Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 2 de junho de 2018

Crônica do fim-de-semana

Cidade limpa e bem cuidada é responsabilidade da Prefeitura
Mas a população além de cobrar tem que cooperar evitando colocar lixo nas ruas
Rua do bairro Nossa Senhora de Fátima (antigo Barro Branco) na cidade de Crato

   Por diversas vezes já abordamos o estado de abandono em que se encontram algumas ruas do centro de Crato. Basta passar pela Rua Mons. Esmeraldo (quarteirão onde fica o prédio da antiga Teleceará) para constatar. Há um ano, servidores da SAAEC arrancaram parte do asfalto para tapar um buraco na tubulação de água. Pois bem, as pedras – mal assentadas – continuam do mesmo jeito em que deixaram em junho de 2017. Percorram também a Rua Tristão Gonçalves (mais conhecida como Rua da Vala) com seus entulhos pelas calçadas e buracos no asfalto.

      Nem vou me alongar pela situação das ruas dos bairros periféricos, com seu calçamento tosco e sequência de buracos, iluminação deficitária (e, às vezes, inexistente) com lâmpadas queimadas ou com defeitos, o que faz que, em muitos trechos, as ruas periféricas fiquem numa escuridão assustadora. 

      Gostaria de acrescentar que se o cuidado com a manutenção das nossas ruas é responsabilidade da Prefeitura, a população além de cobrar pela limpeza e manutenção o calçamento, tem que cooperar evitando colocar lixo nas artérias urbanas.

        Tornou-se corriqueiro pessoas que vêm de outras cidades – próximas ou distantes – comentar: "Como o Crato está desprezado!" E admiram-se porque não existe um serviço municipal para fiscalização de áreas privadas que armazenam entulhos e ficam meses e anos sem limpeza. Sem falar quando o mato toma conta de certas áreas de Crato, além de denotar desleixo e falta de preocupação com o visual da cidade e com a saúde pública, porque onde tem sujeira e falta de cuidado, sempre há riscos da proliferação de insetos e animais peçonhentos.

          A única época do ano em que o governo municipal se preocupa em dar melhor aparência a Crato é no mês de julho, devido à realização da Expocrato. No ano passado, o Governo do Estado foi o responsável pela “Operação tapa-buraco”. Já estamos em junho e é tempo dessa “lembrança” anual vir à tona, através de uma “geral” na limpeza desta Mui Nobre e Heráldica Cidade de Frei Carlos...

Um comentário:

  1. Prezado Armando - O fato é que o Crato se nivela de baixo a cima e de cima abaixo pelo falta de selo com a urbe.

    ResponderExcluir