Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

378 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

Lembro-me deste gordinho exatamente como ele aparece nesta foto. Sou um pouco mais velho do que ele. O meu saudoso irmão Pedro Cajarana brincava com ele nos terreiros do Sanharol, andando em seus cavalos de pau nas cavalhadas mirins.

Tempos felizes e de saudades.

Hoje em dia, este moço, é uma das maiores autoridades da saúde do Estado do Ceara. Importante: continua simples, humilde e bom.

A comunidade  de Várzea-Alegre é uma eterna devedora da solidariedade, antes do pai e hoje do filho, Dr. Francisquinho Feitosa e  Dr. Feitosinha respectivamente.

Um forte abraço para os leitores e pru Gordinho.


9 comentários:

  1. Não é facil falar de pessoas, especialmente quando são queridas e marcaram a historia e o tempo. Este menino herdou do avô e do pai, a honradez, a descencia e a humildade. Este menino é o orgulho de sua familia e de seus amigos.

    ResponderExcluir
  2. Esse é um cidadão cosmopolita que valoriza os seus familiares e nunca deixou de visitar os seus parentes. Amigo inseparável, grande primo e que na verdade tem suas origens encravadas na comunidade do Sanharol. Trata-se do grande médico Dr. Feitosa, figura impoluta que o tenho como um verdadeiro irmão.

    ResponderExcluir
  3. Luiz carlos Correia Diniz - Disse

    Me lembro muito desta figura, pois moramos vizinho aqui na 25 de março.

    Os Feitozas chegaram primeiro moravam na casa numero 100, depois minha família fomos morar na casa 133, depois chegaram
    A. Diniz na casa 50, finalmente Chico Luiz na Pereira Figueiras 170

    Tenho boas recordações dos nossos tempos de menino.
    Ainda me considero um grande amigo dele e de toda familia.

    Lembro que Dr F. Feitoza., extraia nossos dentes sem pena e com dor, não tinha esses recursos que tem hoje os dentistas.
    Luiz Carlos.

    ResponderExcluir
  4. Em tempo:

    A foto foi enviada por Raimundo Wilton Bitu Moreno. Nossos agradecimentos.

    ResponderExcluir
  5. Grande Feitosinha

    Grande amigo, primo e irmão.
    Está sentado na nossa antiga casa, na Major Joaquim Alves, quando vinha de férias de final de ano.
    Minhas saudades,
    José Bitu

    ResponderExcluir
  6. Olá, é muito bom poder relembrar dos amigos e esse gordinho como vc mesmo fala é uma pessoa maravilhosa.....não sei se ainda lembra de mim dos velhos tempos da CABANA CASTANHOLA ( BAR DE VALDIZIO CORREIA NA PRAÇA SANTO ANTONIO ) Eu era uma menina velha.......kkkkk mas lembro de todos eles bebendo lá em casa..!!
    Pedro Cajarana, moacir Bitu, morais, e outros mais ..!!
    Beijos
    Eita saudade boa...!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu Geraldo Vieira do Chico,tambem tenho grandes lembranças,quando menino nos brincava-mos la no Bataiao,na casa de Santiago.O que nos mais admirava era sua gordurinha.Ele era realmente bem gordinho.Acho que ele lembra desta epoca.O terreno que Santiago morava era do avô dele Ze Bitu.

    ResponderExcluir
  8. Prezado Geraldo Vieira - Você fala com a propriedade de quem conhece. "Bataião" era assim mesmo que chamávamos. Casa de minha tia Ana onde se comia o melhor bolo de arroz do mundo.

    ResponderExcluir
  9. Muito Amigo da família gibão do sanharol cheguei a estrair um dente com seu pai em Fortaleza onde ele trabalhou na Pedro Pereira DR.frasquinho seu pai grande dentista.bricalhao era uma ser de um coração que não tinha tamanho onde ele estiver muita luz na sua estrada essa foto foi tirada na casa de dona ilka mulher de Edvar moreno aí fundo da pra ver a casa da família Zé de primo quantas lembrança que saúdade dessa época acho que e dos anos 60 da da pra ver o poste de luz enfrente a casa paroquial essas portagem trás muita saudade da época

    ResponderExcluir