Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 12 de dezembro de 2023

331 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


O Coronel Mario Leal convidou o colega deputado Chico Monte para um passeio na sua fazenda Canastra, em Jucás. Chegaram  por volta de 10h da noite e se acomodaram. No outro dia cedinho arrearam dois animais e saíram para uma inspeção no campo. Vistoriaram inicialmente as mangas das pastagens e, em determinado local tinha uma carniça de um cavalo, já em adiantado estado de decomposição. O Cel Mario desmontou do animal apanhou a pata do cavalo morto, amarrou nas correias da sela, montou novamente e seguiu sob os olhares curiosos do deputado Chico Monte.

Por uma cancela adentraram as mangas das plantações e num local que havia um banco de areia ele desmontou do animal, apanhou a pata do cavalo morto e forçou sobre o banco de areia deixando vários rastros.  Em seguida jogou a pata  num buraco bem escondida e seguiu para casa.

 Ao chegar em casa o vaqueiro perguntou: seu Mario está tudo direito? Ele respondeu está! Mas, na manga das lavouras tem um animal solto. Tem rastros de um animal naquele banco de areia do rio. O vaqueiro foi conferir.

Ao retornar disse: seu Mario o Senhor tem razão. Existem mesmo rastros na areia do rio, mas eu estou invocado porque são os rastros de um cavalo velho que morreu na outra manga há mais de três meses. A qualidade observadora do vaqueiro era fruto da disciplina do Coronel Mario Leal.


4 comentários:

  1. Exercer com zelo e prazer sua atividade, seja ela qual for, é a certeza de realizar sua obra com sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lendo este texto, lemvrei da nobre amiga Cecem Leal. O amigo a conheceu ???

      Excluir
  2. Morais, esse conto me lembra de outro similar. Um fazendeiro mandou o vaqueiro juntar o gado perto das cacimbas porque faltava água em outras partes da fazenda. O vaqueiro voltou sem o gado. O fazendeiro indagou por quê. O vaqueiro respondeu -- vai chover muito. Como você sabe disso? Retrucou o fazendeiro. Respondeu o vaqueiro -- eu vi as formigas carregandos os ovos para cima da barreira do riacho. Isso mostra que a capacidade de observar inteligentemente está ao alcance de todos, e o saber não é um privilégio dos sábios. Antonio Dantas

    ResponderExcluir
  3. O matuto astuto, conhece tudo que a natureza emite. Cada sinal.......

    ResponderExcluir