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"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 10 de fevereiro de 2024

Ainda há tempo, nem tudo está perdido - Ariano Suassuna.

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'Tem rapariga aí? Se tem, levante a mão!'. A maioria, as moças, levanta a mão. Diante de uma platéia de milhares de pessoas, quase todas muito jovens, pelo menos um terço de adolescentes, o vocalista da banda que se diz de forró utiliza uma de suas palavras prediletas (dele só não, e todas bandas do gênero). As outras são 'gaia', 'cabaré', e bebida em geral, com ênfase na cachaça. Esta cena aconteceu no ano passado, numa das cidades de destaque do agreste (mas se repete em qualquer uma onde estas bandas se apresentam). Nos anos 70, e provavelmente ainda nos anos 80, o vocalista teria dificuldades em deixar a cidade.
Pra uma matéria que escrevi no São João passado baixei algumas músicas bem representativas destas bandas. Não vou nem citar letras, porque este jornal é visto por leitores virtuais de família. Mas me arrisco a dizer alguns títulos, vamos lá: Calcinha no chão (Caviar com Rapadura), Zé Priquito (Duquinha), Fiel à putaria (Felipão Forró Moral), Chefe do puteiro (Aviões do forró), Mulher roleira (Saia Rodada), Mulher roleira a resposta (Forró Real), Chico Rola (Bonde do Forró), Banho de língua (Solteirões do Forró), Vou dá-lhe de cano de ferro (Forró Chacal), Dinheiro na mão, calcinha no chão (Saia Rodada), Sou viciado em putaria (Ferro na Boneca), Abre as pernas e dê uma sentadinha (Gaviões do forró), Tapa na cara, puxão no cabelo (Swing do forró). Esta é uma pequeníssima lista do repertório das bandas.

Porém o culpado desta 'desculhambação' não é culpa exatamente das bandas, ou dos empresários que as financiam, já que na grande parte delas, cantores, músicos e bailarinos são meros empregados do cara que investe no grupo. O buraco é mais embaixo. E aí faço um paralelo com o turbo folk, um subgênero musical que surgiu na antiga Iugoslávia, quando o país estava esfacelando-se. Dilacerado por guerras étnicas, em pleno governo do tresloucado Slobodan Milosevic surgiu o turbo folk, mistura de pop, com música regional sérvia e oriental. As estrelas da turbo folk vestiam-se como se vestem as vocalistas das bandas de 'forró', parafraseando Luiz Gonzaga, as blusas terminavam muito cedo, as saias e shortes começavam muito tarde. Numa entrevista ao jornal inglês The Guardian, o diretor do Centro de Estudos alternativos de Belgrado. Milan Nikolic, afirmou, em 2003, que o regime Milosevic incentivou uma música que destruiu o bom-gosto e relevou o primitivismo estético. Pior, o glamour, a facilidade estética, pegou em cheio uma juventude que perdeu a crença nos políticos, nos valores morais de uma sociedade dominada pela máfia, que, por sua vez, dominava o governo.

Aqui o que se autodenomina 'forró estilizado' continua de vento em popa. Tomou o lugar do forró autêntico nos principais arraiais juninos do Nordeste. Sem falso moralismo, nem elitismo, um fenômeno lamentável, e merecedor de maior atenção. Quando um vocalista de uma banda de música popular, em plena praça pública, de uma grande cidade, com presença de autoridades competentes (e suas respectivas patroas) pergunta se tem 'rapariga na platéia', alguma coisa está fora de ordem. Quando canta uma canção (canção?!!!) que tem como tema uma transa de uma moça com dois rapazes (ao mesmo tempo), e o refrão é 'É vou dá-lhe de cano de ferro/e toma cano de ferro!', alguma coisa está muito doente. Sem esquecer que uma juventude cuja cabeça é feita por tal tipo de música é a que vai tomar as rédeas do poder daqui a alguns poucos anos.


3 comentários:

  1. O secretário de cultura Ariano Suassuna foi bastante criticado, numa aula-espetáculo, no ano passado, por ter malhado uma música da Banda Calipso, que ele achava (deve continuar achando, claro) de mau gosto. Vai daí que mostraram a ele algumas letras das bandas de 'forró', e Ariano exclamou: 'Eita que é pior do que eu pensava'. Do que ele, e muito mais gente jamais imaginou.

