Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 25 de outubro de 2023

239 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Eloí Teles de Morais nasceu no sitio Baraúnas município de Várzea-Alegre. Fixou residência em Crato onde dedicou sua vida na defesa do folclore e da cultura. Com os programas "Coisas do meu sertão e Forró da casa grande" marcou a radiofusão da região do cariri.

Quando estava  terminando o curso de direito, precisou fazer um estágio e conseguiu agendar  um juri  na  cidade de Várzea-Alegre. Quando chegou no fórum tomou conhecimento que os 14 juris anteriores os réus  haviam sido livres. 

O que ia fazer a defesa  era de uma mulher que havia jogado  um filho  no  lixo. Eloí se agarrou a um artigo da lei que  diz - "48 horas antes ou depois do parto a mulher não tem responsabilidade e não responde por seus  atos. A mulher foi absolvida.

O juiz de Várzea-Alegre era  o Dr. Maurício de Abreu Tranca, conhecido por Dr. Tranca.

Elói apanhou uma folha de papel, fez essa quadrinha e deixou na mesa do Juiz : 

Várzea-Alegre, terra do Contraste.
Na justiça também,
O juiz é Dr. Tranca,
Porém, não tranca ninguém.


3 comentários:

  1. Crato e região do Cariri são eternos devedores do trabalho do Elói Teles de Morais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São sim. Apos mais de 40 anos, ainda escuto seu vozeirão, declamando aquelas poesias matutas, na radio Araripe, que tanto me deleitava, todas as manhãs, e me ajudava a superar o momento de dificuldade, quando a cidade, preguiçosanente, iniciava o seu dia.

      Excluir
  2. Viva a criatividade desses conterrâneos.

    ResponderExcluir