Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 9 de novembro de 2023

261 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais


No Censo promovido  pelo IBGE na década  do 60 do século passado, foram contratados pela prefeitura municipal de Várzea-Alegre jovens, rapazes e moças para a realização da coleta de dados. 

Para cada localidade era  escolhidos duas pessoas que  se hospedavam  na casa de  uma pessoa influente, durante o dia faziam visitas, apanhavam as informações e coletas e, a noite retornavam  para pernoitar  na  casa onde estavam hospedado.

Na localidade Vacaria foram designadas  as  jovens  Socorro Bitu e Cira Marcelo. Certa feita, depois  de um dia de serviço estafante, quando Cira Marcelo  abriu a frasqueira sentiu  falta de um tubo de trim, pomada de usar  no cabelo.

Perguntou para a dona da casa se ela  tinha visto. No meio da conversa, o dono da casa  se dirigiu a esposa dizendo : Você dê uma olhada direito  que ontem eu vi um menino ariando os dentes com um bicho cheiroso danado. 

4 comentários:

  1. Frasqueira - Maleta pequena onde se conduziam apetrechos femininos, como pentes, pequenos espelhos, cremes de usar no cabelo do tipo trim, brilhantina muito usados naqueles velhos tempos. Coitado do garoto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Giovani da Costa11 de novembro de 2023 às 11:41

      Suíça de Zé Bastião, que sofre de (esquizofrenia,) vendia queijo de Maria Júlia, mãe dele, numa frasqueira antiga.

      Excluir
    2. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk bem feito. Quem.mandou ser danado.....

      Excluir
  2. Francisco Giovani da Costa11 de novembro de 2023 às 11:44

    Já Nenen Marinheiro comprava queijo de manteiga feito por minha mãe, tirava um pedaço e guardava o restante numa malota antiga para só ele comer.

    ResponderExcluir