Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 7 de novembro de 2023

254 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais


Raimundo Bitu de chapéu de massa, José André apoiando-se no primo Padre Manuel Alves Feitosa, hoje Monsenhor Feitosa, meu inesquecível compadre Nonato, os irmãos Perboary e José, no aniversario de papai na fazenda Cacimbinha no Assaré.

Um causo  de Raimundo Bitu :

Todos reconheciam a capacidade empreendedora de Cotinha, esposa de Raimundo Bitu do Sanharol. Um dia  ela pediu a "José de João de Pedrinho"  que fosse ao encontro de  Raimundo Bitu, que era homem bom, justo, honrado, amigo, conselheiro, mas, que reconhecidamente era bem mais sossegado,  priorizando mais os valores humanos do que os bens materiais.
Raimundo Bitu, o esposo de Cotinha se encontrava na feira semanal da cidade e José seguia na exata direção.

Veja o recado de Cotinha : Diga ao Raimundo Bitu  que apresse o passo e volte logo, pois minha porca se encontra na estrada com o rebanho de bacuris e quando o Crateús passar, o Crateús era o único ônibus que fazia linha entre as regiões norte e sul do estado aquela época, vai matar meus porquinhos.

José disse ok!!!! Cotinha!. Vou dar o recado, e, desembestou correndo.
José encontrou Raimundo Bitu  no Posto Boa Vista e transmitiu o recado detalhando-o, conforme solicitou Cotinha.
Raimundo Bitu sem a mínima preocupação disse: Dedé, muito obrigado!!!!!. O recado está dado, agora você não acha ruim voltar na mesma carreira e mandar Cota ir a PUTA QUE O PARIU!

46 comentários:

  1. Prezado e dileto amigo João Bitu.

    No inicio do Blog, talvez no mes de fevereiro, deste ano, eu e o Rodrigo Bitu fizemos um desafio e postamos 15 historias de Padim e Cotinha. Esta foto foi tirada num dia feliz para o meu pai. Ele juntou no Assaré os seus melhores amigos para festejá seu aniversario. Nesse dia, teve uma historia do seu pai que é uma preciosidade, mas eu peço um pouco de tempo para posta-la.
    Eu sempre fui ligado ao seu pai, estive presente num momento de dificuldade quando ele se submeteu a uma cirurgia muito delicada, porem bem sucedida em Crato. Nós eramos amigos.
    Fiquei feliz em colocar no Blog pessoas tão importantes para o Sanharol e para as nossas vidas. Faça chegar ao conhecimento dos seus irmãos.

    Um abraço.

    A.Morais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz daqueoe, que o tem como grande amigo

      Excluir
  2. DE: JOÃO BITU
    PARA: MORAIS

    Somos solidário e consciente do carinho especial que você, Estácio e minha colega Antonitte tiveram com Padim quando ele submeteu a essa cirurgia ai no Crato. Por diversas vezes ele falava para mim quando você passava na estrada velha com destino a sua casa, João!!!!!, Esse homem foi bom demais comigo, me deu total assistência, Deus coloquei-o no lugar que ele merecer.
    Portanto, além de primos irmãos, somos todos reconhecedores e temos uma grande gratidão a você, Estácio e a colega Antonitte. Sempre digo, tenho certeza que apenas os corpos dos nossos pais permanecem na sepultara, mas os sorrisos alegres, as bondades, o carisma, estão presentes no dia-a-dia no coração de todas que residem na comunidade Sanharoense.

    Seu amigo e primo,

    JOÃO DE COTINHA.

    ResponderExcluir
  3. Essa é pra ri. No primeiro e segundo dia da operação foi muito agoniado. Problema de transfusão de sangue, a sonda não se adptava, pra voce ter uma ideia o Dr.Marcelo pássou o dia todo e parte da noite na cabeceira da cama. No outro dia já tudo aliviado eu cheguei e ele estava com Antonio de Inacio. Bom dia Padim, ele respodeu bom dia Antonio. Eu já avisei para os meninos, falei que voce está bem logo terá alta e que a cirurgia foi um sucesso: Ele me olhou e disse mais num ta tudo bom não! Porque padim, o que está faltando? Ele disse: eu estou com vontade de soltar um peido do tamanho do Balão
    magico e não consigo! Estava cheio de gases, nada que o luftal não resolvesse.
    Abraso João.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é...mrealmente não estava.............

