Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

382 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Dr. José Sávio Pinheiro.

Nos tempos de estudante, em Várzea-Alegre, os doutores José Sávio Pinheiro e José Bitu Moreno, colegas de classe no Ginásio São Raimundo, tiveram um arranca rabo daqueles que nem o Secretario de Estado Americano conseguia fazer a reconciliação.


Dr. José Bitu Moreno.

O jeito encontrado foi, imaginem, partir para um duelo. Escolheram o local e marcaram o horário, cada um mais afoito. No horário marcado Dr. José Sávio, miudinho, chochinho, decidiu: eu vou é nada, e, lá não foi.

No outro dia, no colégio, antes da aula começar, houve o encontro dos desafiantes. Dr. José Sávio mais do que atrevido falou: e aí cara, passei pra mais de três horas te esperando e você não apareceu para me encarar?

Dr. José Bitu replicou, é isso mesmo, eu achei que devíamos ir a uma outra rodada de negociações, assim talvez encontrássemos uma solução mais adequada para nossa arenga.

Dr. José Bitu Moreno  não negou o DNA do avô  José Bitu do Inharé, um conselheiro de brandura impar..


4 comentários:

  1. Será que estes meninos de ouro, filhos ilustres de nossa terra se lembram dessa proeza? Parabens aos dois pelos exemplos de homens que são e por serem iluminados por Deus e viverem salvando vidas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigos, José Sávio e Moraisa,

    Dei muita risada com essa história.
    Para falar a verdade, não me lembro desse embate. Mas não duvido nada que tenha existido.Talvez o Zé possa me passar mais detalhes, ou refrescar minha memória com outras passagens.
    Grande e saudoso abraço,
    Bitu

    ResponderExcluir
  3. José Bitu Moreno,

    Na minha ascendência está a família Gregório, que não é das mais valentes do planeta, não!
    A coragem nunca foi uma característica minha.

    No final dos anos 60, época do homem na lua, eu frequentava muito a sua casa, onde dona Ilca, a sua mãe, sempre me acolheu muito bem.

    E em um desses dias, tivemos um leve bata-boca, o qual culminou com a marcação daquele jamais realizado duelo, marcado para um local atrás da prefeitura.

    No dia seguinte, o meu grande medo era o de ser pego na mentira com aquele blefe. Mesmo assim, não contive a minha ousadia.

    Pois é, a história que o Morais contou é verdadeira. O que eu nunca imaginaria era vê-la publicada.

    Bons tempos!

    ResponderExcluir
  4. Muito bem. Com este depoimento e testemunho do Dr. Sávio está claro a veracidade da história do duelo.

    ResponderExcluir