Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 6 de agosto de 2018

A POLITICA É “DINÂMICA” - Wilton Bezerra, Comentarista esportivo da TV Diário e Rádio Verdes Mares

Já disse que a minha praia é o assunto esportivo do qual tiro o pão de cada dia e o teto de todas as noites.

Dou meus pitacos políticos, indagando mais do que afirmando, por entender que a atividade política no Brasil não é para amadores.

Ainda recentemente, cometi uma crônica perguntando sobre quantas vidas tem um político.

Me sopraram no ouvido mais uma: “A política é a única atividade em que o cara ressuscita mais de uma vez”.

Abro o jornal e vejo, à frente das minhas fuças, o titulo de uma crônica: "Classe política à espreita de uma oportunidade para se livrar da prisão”.

O meu senso moral diz sempre que em assuntos políticos não passo de um integrante do time juvenil.

Me embrulho, embaraçado, cada vez mais, para não dizer que me espanto.

Numa resenha baseada na “República de Platão”, sobre o sistema democrático, leio que muitas vezes surge um aspirante a tirano e tira proveito do regime.

Mas, como ?
A democracia como terreno fértil para a tirania?
Perceberam o meu juvenil espanto?
Parece que isso tem muito a ver com o leque de aspirantes para as próximas eleições no Brasil.
Por fim, um bordão muito usado pela crônica especializada da província: “A política é dinâmica”.
Coloco aspas naquilo que eu não gosto.

No caso, o melhor é aspear só a palavra “dinâmica”, pelo entendimento do que isso na verdade significou: acordos espúrios, "cristinianizações", golpes baixos, balcão de negócios, traições e o que de pior existe na malandragem política.

E o malandro quando sente que vai cair, se deita.
Vivendo e aprendendo.
Vivendo mais e aprendendo muito pouco, quando o assunto é política.

Um comentário:

  1. Caro Wilton -É claro que sua especialidade é o esporte. Porem, devo informar que os seus pitacos na politica são muito bem razoados e fundamentados em fatos que não deixam nenhuma duvida que você está com a razão. Parabéns.

    ResponderExcluir