      Excluir
  4. João Bitu

    De Raimundo Bitu

    Certa vez por ocasião de uma consulta o médico disse para o meu pai tinha por obrigação fazer o exame da próstata. Ele ficou logo de orelha em pé e disse: que diabo de exame é esse!!!!!!!!!!
    Ele me contou que foi a maior vergonha que já passou na vida, logo de cara as enfermeiras tiveram que me dar um banho, meu pai nunca trocou uma roupa na frete de um filho e ter que enfrentar essa barreira e, o pior de tudo meu filho!!!!, “Meteram o dedo no meu furico”.

    Att,

    JOÃO BITU

    ResponderExcluir
  5. Depois dessa bendita cirurgia, sua nora, esposa d eJoaõ, que não recordo o nome,sugeriu que padim fosse passar uns dias em São Benedito com Cotinha, para passar o período d econvalescença. diante da negativa de Padim ela insistiu:
    Vam os, home, lá vocês terão uma nova lua-de-mel.
    Padim retrucou:
    Como? Não me caparam agora?

    ResponderExcluir
  6. as pessoas que servirma mais ao povo daquela nossa região com o telefone , foi sem dúvida, Padim e Cota, mas tiveram tant os problemas, que um dia eu tinha chegado de são Paulo e fui fazer uma visita aos dois e Cotinha desabafou: Quem entupiu as veias do meu coração foi o diabo desse telefone.
    Eterna saudade!

    ResponderExcluir
  7. Cotinha resolveu fazer uma visita de uns dez dias pelas casas dos filhos.
    Arrumou as coisas se despediu de Padim e viajou para o Piaui casa do Julio. Da casa de Julio foi para Sobral pra casa de Dedé, onde demorou mais dez dias. De Sobral foi pra São Benedito onde mora o filho João passou mais lo dias. De São Benedito foi pra Fortaleza, foram mais l0 dias na casa de Corina e dez na casa de Isabel Cristina. Depois viajou para o Icó pra casa de Iêda foram mais dez dias, do Icó para Iguatu para casa de Luizinho. Nesse intervalo já se passavam tres menes. Numa tardinha Raimundo Bitu ia chegando na casa do Sanharol e Ze Andre perguntou: Padim já está com saudade de Cotinha? Ele respondeu no ato: nem um pingo!

    ResponderExcluir
  8. JOÃO BITU
    De Raimundo Bitu
    Um certo dia nós estávamos na rosa limpando arroz no Chico. Dedé meu irmão checou um pouco mais tarde vindo da cidade com a seguinte notícia: Meu povo, Hosanan de Pedro Piau passou no vestibular em primeiro lugar. Neste período era motivo de muita admiração para o povo em virtude da seriedade que se tinha com a educação.
    Raimundo Bitu, meu pai, fez a seguinte pergunta a José, meu filho, ele passo pra quer?????, José responde: para economia, um curso muito bom e com muita concorrência. PADIM, na mesma hora disse: meu filho!!!!!!!! Volte às presas e diga para ele que não precisa cursar a universidade, venha lá para minha casa, com certeza antes de três meses ele sai pós-graduado com Cotinha.
    Att,
    JOÃO BITU

    ResponderExcluir
  9. João Bitu.

    Em 1970 nós estudavamos em Crato e Dedé seu irmão era nosso companheiro de residencia. Todo sabado papai ia apanhar umas coisinhas na sua casa para juntar a outras e enviar por Jomar para nós.
    Um dia quando papai chegou falou com Raimundo Bitu e ele estava tão entertido com o jogo que não respondeu. Cotinha disse, tem nada não Zé André, Raimundo quando está jogando não liga mais pra nada, veja bem, nem as vacas ele mandou vacina contra a raiva, e, ele é sabedor que a raiva mata! Padim tirou a atenção do jogo e disse: mata nada, se matasse eu já tinha morrido. Cuidado tem uma que tem que passar pela censura. hahahaha

