Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 17 de agosto de 2019

Coisas desta “Ré-Pública”

A República Brasileira, dir-se-ia em “fase terminal”,  segue descendo  ladeira abaixo com a anuência de parte dos políticos, de alguns ministros do STF, tudo  em meio ao descrédito generalizado dos seus cidadãos.. Para onde estão levando este país?

1 – Punição aos corruptos: está tudo invertido – por Marcos de Sousa Campos (*)

Como se diz, só no Brasil “o poste faz xixi no cachorro”. Como exemplo, a audiência de Sergio Moro no Congresso Nacional, onde acusados de corrupção chamaram o ex-juiz de “bandido”. Agora, alegam eles que toda a delação premiada do sr. Antônio Palocci não tem credibilidade; já o conteúdo hackeado das mensagens roubadas, obtidas e/ou manipuladas à margem da lei, isso vale até para o Supremo Tribunal Federal (STF) usar em favor do Lula, o presidiário que prevaricou inúmeras vezes.

(*) Marcos de Sousa Campos  – e-mail: marcosscampos@hotmail.com

2 – As “prioridades” dos nossos deputados – por Abel Cabral (*)

Nossa Câmara dos Deputados é invejável. Aprova a toque de caixa orçamento impositivo, libera R$ 157 mil para tratamento dentário de um deputado e agora passa o projeto de abuso de autoridade, que, na verdade, consiste em grande engendramento para impedir, ou ao menos atenuar, os efeitos da Lava Jato, que tanto bem tem feito ao País. Também se auto atribui o poder de interferência em atos de responsabilidade do Executivo, mas nenhuma palavra sobre reforma política. 

Nosso país tem uma representação distorcida dos Estados, número excessivo de parlamentares, o voto distrital é clamado pela população - a redução de gastos com campanha e o contato direto dos representantes distritais com o seu eleitor, por si sós, já recomendariam esse modelo. Temos perto de 5.600 municípios, só Minas Gerais tem perto de 860, um número imenso que não tem condição de viver sem recursos federais ou estaduais. Mas a Câmara esquece tudo isso. Pobre Brasil.

(*) Abel Cabral – e-mail: abelcabral@uol.com.br

3 – Pode um cego conduzir outro cego? –  por Luiz Roberto Savoldelli (*)

Para minha surpresa, tomo conhecimento de que a ré Gleisi Hoffmann, que é deputada federal (PT-PR), foi autorizada pela Justiça a atuar como advogada do presidiário-mor de Curitiba, com direito a visitas diárias. Ela devia é ser julgada, e não ter seu processo postergado indefinidamente. Poderia até já estar numa cela, em vez de advogar.

(*) Luiz Roberto Savoldelli – e-mail Luiz Roberto Savoldelli

6 comentários:

  1. Prezado Amigo Armando - Não há jeito para essa republiqueta de meia pataca. O comprometimento dos homens publico com o crime é meta única. Na minha avaliação o ex-juiz Sergio Moro está a um fio de deixar o governo. O comprometimento do presidente Bolsonaro com o crime para defender o filho criminoso vai levar o presidente a abraçar tudo aquilo que condenava para conquistar a simpatia do povo e se eleger. Bolsonaro caminha para se tornar a grande decepção do povo brasileiro.

    O seu texto é irreparável. Nada a acrescentar ou retirar. Está completo de verdades.

    ResponderExcluir
  2. José Newmanne Pinto.
    Sobre a mesa de despachos do presidente Jair Bolsonaro há uma autêntica prova de fogo: a Lei Contra Abuso da Autoridade, aprovada na Câmara, depende agora de sua sanção. Se sancionar o texto ou mesmo se vetar apenas alguns capítulos mantendo alguns, ele terá demonstrado que o combate à corrupção que prometeu na campanha foi apenas papo de palanque.

    Pois para evitar que os políticos continuem tentando desmanchar a Operação Lava Jato e outras terá que vetá-la integralmente.

