Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 3 de agosto de 2018

COISAS DA REPÚBLICA

Pessimismo e violência provocam fuga do Brasil -- por Nelson de Sá
 'Brasileiros ricos' buscam Flórida e Portugal, diz WSJ; Ford também quer sair, diz Bloomberg
Fonte: "Folha de S.Paulo", 03-08-2018.

    No Wall Street Journal, edição de ontem, 2 de agosto, publicou:“Com violência em alta e pessimismo quanto ao futuro do país, milhares de estrelas de televisão, banqueiros, advogados e brasileiros ricos estão fugindo do país”. As notificações de emigração saltaram para 21.700 em 2017, três vezes mais que em 2011.
“Diferentemente dos [imigrantes] centro-americanos, esses brasileiros são com frequência integrantes da elite do país”, de saída para Orlando, Miami e “a riviera portuguesa”.

     O WSJ não está sozinho, quanto à violência. Também na quinta, no New York Times e outros, “Medalha Fields é roubada minutos após ser entregue no Brasil”. No Washington Post, “Maior gangue do Brasil seduz recrutas com desconto de mensalidade e programa Adote um Irmão”. No Los Angeles Times, “Temporada mortal para os defensores de terras e ativistas ambientais no Brasil”.

FORD TAMBÉM?
    No título da Bloomberg, “Ford está oferecendo às rivais a unidade sul-americana, que perde dinheiro”. Entre as “várias” possíveis compradoras estariam Volkswagen e Fiat. A Ford nega. No Brasil desde 1919, a montadora americana “não apresenta lucro na América do Sul desde 2012”, aliás, “perdeu US$ 4,2 bilhões desde então”.

Um comentário:

  1. Prezado Armando - Essa é a república do aplauso. Aplauso do nado, do ordinário. Há poucos dias o Governador do Ceará se reunia num jantar que lhe rendeu milhões para sua campanha.

    Enquanto dezenas de ônibus eram incendiados, delegacias metralhadas, dezenas de seres humanos assassinados, o estado desmoralizado, e, o povo feliz comemorando a decantada vitoria do governo na eleição de outubro. Uma pena.

    ResponderExcluir