Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 4 de outubro de 2023

205 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Foto do Antônio Morais, autor da postagem  -  Descendente de oito filhos  do José Raimundo Duarte, José Raimundo do Sanharol.

José Raimundo Duarte de Menezes, Cazuza do Sapo, denominação dada ao sitio de sua propriedade onde residia. Tal apelido foi transferido para todos os filhos e descendentes. Foi o primeiro filho de José Raimundo do Sanharol. Casou quatro vezes e deixou uma grande descendência – seus filhos:

01 – José Raimundo de Menezes – José do Sapo do Roçado Dentro.
02 – Pedro Alves de Oliveira.
03 – Cesário Alves de Oliveira.
04 – José Alves de Oliveira.
05 – João Alves de Meneses.
06 – Manuel Alves de Oliveira.
07 – Vicente Duarte de Menezes.

Todos eram conhecidos pelo apelido “Sapo”. Partindo destes sete filhos chegaremos a centenas de descendentes do Cazuza do Sapo. Os de hoje pertencem a sexta, sétima e oitava geração do patriarca José Raimundo do Sanharol.


9 comentários:

  1. Os Meneses da Varzea-Alegre formam uma numerosa familia. Sua Arvore Genealogica passa, como vimos, por Jose Raimundo do Sanharol. O proximo será o Manuel Leandro Bezerra que tambem casou duas veses e deixou uma grande descendencia. Inclusive o Giovane Costa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vicente r alves de oliveira11 de outubro de 2012 às 18:29

      vicenten renato de oliviera bom trabalo a morais esa e a minha familia iso tera uma boa repersao obrigado

      Excluir
    2. vicente renato de oliveira16 de outubro de 2012 às 18:59

      eu ja conpadilhe se voce densende desas familias

      Excluir
  2. OLA MORAES ANDEI PEQUISANDO COM MEUS TIOS MAIS ANTIGO NO SAPO TABEM ERAO FILHO DE CAZUZA DO SAPO VITORINO ALVES DE MENEZES VOLGO BRITO DAS LOGOA E TABEM ANTONIO ALVES DE MENEZES TOINHO DO SAPO E RAIMUNDO ALVES DIZEM QUE ELE SUMIU NO DIA DO SEU CASAMENTO ELE VENDEU PARTE DE SUAS ERANÇA PARA OMEU PISAVO PEDRO DO SAPO E DUAS FILHAS CLARA ALVES DE MENEZES ESA CASOU E AUTRA NAO CASOU ERA NO TOTAL 12 FILHOS EU ANDEI LENDO UM DESES LIVROS ELES FALA SO TREIS FILHOS DE PEDRO DO SAPO ERAM 13 FILHOS E JOSE ALVES DA CAIÇARA ERAM VARIOS FILHOS NA MAORIA MULHERES

    ResponderExcluir
  3. INTERESANTE, REALMENTE ESTOU AMANDO

    ResponderExcluir
  4. SOU JOSE CAZECA DE MENEZES FILHO DE FRANCISCO DUARTE DE MENEZES

    ResponderExcluir
  5. José Raimundo de Menezes, casado com sua tia Uninha do Roçado Dentro deixou a maior ramificação da arvore genealógica do José Raimundo do Sanharol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta consanguinidade deixou muitos problemas psíquicos nos descendentes. Mas acontecia muito naquela época.

      Excluir
  6. Como é bom, relembrar uma família honesta e ordeira. ..

    ResponderExcluir