Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Em convenção, MDB oficializa candidatura de Meirelles à Presidência - O Globo.



Ex-ministro conseguiu 85% dos votos dentro do partido; vice ainda está em aberto, mas MDB quer nome de mulher
   
BRASÍLIA — Com 85% dos votos, o MDB oficializou, nesta quinta-feira, a candidatura à Presidência da República do ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles. O partido não lançava nome próprio ao Palácio do Planalto há exatos 24 anos, quando, em 1994, Orestes Quércia representou a legenda nas urnas. Foram 357 votos a favor do nome de Meirelles, 56 contrários e seis votos em branco. 

A convenção teve 419 votantes, mas há dirigentes com direito a mais de um voto, entre eles o presidente Michel Temer. Em busca de votos na legenda para viabilizar sua candidatura, Meirelles fez um giro pelos estados nos últimos meses para se reunir com dirigentes estaduais do MDB.

O ex-ministro da Fazenda foi confirmado candidato ao Palácio do Planalto nesta quinta, mas a definição sobre vice deve ficar para os próximos dias. O partido tem tido dificuldade em encontrar um nome, mas emedebistas priorizam a escolha de uma mulher para compor a chapa do ex-ministro, e acreditam que uma política na chapa agregaria votos para Meirelles, que ainda não decolou nas pesquisas e tem aparecido com apenas 1% de intenções de votos. 

Apesar do número baixo, emedebistas acreditam que ele vai decolar. Mesmo sem coligações, o MDB terá um dos maiores tempos de televisão durante a campanha eleitoral.

Um dos principais dissidentes no partido, o senador Renan Calheiros (AL) vinha tentando mobilizar os convencionais para que votassem contra uma candidatura própria do partido. O senador vinha defendendo que o MDB liberasse os dirigentes para que priorizassem os acordos nos Estados, mas foi voto vencido.

Um comentário:

  1. Tempo de televisão e a capacidade comprovada do candidato podem ajudar a decolar.

    ResponderExcluir