Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

335 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

Zé Felipe e um ajudante conduziam um caminhão Ford com oito mil quilos de lã de algodão, da cidade de Várzea Alegre para Campina Grande na Paraíba. Quando chegaram ao sítio Exu, o carro atolou. Zé Felipe desceu olhou a situação e verificou que os pneus estavam quase cobertos de lama. Acendeu um cigarro e comentou com o ajudante, que tão cedo não seria resolvido aquele problema.

Quando fazia esse comentário notou vindo na estrada, dois roceiros com as enxadas nos ombros e cabaça a tiracolo. Ele então falou com o ajudante que ia fazer uma brincadeira com os dois. Os dois chegaram ele falou : Bom dia meus amigos, foi Deus do céu quem mandou vocês. Eu estou com este carro atolado precisando de uma descolada, posso contar com vocês?

Os dois confirmaram com um balanço de cabeça e ele continuou. Pois bem, eu vou para a cabine engato uma primeira e vocês empurram tá bom? Os dois confirmaram novamente com a cabeça e colocaram as enxadas na margem da estrada. Zé Felipe chamou o ajudante e mandou que quando os dois estivessem empurrando o carro, escondesse as enxadas dentro do mato.

Em seguida subiu na cabine acionou o motor, mas não engatou marcha nenhuma. Os roceiros com muita boa vontade empurraram o caminhão por mais de quarenta minutos sem saberem que o motorista estava com o carro em ponto morto.

Os dois já cansados e suados, pararam para descansarem um pouco, quando um deles escorado na grade traseira disse: "Cumpade! Esse caminhão só pode é tá acuado, pruquê faz mais de meia hora qui é nóis dois tangendo e o chofé isporando lá dento e o bicho parece qui num saiu do canto".

O outro botou a mão na testa como quem faz continência olhou na direção da estrada e disse: Meu cumpade tá inganado. Ele já andou e foi muito, qui eu num tou mais avistando as enxada.

Mundim Vale.


8 comentários:

  1. Grande Ze Felipe. Tirou onda com os sertanejos, mas assim fez o tempo passar.

    ResponderExcluir
  2. Eita, Mundim,você arruma cada causo pra contar!!!!

    Bolei de rir.

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Esse é o Zé Felipe afamado da música dos contrastes???? Pudera....kkkkkkkkkkkkkkkk
    Êita nós!!!!

    ResponderExcluir
  4. Zé Filipe aprontou muitas em Várzea-Alegre mais sempre com seu bom humor. Carro atola foi um dos meus divertimentos no período de criança quando por ocasião do Inverno na passagem dos carros pelo corredor de João do Sapo. Juntava muitas pessoas dos bairros na tentativa de desatolar e aquilo na verdade era um passa tempo.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom esse "causo". Adorei. Mundin e Morais trazem ao nosso conhecimento pérolas da nossa cultura e inteligência popular. Abraçoss

    ResponderExcluir
  6. Quando li o título, pensei que fosse aquele caso que o caminhão atolou perto da Caiçara, ond eo s moradores são todos baixinhos.
    O caminhão atolou e Zé Felipe pediu para uma turma deles empurrarem. Quando o caminhão pegou e ele botou a cabeça prá fora da cabine e gritou:
    Muito obrigado! eu vou prá Campina e quando voltar trago uma carrada de pescoço prá vocês.

    ResponderExcluir
  7. Raimundo Sabino pegava carona com Zé Felipe e dizia que ao chegar em várzea Alegre, ele cantava:

    Iguatu é terra boa
    Crato é muito mió
    Cedro não vale nada,
    O cu do mundo é o Icó.

    ResponderExcluir
  8. Morais pois não é que ontem tinha um caminhão também acuado no sítio Guaribas, na estrada que liga o distrito do Riacho Verde a sede do município, ou seja, carro atolado aínda é fácil encontrar, agora dois sujeitos de enxada no ombro é mais quinhentos!!!!

    ResponderExcluir