Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 13 de novembro de 2023

271 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais


Foto da Copa do Mundo em 1930 no Uruguai.

Logo após a Copa do Mundo de 1930, no Uruguai, o esporte bretão tomou um grande impulso no Brasil. Multiplicaram-se os campos improvisados! As bolas para a pratica do esporte iam desde as feitas com bexigas de boi até as de pano.

Em Várzea-Alegre, talvez tenha acontecido a mais inusitada partida de futebol daqueles dias. O campo era um curral onde as duas porteiras, abertas apenas com o pau de cima, serviam de balizas e a bola era uma almofada de bilros.

As duas equipas se posicionaram para iniciar a disputa. Há quem diga que houve até um minuto de silencio; não se sabe para quem.

Quando o arbitro deu o silvo inicial, os bandos contendores se "abufelaram" e a poeira cobriu. O juiz ficou perdido no meio da pancadaria e só conseguiu encontrar o apito cinco minutos depois. Com vários e altos silvos longos, conseguiu parar a tourada, mas o estrago já estava feito!

Acalmados os ânimos e baixado a poeira, a almofada tinha desaparecido, dez braças de cerca estavam no chão e meia dúzia de contundidos baixaram à "enfermaria" que era uma bodega nas proximidades: cada um tomou um oito de cana para não gripar.

4 comentários:

  1. Quem diria. Pois não é que o Grangeiro desafiou Varzea-Alegre para uma partida de fotebol. O que não se sabia é que uma equipe da Coelce estava montando o linhão que passava por Grangeiro e entre eles varios jogadores profissionais das boas equipes de Juazeiro estavam na improvisada equipe do Grangeiro. Varzea-Alegre tinha em seus quadros um jogador conhecido por Fantique que era um terror, vige nossa, aposta vai aposta vem e no inicio do segundo tempo o Grangeiro já aplicava uma goleada de 7 X 1. Damião dos bonecos, assistiu a partida um pouco triste e faltando apenas 05 minutos para o final gritou: Empata o jogo Fantique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo sem ser da época, reafirmo que foi sim, a mais inusitada. O talvez ai, entrou de enxerido kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Não sabia, que Grangeiro, era tão antiga.

      Excluir
  2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Lembro demais desse craque - Fantico. Nessa época Várzea Alegre tinha uma boa seleção.... Ê, bons tempos...

    ResponderExcluir