    ResponderExcluir
  10. JOÃO BITU

    De: Raimundo Bitu

    Dr. Bitu veio de Cedro para fazer uma visita a papai e quando chegou lá em casa não encontrou Padim. Pergunta a Cotinha, onde está tio Raimundo?????, Resposta de Cotinha: Olha!!!!! Dr. Bitu, acredito está na casa de Luis de Lixandre, Manoel de Vó, Raimundo Pretinho ou na casa de Ana de Santiago, jogando baralho. Só que ela mandou um portador procurá-lo, mas não encontrou em nenhuma das casas.
    Quando ele chegou por voltas das 17h00min, mamãe perguntou: Raimundo!!!!, Pelo amor de Deus, onde tu se encontravas????, Dr. Bitu veio de Cedro para ti visitar, fazer uma consulta para verificar tua pressão, mandei um portador procurar, mas não te encontraram.
    Resposta de Patim, eu estava na casa de José Inácio no Canto, jogando o meu baralho com os amigos, mas não existe motivo de zanga, graças a Deus estou muito bem de saúde, outra vez com certeza vai dar certo ele me encontrar em casa e vamos bater aquele papo e colocarmos os fuxicos em dia.
    Cotinha revoltada com a resposta, disse: Raimundo!!!!!!!, Tu podes ficar ciente que quanto tu morrer vou colocar umas cartas de baralhos dentro do teu caixão. Padim, com aquela calma e um gesto de gozação respondeu: Cota!!!!, Coloca cartas de melé para eu chegar já batido.

    Att,

    JOÃO BITU

    ResponderExcluir
  11. Padim torcia pelo Botafogo. A maioria dos sobrinho torciam pelo flamengo. Na decada de oitenta o Flamengo ganhando tudo e o enchimento de saco era o maior. Um dia Padim perdeu a paciencia e disse: eu sei que eles não vão ficar uns velhinhos andando de muletas jogando bem assim. Dito e feito,no outro ano o Botafogo foi campeão ganhamdo exatamente do Flamengo com gol do Mauricio. Padim foi a forra.

    ResponderExcluir
  12. De Raumundo Bitu
    Manoel de Vó, se compadre, muito amigo e parceiro do baralho, chegou lá em minha casa e disse: compadre Raimundo!!!!!, passei a noite sonhando com Dons Bilhinha, sua mãe, ela pedindo para você me dar um rola de fumo bom feito no Sítio Panenas. Meu pai observou bem a ansiedade e sabedoria do amigo, lhe deu a segunte resposta: Compadre Manoel!!!!!!!!, me lembrei que ontem tive também um sonho com sua mãe Teté, onde ela me pedia para eu lhe dar uns conselhos para você deixar de fumar.

    ATT,

    JOÃO BITU

    ResponderExcluir
  13. Manoel de Vó, seu compadre, muito amigo e parceiro do baralho, chegou lá em minha casa e disse: compadre Raimundo!!!!!, passei a noite sonhando com Dona Bilhinha, sua mãe, ela pedindo para você me dar um rola de fumo bom feito no Sítio Panenas. Meu pai observou bem a ansiedade e sabedoria do amigo, lhe deu a segunte resposta: Compadre Manoel!!!!!!!!, me lembrei que ontem tive também um sonho com sua mãe Teté, onde ela me pedia para eu lhe dar uns conselhos para você deixar de fumar.

    ResponderExcluir
  14. Logo que foi implantado o sistema telefonico em Varzea-Alegre, apesar do Sanharol a epoca ser um sitio um pouco distante, foram instalados dois aparelhos telefonicos. Um na casa de Jose André e outro ba casa de Padim. Certa vez lá pelas 12 horas da noite o telefone tocou, Padim se levantou saiu no escuro em direção a mesa. Apanhou o telefone e disse Alô! Do outro lado uma voz pergunta de onde está falando. Padim responde: da casa de Raimundo Bitu do Sanharol. Ou meu senhor me disculpe foi ligação errada. Padim disse; disculpe o quê sua merda, você não sabe a porrada que eu levei numa preguiçosa!..hahaha

    ResponderExcluir
  15. Raimundo Bitu era proprietario das melhores e mais ferteis terras do Sanharol. Lagoas, Varzeas e baixios. Era tambem dono de um coração do tamanho do Mundo. Na seca d 1970 ele cedeu uma area para fazer um barreiro com o inutuito unico de amparar os flagelados da seca. Certo dia o fiscal o convidou para ir ver os trabalhos. Sairam Padim na frente e o fiscal atraz. O fiscal falou: seu Raimundo essas terras do senhor são excelentes podiam ser aproveitadas com varias especies de lavoura. Padim disse: Amigo voce está vendo eu olhando para o chão desde que iniciamos no caminho. O fiscal respondeu estou: pois é para não ver nem meio metro de um lado ou do outro do caminho.

