Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 19 de outubro de 2023

225 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.



Adelgides Correia, neto do Coronel Antônio Correia Lima, prefeito de Várzea-Alegre de 1951 a 1954. Filho do único filho homem do Coronel Antônio Correia Lima, José Correia Sobrinho que traumatizado com a morte da esposa que lhe deixara o filho Adelgides, suicidou-se em 20 de Janeiro de 1919.

O fato, para aqueles pais amantíssimos, foi um golpe rude e brutal, pelo inesperado. Mas, as reações foram diversas. Ao saber da tragedia o Coronel Antônio Correia, um mole coração de homem bravo, quase sucumbiu. Maria Vitoria, a mãe, mulher de uma fé incomparável e energia férrea, baixou a cabeça e, entre lagrimas, mas de voz firme, recitou a mais triste e curta oração de sua vida: Deus o tenha em sua  gloria. E, repetiu: Louvado seja Deus.

Coronel Antônio Correia Lima, segundo filho de Clara Alves Bezerra, proprietário rico e conceituado, de largo prestigio politico e social, não só em Várzea-Alegre como em todo o Estado do Ceará. Foi um verdadeiro e poderoso líder.

Casado com Maria Vitoria Correia Lima. Já existem diversas postagem neste Blog do Antônio Morais com  biografias e historias  deste  ilustre filho de nossa terra e de seus descendentes.

No primeiro seculo de existência do município não houve prefeito eleito que não tenha sido de sua família ou indicação. Os divergentes foram nos momentos conturbados com intendentes e indicações nomeadas. No voto mesmo ninguém soube o que era ganhar uma eleição do Coronel Antônio Correia, enquanto vida teve.

Faleceu em 30 de março de  1939 e, depois de sua morte ainda tivemos cinco gestores do seu grupo politico. Somente em 1962 é que a família perdeu o domínio do executivo municipal. Porém, era enorme a prestigio politico de seus  descendentes a nível de Estado e Parlamento Nacional.

Filhas do Coronel Antônio Correia :
Matilde - casada com o português Antônio Ferreira.
Emília - casada com José Vitorino Bezerra.
Constância - casada com Joaquim Honório de Oliveira.
Santa - casada com Antônio de Norões Moreira.
Ester - casada com  Vicente Honório de Oliveira.
Anália - casada com o seu tio Dr. Leandro Correia Lima.
Edite - casada com Vitorino Bezerra de Alcântara.


5 comentários:

  1. Galho importante da árvore genealógica de Clara Alves Bezerra, filha do Major Joaquim Alves. Uma neta de Papai Raimundo.

    ResponderExcluir
  2. Morais, vc poderia ser um grande jornalista. Ainda há tempo. Complemente o seu saber numa universidade para tal.

    ResponderExcluir
  3. Logo que criaram a instituição "Câmara de Vereadores" o prefeito Antônio Correia escolheu um compadre de sua confiança para presidir. O homem falou "isso não pode dar certo, eu não sei falar eu só sei aboiar". Mas, deu certo.

    ResponderExcluir
  4. Sustenta a historia que o prefeito, coronel Antônio Correia perguntou ao Dudau para que serve "Verador", assim mesmo "verador". Dudau respondeu que era para ajudar, fiscalizar a aplicação do dinheiro publico. Em resposta se ouviu : Ora mais tá, eu lá precise que ninguém me ensine como gastar dinheiro ou que me fiscalize.

    ResponderExcluir
  5. O Coronel Antonio Correia foi patrão e um grande amigo do meu avô, Antonio Gonçalo Araripe. Tive a honra de dedicar a ele um título do meu livro " TROPEIRISMO NOSSO".

    ResponderExcluir