Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 9 de novembro de 2019

A República Golpista



    Por mais que alguns republicanos tentem provar que o povo brasileiro não queria mais a  Monarquia Constitucional;  que a República era um anseio popular dos brasileiros e que o movimento que resultou em sua proclamação estava organizado até os ínfimos detalhes, os fatos foram bem diferentes.

O Imperador Dom Pedro II e a Princesa Dona Isabel eram respeitados e admirados pela gente humilde, que, no ano anterior, deixara de ser escrava. O Partido Republicano havia conseguido eleger apenas dois Deputados nas eleições de agosto de 1889, e, nas ruas, as simpatias que conseguia angariar eram episódicas e pouco eficazes.

(Baseado em trechos do livro “Revivendo o Brasil-Império”, de Leopoldo Bibiano Xavier)

2 comentários:

  1. Prezado Armando - Todo aquele que teve a ventura de lê sobre a monarquia, seus monarcas e, em especial Dom Pedro II é conhecedor da honradez, probidade, caráter, fé na religião Cristã verdadeira, temente a Deus e humanismo elevado que se juntava a outros de valores iguais. A república emporcalhou o Brasil. Não haverá quem faça a limpeza sem tirar os porcos do chiqueiro. Todos comem farelo juntos. Inclusive, para infelicidade de muitos, o Bolsonaro.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo que se disse sobre Dom Pedro II, mas se ele agisse da mesma maneira com que agiu contra Solano Lopes,talvez tivesse conseguido manter a coroa e o Brasil, ainda, poderia ser uma monarquia. Acho eu, que Dom Pedro II já estava bastante cansado e não tinha mais o vigor para enfrentar os militares que "proclamaram" a República. Também sou a favor e torço para que o Brasil, um dia, possa ser realmente a Nação que todos nós gostaríamos que fosse. Seja qual for a forma de governo.

    ResponderExcluir