Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

342 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Padre José Mota Mendes, 50 anos de mandato.

Desde a criação da Freguesia: Lei 1.076, de 30 de dezembro de 1863, desmembrada da de Lavras de Mangabeira.

Invocação: São Raimundo Nonato. 

Apenas um padre filho de Várzea-Alegre, Padre José Alves Bezerra teve mandato a frente da Paroquia - 1878 a 1883. Os demais são nascidos em outras cidades.

O Assaré nos ofereceu três vigários. Padre José Pontes Pereira, que esteve em nosso município  antes da criação  da Paróquia, Padre Vicente Ferrer Pontes Pereira. 1875 a 1878 e o Padre José Mota Mendes, 1969 até os nossos dias.

Padre José Mota Mendes como gestor foi empreendedor  e operoso. Cuidou como nenhum outro  da Paróquia, da doutrina e da santa lei divina.

Parabéns Padre Mota, que Deus abençoe e ilumine sua caminhada.


3 comentários:

  1. Deus o abençoe e conceda serenidade para conduzir o povo católico de nosso município.

    ResponderExcluir
  2. A história de Padre está intrinsecamente ligada a todas as famílias varzealegrenses, são 50 anos de sacerdócio donde cuidou como ninguém da igreja e de levar a palavra de Deus a todas as comunidades. Parabéns Meu padrinho Padre Mota...

    ResponderExcluir