    ResponderExcluir
  16. assim vc acabam a história do raimundo bitu e não postarão no blog, pois todos estão aí nos comentários

    ResponderExcluir
  17. Prezado Israel.

    As historias de Raimundo Bitu e Cotinha são infinitas, pela simplescidade, pela pureza, pelas verdades e pelos exemplos dados, aqui elas estão expostas para a posteridade. Não haverá traça, cupim, mofo que as destrua. Os seus belos exemplos de vida devem servir de ensinamentos para os de hoje. Voce concorda comigo. Um abraço.
    A. Morais

    ResponderExcluir
  18. Morais, depois da cirurgia um dia Pai chegou na casa dele para fazer uma visita, Cotinha estava varrendo o terreiro,Pai Olhou para ela e falou; Cotinha voce esta velha e feia enquanto isso Padim esta novo,gordo e corado. Ja sabem o que ela Falou?

    ResponderExcluir
  19. Certo dia nós estávamos no Sanharol em um forte diálogo entre família quando sem menos esperar minha mãe começa a denegrir a imagem de meu pai dizendo que ele era um desorganizado, não fazia as cercas do seu roçado, dava mau exemplo aos filhos por motivo de jogar baralho e etc.
    Já com relação ao tio Vicente, seu irmão, ela colocou nas nuvens, exemplo de homem trabalhador, organizado, o contrário de tudo que disse cm Padim.
    Meu pai com toda paciência e lealdade olhou para o se semblante e com toda pureza, disse: Cotinha!!!!!, Ele é tão bom, então eu lhe faço a seguinte pergunta: por que você não casou com ele?????

    Att,

    João Bitu

    ResponderExcluir
  20. Isabel,minha querida mana, eu sei qual foi a resposta.

    Não vou falar para não me apropriar de uma das maiores provas de confiança, consideração e amizade que existia entre os casais Raimundo Bitu e Cotinha - Jose André e Tonha.

    Papai fez pouco de cotinha e recebeu a resposta que merecia.

    Essa historia é conhecida de todos. Vou deixar para o João Bitu contar.

    Um abraço no Luis e na meninada. Até Janeiro.

    A.Morais

    ResponderExcluir
  21. A nossa casa no Sanharol sempre foi um ponto de encontro para receber os amigos nas belas noites de lua o mesmo iluminado com lamparina. Toda população gostava das prosas dos meus pais.
    Em uma bela noite de diálogo meu pai disse para os amigos presente que seu maior desejo era ser o engenheiro da construção do açude de São Vicente. Seu compadre Manoel de Vó estava presente e lhe fez a seguinte pergunta: Compadre Raimundo!!!!!, Por qual motivo esse seu desejo????, Papai disse: compadre Manoel!!!!!, Há muito tempo que eu tenho a vontade de saciar a ganância de Cotinha por leite e Minininho Bitu por arroz. Diante desse fato, a minha ansiedade erra fazer essa construção da seguinte forma: a parede de arroz para Minininho e a água de leite para Cotinha.

    ATT,

    JOÃO DE COTINHA

    OBS - Morais, já tive vontade de postar, mas acho um pouco pesada.

    ResponderExcluir
  22. Joaquim Mendes morava no Sanharol, exatamente com Raimundo Meneses. Resolveu muda-se para cidade e se estabeleceu no comercio no ramo de mercearia nas Tres Bocas.

    Um dia estavam no alpendre da casa de Raimundo Bitu e perguntaram onde é a bodega de Joaquim Mendes. Alguem responde fica nas Tres Bocas, proxima da Serraria Boa Esperança. Mas ali tem varias mercearias como vou saber qual é a dele? Padim respondeu: a de Joaquim Mendes é a que voce passando de carro numa velocidade de 150 quilometro dá para fazer o balanço!

    ResponderExcluir
  23. Prezado João Bitu.

    Como a historia foi veridica e sem maldade nenhuma, apenas dosada do bom humor do Sanharol, e nós somos adultos e a conhecemos, não veja problema em voce postar. Fale dos insultos de papai: por exemplo: voce está velha, feia, a cabeça branca igual a Clarinha. A resposta humilde se sua mae, tem nada não Zé André, eu ainda sou prima dela. E Padim, protinho, ropinha engomada, forte, bonitinho! O resto fica com voce. De uma coisa eu tenho certeza: depois do insulto a reação foi a altura. Por mim está autorizado a postar, vai ser motivo pra muita risada.