    ResponderExcluir
  3. José Newmanne Pinto.
    Bolsonaro faz pacto com Toffoli que resultará no abandono pelo presidente da República do combate à corrupção, um dos pilares de sua campanha presidencial. A primeira vítima será o ministro da Justiça, Sergio Moro, pois o chefe do governo critica na ausência e aparece depois para afagá-lo em público. A cereja desse bolo envenenado já foi anunciada por mim há algum tempo: a indicação do advogado-geral da União, André Mendonça, para a vaga de Celso de Mello no STF, ante Bolsonaro faz pacto com Toffoli.

    Numa reportagem espetacular da revista Crusoé, Caio Junqueira e Fábio Serapião relataram o pacto secreto entre Jair Bolsonaro prometida para o ex-juiz da Lava Jato.

    ResponderExcluir
  4. Merval Pereira fala sobre ameaças a Lava-jato. 'Acho que há uma vontade demonstrada em várias instituições de controlar a Lava-jato, querendo tirar a autonomia dos procuradores de Curitiba e desmoralizar Sérgio Moro, juiz que condenou Lula'. Segundo Merval, 'é preciso muito apoio popular para que esses movimentos sejam contidos'. Tudo está sendo forjado para atingir Sergio Moro.

    ResponderExcluir
  5. O que você ainda não sabe sobre a Lei de Abuso de Autoridade

    Mensagem do site: @InverdadeA, que está viralizando no WhattsApp

    “Você vai ficar assustado de novo! Mas eu preciso lhe mostrar uma coisa. Antes você precisa entender que hoje nós estamos na maior ameaça à democracia no nosso país. E arrisco a dizer que nunca estivemos tão perto de nós tornarmos uma Venezuela.
    O que você ainda não sabe sobre a Lei de Abuso de Autoridade
    A lei foi aprovada em ultra velocidade pelo deputado Rodrigo Maia, aquele que é chamado de “Botafogo” nas planilhas de propinas da Odebrecht. Aprovando a lei rapidamente não haveria tempo para discussão. E assim a sociedade não entenderia os riscos que está correndo.

    O projeto aprovado tem como autor Renan Calheiros, aquele que possui contra si mais de 11 inquéritos no STF, além de chamar a Lava Jato de “sindicato do crime”, e de ter como parceiro nessa empreitada Roberto Requião, o eterno defensor de Lula,
    Dilma e PT.

    Acredite: esse projeto tem potencial para destruir o governo Bolsonaro e trazer o PT de volta ao poder.

    O que estão falando sobre o projeto
    A parte mais comentada é sobre o abuso dos policiais, que não poderão mais algemar presos. Os policiais vão correr o risco e contar com a sorte, pois se ele algemar “a vitima da sociedade”, poderá ser preso. Mas o que deveria te preocupar nesse projeto é o texto a seguir:
    “Essas condutas somente serão crime se praticadas com a finalidade especifica de prejudicar outra pessoa ou beneficiar a si mesmo, a terceiro, assim como mero capricho ou satisfação pessoal”

    Assim, uma autoridade poderá ser punida por qualquer coisa que faça num processo. Tudo vai depender daquele que tem dinheiro para contratar advogado e pedir que aquela autoridade seja punida. Aí chegamos na real intenção do projeto: o ponto quer liga tudo nessa história cabulosa é ela a Operação Lava Jato.

    Eu vou te explicar como acontecerá a destruição da maior investigação contra a corrupção que já ocorreu no mundo. Segundo a nova lei, se um Procurador tive tomado uma decisão (qualquer decisão) por “mero capricho” ele pode ser preso e perder seu cargo. Assim se acabam as investigações no Brasil, pois poucos terão coragem de colocar sua liberdade e seu cargo em risco para investigar alguém que tenha poder”.

    ResponderExcluir
  6. Agora compare o projeto com as acusações que vêm sendo feitas contra o Procurador Deltan Dellagnol que chefiou a Operação Lava Jato e mandou Lula para a cadeia. Os advogados de Lula, muito bem pagos e tempo sobrando, vão fazer seu cliente de réu. Lula será solto. O Procurador Deltan processado, preso e perderá o emprego.
    Resta a esperança que o Presidente Bolsonaro vete integralmente esse projeto. Afinal, na sua campanha, ele dizia “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”

    ResponderExcluir