maria casada com Pedro Tenente.
Antônia casada com Antônio Alexandre 
Ana casada com José Eufrásio.

Dudau e Antônio Sousa estudavam  na cidade e, sempre que traziam uma  noticia extravagante  "meu tio Toin" tinha a mesma resposta : Pior poderia ser.
Um dia os meninos soubera que Maria Piquear estava esperando um filho de Piquear. Fato gravíssimo  naqueles velhos tempos. Filha grávida do pai.

Dudau falou para Antônio de Sousa : Eu só não vou  contar para o meu pai, porque  é um fato  fora dos bons costumes, mas eu gostaria de  ouvir o que ele ia  responder.
Antônio de Sousa  disse : eu vou dizer, e, assim fez.  A resposta foi a mesma : pior poderia ser.

Então os meninos perguntaram como poderia ser pior : E o velho Toin respondeu : Piquear ter um filho de Maria.

Um comentário:

  1. Hoje já nasce menino de todo modo. Mas naqueles tempos de "Meu tio Toin" os método era o natural. E ninguém reclamava.

    ResponderExcluir