Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 22 de outubro de 2023

229 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


 Açude Olho D'água, rebatizado Deputado Otacílio Correia.

Só um doido daqueles que junta pedras para outro doido atirar na lua, seria capaz de não reconhecer e desmerecer a importância do açude construído no Sítio São Vicente, no final do século passado, em Várzea-Alegre. 

A cidade não existiria sem essa obra, o povo carece da água como a humanidade precisa de Deus. Uma coisa não existe sem a outra.

O andamento do projeto de construção é que não foi justo e correto. Esse açude não é o único do mundo, existem outros milhares de vezes maiores. Em todos o encaminhamento é um só. Faz-se o projeto, faz-se as avaliações dos bens atingidos, indenisa-se os proprietários e parte para a construção. 

Na ausência desses procedimentos alguns proprietário se organizaram, contrataram advogados e fizeram na justiça e defesa de seu patrimônio. Por essa razão houve um significativo atraso na construção.


O governador do Ceara, o senhor Ciro Ferreira Gomes, mandou um recado para um dos homens mais correto,  honrado e decente de Várzea-Alegre, o senhor "Francisco Bezerra Quincas", foto acima, um dos proprietário da "Cerâmica Peri" coberta pelas águas, nos seguintes termos : "Se não quiser morrer afogado se retire"! 

No local onde está construída a parede do reservatório ficava a única propriedade do honrado e honesto senhor "Miguel de Sousa". Quando a trator começou a derrubar as cercas que se aproximou da casa, ele se deitou no chão na frente do trator, numa cena constrangedora para todo aquele que tenha qualquer  relação  de sensibilidade com o sentimento humano.  Foi convencido a se retirar pelos amigos. 

O trator D8 do Exército no sítio São Vicente e a retro-escavadeira jogada por cima de homens, mulheres e crianças no "Batalhão de Sobral" em nada diferem, foram movidas pela mesma força autoritária e arrogante alimentada e mantida pelo povo cearense há tempos.  

A minha duvida é se esses heróis e patriotas que hoje se apresentam como pai da obra, teriam a mesma decisão se suas propriedades  estivessem sob a ameaça de serem cobertas pelas águas e de perderem o seu patrimônio. Sinceramente eu não acredito em tamanha renúncia deles em favor do bem público.



6 comentários:

  1. Tudo aquilo que é construído, que é feito pensando em tirar proveito próprio perde o brilho. Esse açude foi projetado para ser feito num lugar, construíram na quarta localidade, sempre por conta de interesses pessoais não republicanos e mesquinhos. Ninguém constroe a sua imagem destruindo a alheia.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazendo uma retrospectiva, vemos que os insesiveis, se transformam com o tempo, em feretros politicos insepultos. Eles estão por toda parte.

      Excluir
  2. Boa lembrança cheguei a ser ameaçado de morte por defender a justa indenização aos proprietários! Naquela época eu presidia o STR de Várzea Alegre!

    ResponderExcluir
  3. O problema é que no Brasil ainda há quem, mesmo exercendo um cargo público, desconheça a importância do da cidadania.
    Não há nenhuma lei que destrua o direito de propriedade. Portanto, independentemente da eficácia de uma obra públicada, em primeiro lugar sempre esteve, como estará, a preservação material dos bens atingidos com a construção ou, se for o cado, as suas justas indenizações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja Gonçalo - O governador do Ceara, o senhor Ciro Ferreira Gomes, mandou um recado para um dos homens mais correto, honrado e decente de Várzea-Alegre, o senhor "Francisco Bezerra Quincas", foto acima, um dos proprietário da "Cerâmica Peri" coberta pelas águas, nos seguintes termos : "Se não quiser morrer afogado se retire"!

      Excluir
  4. Quando o poder sobe á cabeça, o resto do corpo padece. Mesmo vom inteligencia privilegiada, este cidadão hoje, não se elege lider de bairro.

    ResponderExcluir