Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 5 de junho de 2018

Centenário de nascimento de Dom Vicente de Paulo Araújo Matos– 3º Bispo da Diocese de Crato – 4ª crônica lida na Rádio Educadora do Cariri em 05-06-2018


O maior benfeitor de Crato
O então Pe. Vicente de Paulo Araújo Matos (terceiro da direita para a esquerda) quando era diretor do Colégio Castelo, de Fortaleza.

    Está preservado, no imaginário popular das gerações cratenses, o ato de Dom Vicente de Paulo Araújo Matos ter sido “O maior benfeitor de Crato”.

     E isso é uma verdade inegável. Quando Dom Vicente Matos chegou ao Cariri, em 15 de agosto de 1955 – ainda como “Bispo-Auxiliar” –  a cidade de Crato era ainda acanhada, quando comparada aos centros mais desenvolvidos do Nordeste brasileiro de então.

       Homem profundamente bom e generoso, Dom Vicente se deparou, quando aqui chegou, com uma população em sua maioria pobre e sofrida. O analfabetismo era uma das chagas sociais aqui existentes, principalmente na zona rural. Dom Vicente iniciou, então, suas viagens ao Rio de Janeiro, à época capital do Brasil. Tornou-se rotinas seus deslocamentos em busca de recursos para melhorar o quadro econômico/social do Sul do Ceará.

        Vivíamos, àquela época, uma fase de democracia plena (coisa rara nesta República), sob o comando do então Presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira. Homem cordial, sereno, e paciente, Dom Vicente Matos acostumou-se a esperar – com humildade e tenacidade – nas antessalas das repartições públicas e ministérios, ser recebido pelas autoridades, buscando benefícios para o povo do Cariri.

         Por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Igreja Católica elaborou um projeto educacional de dimensão nacional, em parceria com o Ministério da Educação. Nesse projeto, foram utilizadas as emissoras de rádio católicas, visando extinguir o analfabetismo do Nordeste brasileiro. Em Crato isso foi feito por meio da Rádio Educadora do Cariri.  Surgiu assim, entre nós, a educação radiofônica rural, sob os auspícios do Movimento de Educação de Base (MEB). Graças ao empenho de Dom Vicente Matos, o Sul do Ceará conseguiu notável avanço no tocante à erradicação do analfabetismo em todo o território da Diocese de Crato.

            Outra frente de luta de Dom Vicente Matos foi na área da saúde pública. Na década 50 do século passado, o Cariri cearense era conhecido, no Brasil, como um dos maiores focos de “tracoma”. Tracoma era uma infecção que afetava os olhos da população rural e, quando não tratada corretamente, ocasionava cicatrizes nas pálpebras e até cegueira. Dom Vicente, àquele tempo já amigo do então Ministro da Saúde, Dr. Mário Pinotti, conseguiu recursos e medicamentos, dentro da “Campanha Federal Contra o Tracoma". Fruto dessa parceria, firmada entre o Departamento Nacional de Saúde Pública e a Diocese de Crato, foi que, já nos primeiros anos da década 60, o “tracoma” tinha sido erradicada da zona rural dos municípios caririenses. 

               Por essa época, o Hospital São Francisco de Assis, pertencente à Diocese de Crato, atendia praticamente a todo o Cariri. Contando com um eficiente diretor, Mons. Pedro Rocha de Oliveira, algumas verbas foram conseguidas por Dom Vicente para aquela unidade hospitalar. O ministro Mário Pinotti chegou a visitar Crato, representando o Presidente Juscelino Kubitschek na inauguração da Rádio Educadora do Cariri.                 

Um comentário:

  1. Prezado Armando - O titulo de maior benfeitor do Crato é merecido por Dom Vicente com distinção e louvor.

    ResponderExcluir