Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 13 de março de 2020

OS FRUTOS DO SERTÃO SÃO RENTÁVEIS - Por Antônio Gonçalo.


O Sertão Nordestino é rico em diversidade de plantas que poderiam ter seus frutos melhor aproveitados. Sabe-se que a quantidades de umbu, siriguela, cajarana, cajá, ata, cajú, etc., que se perdem no interior é de impressionar.

Esse potencial poderia ser melhor utilizado por jovens, mulheres e muitos homens ociosos, que não são despertados para aprender formas simples de prepará-los ou acondicioná-los para ingressar com os mesmos no mercado, gerando-lhes trabalho, renda e outros benefícios sociais e econômicos.

Os órgãos que cuidam da assistência técnica, extensão, aprendizagem rural, e financiamento agropecuário (EMBRAPA, SEBRAE, BNB, EMATERCE e SENAR) têm conhecimento e o dever de empreenderem ações para implementar programas de crédito, treinamentos, feiras, excursões e outras estratégias, a fim de melhorar o aproveitamento desse potencial que o sertão tem em termos de frutos regionais.

Colegas que trabalham em empresas ligadas ao ramo agrícola, alegam que, atualmente, o cenário vem mudando no meio rural, onde os jovens são treinados e já estão bem mais interessados em conviver e extrair renda das espécies florísticas locais de cada região.

Parabéns aos atores desse processo, que, infelizmente, não chegou ou ainda é muito tênue nos arredores dos nossos Sítios Unha de Gato, Sanharol, Charneca, Capão, Panelas etc., em Várzea Alegre- CE.

2 comentários:

  1. Antônio - Muitos produtores de Crato abastecem partes do nordeste com Siriguela de boa qualidade. Carradas e carradas do produtos saem em direção da Bahia. Um produto rentável no momento. Mão de obra barata e fruto saboroso.

    ResponderExcluir
  2. Morais, aproveito para agradecer a você pela postagem e aos diversos comentários e curtidas de amigos que visualizaram o artigo acima na internet.

    ResponderExcluir