Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

417 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Em Várzea-Alegre, todos conhecem ou já ouviram falar no “Forró da Correia Mole”. Localizado na principal avenida da cidade, os eventos promovidos no local destinam-se ao bom gosto das pessoas da terceira idade. Horário, geralmente, entre oito da noite e terminando no mais tardar onze meia, nunca depois da meia noite.

Ordem e respeito de sobra, pois os freqüentadores fazem parte de uma geração formada nas décadas de 40 e 50 quando não havia as maledicências de hoje, se respeitavam às leis, as autoridades e o próximo.

O amigo Antônio Budu, outro dia, visitou para matar a curiosidade, e, terminou por se tornar o mais assíduo frequentador. “Segundo ele, os veínhos de sandália japonesa, chapéu na cabeça e bermudas, se agarram com as veinhas iguais umas abelhas de arapuá”. O conjunto é famoso: Chico Araújo faz a festa com sua  sanfona acompanhado por Tico do Pandeiro e Zé Cibito no Zabunba.

Uma pinga prus veinhos, uma zinebra pras veinhas e, no dia que  recebem a aposentaria - é cerveja  a granel. Musicas do Waldick Soriano, Lindomar Castilho, Roberto Muller, Barto Galeno e Genival Lacerda - Assim o tempo passa rápido, acaba a festa e espera-se pela próxima semana.

Outro dia, por volta das onze e meia da noite, Antônio Budu dançava com uma parceira do sitio Sanharol, já com mais de sete décadas nos costados e, ela pediu para acabar a dança porque já era hora de ir pra casa. Budu perguntou: Já está indo pra casa, tão cedo? Ela respondeu: já, minha avó num acha bom que eu fique na rua depois da meia noite não!

Isso é que é exemplo de criação!



Um comentário:

  1. Um nome bem sugestivo : Forró da correia mole. Foi, na sua época, o maior sucesso da cidade.

    ResponderExcluir