    ResponderExcluir
  24. Fato verídico não é história. José André passando pela a estrada mamãe estava varrendo o terreiro. José André com um gesto de muita gozação lhe disse: Continha!!!!!!!!!, Você está velha, feia, cabeça branca, parecendo até um espantalho à fotocópia de Clarinha. Não tem nada José André!!!!, Ela é até minha prima. José André continua com os insultos, Já Padim!!!!!!, Só anda de pano passado, roupinha engomada, calçado com um bom sapato, forte e bonito. Cotinha já começando ficar indignada com os insultos, lhe deu a seguinte resposta: Zé André!!!!! Só existe uma solução para o problema, dê o cu a ele.....

    ATT,


    João Bitu

    ResponderExcluir
  25. Caro João Bitu.

    Foi assim mesmo, a resposta a altura dos insultos.

    Um dia joão, eu estava na casa de papai e Cotinha vinha da cidade a pé. Passou na frente da casa de Ze de Ana, e quando se aproximou de nossa casa vinha afegante, um pouco cansada. Quando avistou minha mãe disse: Tonha ou coisa ruim, eu estou sentindo. Minha mãe perguntou Cotinha o que é pelo amor de Deus. Uma dor Tonha. Cotinha e onde é essa dor. Tonha é no tabaco! E saiu as risadas.

    ResponderExcluir
  26. Jose Satiro Bitu, voce se lembra que Cotinha lhe chamava Zé Bostinha por conta do seu tamanho avantajado de pointor de rodapé. hahaha

    Abraço Jose e feliz natal para Voce e sua familia.

    ResponderExcluir
  27. Um dia Padim estava limpando umas gaiolas e botando ração para uns passarinhos e uma pessoa proxima disse: eita padim o Senhor em breve completará 50 anos de casados! Ele suspendeu o serviço e disse: 50 anos de merda!

    ResponderExcluir
  28. Na epoca da calça boca de sino e camisa volta ao mundo, João Bitu, muito jovem, Boa aparencia, todo namorador e bonitão, chegou para Padim e disse: Papai O senhor podia me dar uma camisa volta ao mundo? Padim; Nem volta ao mundo nem volta ao fundo.

    ResponderExcluir
  29. João Bitu levou Padim para fazer uma visita a Minininho Bitu. Quando chegaram proximo a enfermeira disse: seu Minininho olha quem está aqui, é Raimundo Bitu. Minininho balbuciou: Raimundo Bitu, homem trabalhador! Padim olhou pra João e disse: já começou mentindo!.

    ResponderExcluir
  30. Cotinha querendo ser a tal e cheia de razão, começou com uns insulto com papai e depois que disse muitas coisas ofedendo a sua moral, o velho depois de ouví-la deu-lhe a seguinte resposta: Cotinha!!! se cala que tu é das Panelas, terra que só dar batata, outra coisa, de lá tu só trouse um cavalo velho melado, veaco e bastante coiceiro como tu.
    ATT,

    João Bitu

    ResponderExcluir
  31. João Bitu.

    Isto é o que chamo de pessoas prestimosas, queridas, iluminadas, e que deixaram um legada de trabalho, humildade, carinho e afeto para os filhos, familiares e amigos. Salve Padim e Cotinha.

    ResponderExcluir
  32. Amigo João Pedro, muito obrigado pelo reconhecimento de duas pessoas que, durante a sua permanência na terra só fizeram o bem ao povo. Meu pai, um homem simples, humilde, caridoso, nunca negou o INCRA de sua terras para aposentar aqueles mais humildes e se ele não o conhecesse, Continha estava alí ao seu lado para dizer: pode dar Raimundo, ninguem perde por fazer o bem,.
    No dia do seu sepultamento, chegou uma senharo do Alto do Tenente e disse: Meu Deus!!!!!, morreu o pai da pobreza!!!!!!!, o que vai ser de nós?????? , Portanto, mesmo sem saber quem é você, com certeza devo conhecê-lo, receba de todos os filhos de Padim e Cotinha, um grande abraço e aproveito para desejar um feliz natal e um ano novo com muitas realizações, ok!!!!!!!!, obrigado!!!!!!!!!!!
    ATT,

