Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 11 de outubro de 2016

PT adota discurso fiscal hipócrita e contraditório - Por Kennedy Alencar.

Partido perde oportunidade de fazer oposição inteligente à PEC do Teto. No debate sobre a PEC do Teto, o PT adotou um discurso hipócrita e contraditório com as medidas de ajuste econômico que implementou no governo Lula e que tentou aprovar na administração Dilma. Foi interessante acompanhar a sessão de discussão e votação ontem na Câmara.

Integrantes do centrão, do PSDB e do DEM que votaram a favor de pautas-bomba em 2015 passaram a adotar um discurso de responsabilidade fiscal. Petistas que defenderam reformas no governo Lula e o ajuste fiscal proposto por Joaquim Levy e Nelson Barbosa, ex-ministros da Fazenda de Dilma, abraçaram teses corporativistas e inconsequentes do ponto de vista fiscal.

O PT perdeu a oportunidade de fazer uma oposição mais inteligente à PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do Teto _medida aprovada em primeiro turno ontem na Câmara que cria uma regra orçamentária para limitar o crescimento dos gastos públicos.

Os petistas poderiam ter tentado reduzir o prazo de revisão da PEC de dez para sete anos. Havia espaço para negociar isso até pouco tempo atrás. Poderiam ter defendido mecanismos que dessem ganhos reais às áreas da saúde e da educação, caso viesse a ocorrer uma recuperação econômica que gerasse um PIB (Produto Interno Bruto) relevante e superavit primários significativos.

Críticos da PEC mostraram planilhas que indicam perda de recursos para áreas sociais no futuro, como se fosse possível continuar a aumentar os gastos públicos. São projeções sobre uma riqueza que não existirá se a dívida pública continuar a crescer no atual ritmo. Equivale ao sujeito fazer planos de gastos para o futuro acreditando que ganhará na loteria.

Os petistas defendem um governo Dilma que não existiu. Não foi um governo de esquerda nem uma administração competente. Foi a gestão responsável pela atual crise fiscal.

A PEC do Teto é dura, mas não há outra opção no curto e médio prazo. Provavelmente será revista em dez anos ou até antes, se a economia melhorar significativamente. Mas a PEC do Teto é o que o Brasil, infelizmente, tem pra hoje. É o que país pode fazer diante do desastre econômico produzido por Dilma e pelo PT, que se negam a realizar uma autocrítica dos erros que os levaram a perder o poder.

Nessa toada, o PT vai continuar a encolher politicamente.

Um comentário:

  1. O PT enganou os brasileiros por 13 anos seguidos. Agora está enganando a si próprio.

    ResponderExcluir