Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 4 de outubro de 2023

217 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

Foto do casal Candido Alves Diniz e Maria Meneses Diniz, ela filha de Jose Raimundo de Meneses e Uninha do Roçado de Dentro.

Raimunda de Morais Rego, conhecida por Uninha, casada com o sobrinho Jose Raimundo de Meneses, Jose do Sapo do Roçado de Dentro. Deste casal descende uma grande e numerosa família. Filhos do casal:

01 – Jose Raimundo de Meneses
02 – João Alves de Meneses
03 – Clara Alves de Meneses
04 – Antonia de Morais Rego
05 – Raimunda de Morais Rego
06 – Pedro Alves de Meneses
07 – Maria Meneses Diniz
08 – Antonio Alves de Meneses
09 – Raimundo Alves de Meneses

Todos deixaram grandes descendências. Hoje em dia são incontáveis os Meneses também conhecidos por Sapo, denominação da localidade em que residia o velho Cazuza. Antonia de Morais Rego era minha besavó materna.


2 comentários:

  1. Os descendentes de Uninha e Jose do Sapo do Roçado e Dentro são numerosos. Talvez um dos mais poderosos galhos da arvore genealogica Jose Raimundo do Sanharol.

    ResponderExcluir
  2. Casal Cândido Alves Diniz e Maria Alves de Menezes, ela filha de Uninha do Roçado Dentro casada com o sobrinho José Raimundo de Menezes, José do Sapo.

    Cândido Diniz se casou quatro vezes.

    Curiosidade : O primeiro filho de Vàrzea-Alegre a se formar em medicina foi o Dr. Leandro Correia Lima em 1915. O segundo a ter o diploma de medicina foi Dr. José Correia Ferreira em 1936, e o terceiro, tempos mais tarde, foi Dr. Oto Diniz filho de Cândido Diniz e Maria Alves de Menezes.

    ResponderExcluir