    SEU amigo,


    João Bitu

    ResponderExcluir
  33. Nem conseguí terminar tudo que foi escrito aqui a respeito dos meus pais, comecei logo a chorar. Realmente, a saudade ela só existe daquilo que marcou e que foi bom e eu tive os melhors pais do mundo...humildes, simples...mais de uma grandeza e dignidade ímpar! Lembro deles todo dia, do sacrífício para os filhos estudarem( mais mérito da minha mãe), tristeza de não poder atender a tudo que nós queríamos como jovens, porque isso dói muito aos pais, sabedoria de drilblar tudo isso sem frustrar nem traumatizar nenhum. Ê pai, ê mãe...a saudade é grande, mas como a única certeza da vida é a morte, que nela nós possamos todos nos encontrar e fazer a festa que sempre foi nossa vida, apesar das dificuldades!

    Obrigada A. Morais pel carinho e ele é recíproco a toda sua família!

    ResponderExcluir
  34. Passei um certo tempo de minha vida sendo o leiteiro da casa. Os laços comerciais era feito com Cotinha e Joana Goteira. Um certo dia ela me fez passar uma vergonha muito grande na frete de toda clientela, mandando um recado para Cota que o povo não estava mais querendo o leite porque tinha água.
    Quando cheguei em casa disse para minha mãe da vergonha que passei e tranmiti o recardo conforme Joana mandou. Mei pai escutou toda conversa e discordou de algo que Joana falou, mas eu disse que a coisa era séria e não tinha mais como aguentar essas ameasas. Padim, revoltado sobre o assunteo, mandou que eu voltasse para apresentar a seguinte sugestão para ela: Olhe, Juana!!!!, no caso de você querer leite puro e grosso só existe uma solução, bote seu marido, José Goteira no curral e tire o leite dele.

    ResponderExcluir
  35. Prezada Amiga Corina.

    Costumamos lembrar e ter saudades apenas das coisas boas e felizes que marcaram nossas vidas. Eu gosto de ter saudades, sou um saudosista. Voce tem razão quando diz que teve os melhores pais do mundo. Raimundo um pouco mais permissivo, calmo, compreensivo, sabia ouvir e Cotinha mais exigente, mais empreendedora e assim se deu o casamento perfeito. O que faltava em um sobrava no outro. Os filhos, Ah! O que dizer dos filhos, todos muito bons, responsaveis, amigos, irmãos na expressão da palavra. Não é só você que chora. Alem das amizades e dos exemplos de Raimundo e Cotinha chegam as lembranças de Jose André e Tonha meus país e de tantos outros iguais.
    Até agora nós falamos das historias bem humoradas, das brincadeiras, mas é preciso que apareça alguem com capacidade para falar dos sentimentos, da alma, dos valores humanos,religiosos, da pratica do bem, da solidariedade, da hospitalidade de Raimundo e Cotinha.
    Parabens para todos vocês pelos pais abençoados que tiveram.

    OBS:

    João Pedro, meu neto, Cognonimo de Antonio Morais, tem 06 anos e vai ser guardião deste Blog para a posteridade.

    ResponderExcluir
  36. Vicente Araripe na década de 60 ganhou na loteria vários prêmios ele morando vizinho a nossa casa. Meu pai estava para o Sanharol e quando chegou minha mãe disse: Tá vendo Raimundo!!!!!!!, Compadre Vicente ganha um carro e mais outros prêmios em dinheiro. Veja bem!!!!!, Ele merece, pois é um homem muito católico, sempre vai à igreja, assiste as missas da madrugada e domingos, agora você que não freqüenta igreja e não tem fé em nada, com certeza nunca vai ganhar nada. Cotinha fazendo essa chantagem objetivando convence-lo para levar Padim a Igreja
    Veja a resposta de Padim: Cotinha!!!!!!!!, Deixa de ser tola, ele ganhou na sorte, nada de Igreja e porque vai à missa, se fosse por ir à missa quem ganhava era o Padre, pois é quem celebra a missa.

    ResponderExcluir
  37. João Bitu.

    No aviversario do meu pai no Assaré, nesse desta foto, nós pensamos em tudo. Um onibus para levar a Banda de Musica, O onibus de Pedro Sousa para levar o seu conjunto. Os carros pequenos cada um levava amigos. Dr. Pedro levou Tia Ana e São Raimundo Nonato, Dr. Iran levou Minininho Bitu, Padre Mota levou o pessoal da igreja, Lazaro Pinho levou outras pessoas e seu pai foi com André meu irmão.