    Realmente, alguma coisa está muito errada com esse noss o país, quando se levanta a mão pra se vangloriar que é rapariga, cachaceiro, que gosta de puteiro, ou quando uma mulher canta 'sou sua cachorrinha', aonde vamos parar? Como podemos querer pessoas sérias, competentes? E não pensem que uma coisa não tem a ver com a outra não, pq tem e muito! E como as mulheres querem respeito como havia antigamente? Se hoje elas pedem 'ferro', 'quero logo 3', 'lapada na rachada'? Os homens vão e atendem. Vamos passar essa mensagem adiante, as pessoas não podem continuar gritando e vibrando por serem putas e raparigueiros não. Reflitam bem sobre isso, eu sei que gosto é gosto... Mas, pensem direitinho se querem continuar gostando desse tipo de 'forró' ou qualquer outro tipo de ruído, ou se querem ser alguém de respeito na vida!

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  2. ESSE TEMA É INESGOTÁVEL. A PARTIR DE HOJE, MUITOS INTERNAUTAS VÃO TECER COMENTÁRIOS. CADA UM SE DIZENDO INDIGNADOS POR ESSE TIPO DE AGRESSÃO AOS OUVIDOS, AOS BONS COSTUMES DA SOCIEDADE, E, PRINCIPALMENTE, AOS COFRES PÚBLICOS (São as prefeituras e os políticos que mais patrocinam). QUEM MAIS PAGA POR ESSE TIPO DE IMORALIDADE SOMOS CADA UM DE NÓS BRASILEIROS, QUE RECOLHEMOS IMPOSTOS AOS COFRES PÚBLICOS.
    EU, QUE VIVO NESSE MEIO (FELIZMENTE NÃO É MINHA ÚNICA ATIVIDADE), FICO PASMO QUANDO OBSERVO UM CARTAZ DE UMA FESTA DE PADROEIRO DE UMA CIDADE, DAS 10, 20, 30 ATRAÇÕES ANUNCIADAS, 98% SÃO BANDAS DE FORRÓS ELETRÔNICOS, RAPP E FUNK.
    POR ESSA RAZÃO UMA BANDA BAILE, UM SERESTEIRO, UM FORROZEIRO PÉ DE SERRA, UM CANTOR ROMÂNTICO QUE ENTRA NO ROL DAS ATRAÇÕES DA FESTA, É RIDICULARIZADO. EU ATÉ EVITO APARECER ANTES OU DEPOIS DESSAS BANDAS. PERCO O CONTRATO.
    MAIS AGRAVANTE: ALGUMAS PARÓQUIAS, TAMBÉM, INOCENTEMENTE (PORQUE AS BANDAS SÃO PATROCINADAS PELOS POLÍTICOS), COLOCAM ESSAS BANDAS PARA SE APRESENTAREM NAS PRAÇAS EM FRENTE ÀS IGREJAS. DIGO ISSO PORQUE JÁ ACONTECEU COMIGO. FIZ ABERTURA DE FESTAS PARA EM SEGUIDA O SHOW CONTINUAR COM ESSAS BANDAS.
    UM CASO VERDADEIRO: SÁBADO DE ALELUIA (HÁ 8 ANOS), EU NÃO CONSEGUÍ FAZER MINHA SERESTA NUM SÍTIO, EM CEDRO-CE, E NEM PUDE SAIR DA LOCALIDADE, PORQUE O RIACHO, COM A GRANDE CHUVA QUE ACONTECEU NESSA NOITE, TRANSBORDOU.
    EU TIVE QUE FICAR OUVINDO UM PAREDÃO DE SOM NO QUAL OS JOVENS ESTAVAM CURTINDO APENAS OS "SUCESSOS DO MOMENTO" (TAMBÉM NÃO TINHA COMO DORMIR).
    EU PEGUEI UM PAPEL E UMA CANETA E ESCREVÍ UMA MÚSICA. COLOQUEI O TÍTULO DE "FORRÓ DO DESABAFO". VOU PASSAR O ÁUDIO PARA E-MAIL DE MORAIS E PARA A EQUIPE DO SANHAROL ESCUTAR. QUEM QUISER OUVIR É SÓ PEDIR AO PESSOAL DO SITE.
    MINHA MÚSICA DIZ: cancei de fazer músicas de qualidade, falando de amor e fatos culturais, decantei Cidades, a fauna e a flora, as belezeas do Brasil eu já cantei demais.Quem quer entrar na mídia e fazer parte dos esquemas, procura um pistolão e grava um lenga-lenga, aí já não precisa observar a melodia, e diz qualquer besteira prá rimar com quenga...

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  3. Acho que não deviamos nem chamarmos esse novo "ritmo" que se alastrou nos nossos dias de forró!
    Podemos até ainda considerar "forró eletrônico" os que iniciaram tudo isso: Mastruz com Leite, Mel com Terra, Limão com Mel e as caririanas Baby Som, Magazine, Azimuth e Banana Bronseada! O resto...
    Pobre Luiz lá no céu...

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