Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

418 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.



É meio complicado sair por aí onde falam idiomas e línguas estrangeiras. No meado da década de 1980 do seculo passado eu era gerente do Bicbanco em Crato e fui convidado para a inauguração de uma agência em São Paulo.
Terminada a solenidade de inauguração da agência, o Dr. Antônio Pompeu de Araújo, diretor do banco, convidou a mim e outros para jantar em um restaurante espanhol. Ele se metia a falar espanhol.

Fomos recebidos por um garçom de finíssima educação e lhaneza no trato. Dr. Pompeu começou arranhando um espanhol muito bem arremedado pelo garçom. 

Lá pras tantas o Dr. Pompeu perguntou para o garçom: de que região você é lá na Espanha. O caboclo respondeu: eu não sou espanhol não, eu sou de Santana do Acaraú no Ceará.

Uma feliz coincidência Dr. Pompeu é de Santana do Acaraú, cidade localizada na zona norte do Estado do Ceará, eram conterrâneos.


Um comentário:

  1. Os melhores e mais competentes garçons do Rio de Janeiro e São Paulo são nordestinos. A grande maioria cearense.

    ResponderExcluir