Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 24 de dezembro de 2023

405 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

O Inventário.

O varzealegrense Joaquim Gonçalves da Costa, Joaquim Mandu, assim chamado porque morava no sitio Mandu, era um homem correto, honrado, exigente, disciplinado e disciplinador, grosso como canto de cerca e mais enfezado que vaca de bezerra novo.

Quando ficou viúvo de Dona Aurora os filhos e genros em numero de dez procuraram para fazer o inventario, a divisão. Dez vacas - uma pra cada um. Cinquenta quartas de arroz – cinco pra cada um. Dez contos de reis - um pra cada um etc.

Terminada a partilha um genro perguntou: e o rádio?

Joaquim Mandu pegou o rádio levou pru meio do terreiro pegou um pau da porteira e espatifou o bicho.

Depois olhou para o genro e disse: "fi de uma égua,  pega a tua parte".



8 comentários:

  1. Esta foi minha primeira postagem como colaborador do Blog do Sanharol. Tenho 7 anos e um projeto: vou catalogar 200 proezas da nossa gente alegre e bem humorada e ao compltar 10 anos publicarei uma coletanea para o deleite dos concidãos da posteridade. Sou curioso da historia tenho fontes memoraveis e vou explora-las.
    Abraços a todos.
    JP

    ResponderExcluir
  2. João Pedro.

    Gostei, aprovo e vou contribuir com a ideia do seu empreendimento. Publicar um livro aos 10 anos de idade é um explendor, uma gloria. Conte comigo estarei do seu lado. Dei boas risadas com a historia do Inventario, você leva jeito.

    A. Morais

    ResponderExcluir
  3. João Pedro,

    Vou aguardar, ansioso, o lançamento dessa pérola interiorana. O seu avô tem um acervo riquíssimo que muito vai lhe ajudar.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. JP

    Seu Joaquim Mandu teve uma ideia maravilhosa. Nada melhor para dividir um radio bem dividido do que um pau de porteira. Valeu.
    Thays.

    ResponderExcluir
  5. Vou esperar ansiosa a publicação dessa coletãnea, João Pedro. A foto do rádio mexeu com meu passado, tínhamos um desse jeito lá na Major Joaquim Alves. Um dia meus 2 irmãos pegaram um briga feia: um queria a transmissão do jogo e o outro queria ouvir música. No meio da briga, o rádio foi destruído. Quando vi a foto matei saudades daquela briga boba de irmãos.Abraço,
    Fafá

    ResponderExcluir
  6. João Pedro.

    Quero te dizer que tenho um rádio desse em casa. Melhor! tinha, mas a Larissa levou para o Teatro.

    ResponderExcluir
  7. Francisco.

    Esse do velho Joaquim Mandu foi pru espaço, virou bagaço.

    ResponderExcluir
  8. Meu amigo Morais,achei muito interessante esta historio,mas o que gostei muito,foi relembrar de um radio que o meu pai tinha deste tipo,sempre ele ouvia o reportere eresso na radio clube de pernambuco na decada de 60.Uma grande recordaçao

    ResponderExcluir