    No fim do dia quando voltamos ao chegar em Nova Olinda o carro de Lazaro caiu num barranco. Graças a Deus não houve nada grave, mas não houve como retirar o carro, mas acomodamos os passageiros nos outros carros até o Crato. Quando chegamos em minha casa Minininho reclamava de dores nas costas. Eu fui levá-lo no Hospital para avaliar pressão e a dor. Padim ficou em casa esperando, e como o carro que ia levá-los a Varzea-Alegre era o meu demorou um pouco. Quando eu cheguei Padim tava danado de raiva. Eu disse Padim eu fui cuidar de Minininho que estava com uma dor nas costas, figuei preocupado. Padim disse: Antonio, deixa de tu ser besta que essa dor de Minininho é de mudar arroz naquela lagoa o dia todo no sol quente.

    ResponderExcluir
  38. Morais, uma vez CoTinha viajou e passou muitos dias fora,quando voltou titia foi fazer uma visita chegando la comecou a falar mais Cotinha voce passou todos esses dias fora e o coitado de Padim dormindo aqui sozinho,ela olhou bem seria e falou Porque voce nao veio dormir com ele?

    ResponderExcluir
  39. Morais, uma vez CoTinha viajou e passou muitos dias fora,quando voltou titia foi fazer uma visita chegando la comecou a falar mais Cotinha voce passou todos esses dias fora e o coitado de Padim dormindo aqui sozinho,ela olhou bem seria e falou Porque voce nao veio dormir com ele?

    ResponderExcluir
  40. Pois é Isabel.

    Era muita confiança nos dois.Em Raimundo Bitu e em Titia. Cotinha, quanta saudade!

    ResponderExcluir
  41. Morais essa história que padim tava dando alpiste a passaros em uma gaiola e uma pessoa se aproximou e disse: "Eita Padim, 50 anos de Casamento!" a pessoa próxima que fez este comentário foi eu com uns 11 ou 1 2 anos! Uma das maiores dores que tenho na vida foi a de não poder ter me feito presente nos velórios de Cotinha e Padim, por motivos de estudos. Mas pode ser até bom pois assim não tenho na lembrança os dois em um caixão e sim tenho na lembrança e na recordação a alegria de Cotinha jantando Arroz branco com Manga e um Dindim e a "pacatez" e tranquilidade de Padim. Pessoas que levarei comigo para sempre como exemplos a serem seguidos! Um abraço a João Bitu e a Cotinha, duas pessoas que amo igualmente como a todos os filhos de Padim e Cotinha!

    ResponderExcluir
  42. Eu de ferias na querida terrinha juntamente com João Bitu passamos uma noite do recreio social para a moagem de Antonio de Negrão,no outro dia fomos para o sanharol, chegando na casa de padim,Cotinha foi perguntando voces ja aumoncaram respodemos que não,ela ja foi disendo pois aqui nao tem se quiserem tirem do boga e comam ,padim ficou logo do lado e disen va logo fazer comidapara os meninos ela disse logo esses bosta passam a noite na farra e chegam uma hora dessa para se fazer comida ,padim disse va logo, lea respondeu olha raimundo não se mete pois eu não sei quem ~e mais inresponçalvel se filho ou o pai padim encima da bucha é a mãe
    Qunta saudades UJose Sátiro Bitu

    ResponderExcluir
  43. Dedé, meu irmão, quanta saudade!!!!!, estutando matemática na nosa casa do Sanharol e falando muito em raiz quadrada, repedindo a fórmula e meu pai só na escuta de sucessivas repetições da raiz quadrada.
    Padim, com um gesto de gozação disse: meu filho José!!!!, faz muitos anos que sou agricultor, já vi vários tipos de raiz, torta, linheira, mas esta tal raiz quadradada nunca ví.

    ResponderExcluir
  44. Meu caro João Bitu.

    Neste periodo do aniversario de papai, Padim já estava com o problema de prostata e com dificuldade de urinar. Durante o periodo que ele esteve na fazenda ele foi umas cem vezes detrás de um curral, soltava lá uns tres pingos e retornava e assim era um vai e volta danado. Depois da cirurgia ele ficou bom e um dia ao me encontrar disse: Antonio, eu tenho uma vontade danada de ir ao Assaré. Pra que Padim? Pra eu ir lá detras daquele curral e dar uma mijada bem grande pra ele ver que eu fiquei bom.

    ResponderExcluir