Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 8 de março de 2020

A culpa não é do eleitor – por Marcos Lefreve (*)



      Brasileiro não sabe votar. Essa falácia é desmontada pelo artigo "A crise na representação que ainda assola o País", de José Nêumanne (publicado no Estadão). Conforme aponta o articulista, 93% dos deputados ocupam seus cargos graças aos puxadores de votos do seus partidos. Aponta também que o voto de um eleitor em Roraima vale 13 vezes mais que o de um eleitor paulista. Adicione-se o fato de que nosso sistema político não aceita candidatos independentes, mas só os que são aprovados pelos partidos, que em sua maioria têm donos, que ainda distribuem as verbas eleitorais – por si sós injustificáveis – aos candidatos de sua preferência.

Esses e outros fatos evidenciam que o erro está no sistema político, e não no coitado do eleitor. A questão é: como mudar isso, se os maiores interessados na manutenção desse sistema injusto são exatamente os que têm poder para fazer a mudança?

(*) Marcos Lefevre – e-mail: lefevre.part@hotmail.com

2 comentários:

  1. Tenho minhas dúvidas. Vejamos um só estado: o Rio de Janeiro. Por que será que o carioca só elegeu gente ruim, governos bandidos, corruptos, escroques, incompetentes, políticos do naipe de Brizola, Anthony Garotinho & Rosinha Garotinho, Benedita da Silva, Sérgio Cabral, Pezão, Marcelo Crivella, Lindberg Farias, e outras figuras que enriqueceram o triste folclore político do Brasil?

    ResponderExcluir
  2. Prezado Armando - Muita gente já disse que o povo não sabe votar, se arrependeu e voltou atras. Eu dizia, continuo dizendo que não sabe. É certo que os políticos astutos e sagazes armam esquema na lei eleitoral para facilitar sua eleição e consequente permanência no puder, mas, o fato é que o brasileiro tem predileção por politico. Haja visto as Dinastias que proliferam por aí. Pai senador, filho deputado federal, filho deputado estadual e filho prefeito da cidade, Petrolina em Pernambuco não é exemplo único, varias outras existem mantidas pela vontade do povo. Depois do estrago que a esquerda fez no Brasil ainda tem um grande numero de idiotas que brigam e defendem os bandidos. Não sabem mesmo. Sou leitor e admirador do José Newmanne Pinto, mas não concordo com essa sua assertiva.

    ResponderExcluir