Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

383 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


O casal João Alves Bezerra e Conceição de Morais Feitosa, foto, proprietários da fazenda "Lagoa dos Currais" em Arneiros nos Inhamuís tinham uma ninhada de filhos e filhas tão bons quanto eram eles.

José de Morais Feitosa, Zezinho, o filho mais velho foi embora para cidade de Marechal Rondon no Parará. De um em um foi levando os irmãos até reuni todo clã naquela cidade onde permanecem até hoje. 

Quando vieram  buscar os pais alegaram que se tratava de um passeio cuja finalidade única seria reunir a família, conhecer os netos, bis-netos nascidos e confraternizar-se.

O velho João viajou pela cidade de Várzea-Alegre onde demorou dois dias se despedindo dos parentes e amigos. 

No Crato, na localidade Batateiras se despediu de Leonarda Arraes Feitosa, viúva do seu compadre Manuel de Sousa Vale dizendo : Minha comadre, os meninos falam em passeio, eles pensam que me enganam, mas eu tenho certeza que não volto mais ao Ceará.

Sua assertiva foi confirmada. Em pouco tempo a fazenda foi vendida ao senhor Petrola, fazendeiro e politico de Arneiros. 

O casal não mais voltou ao Ceará. Faleceu e foi sepultado em Rondon padecendo de imensa saudade. Sempre que falavam na "Lagoa dos Currais" as lágrimas banhavam os seus rostos.

3 comentários:

  1. João Alves Bezerra, João André.

    Varzealegrense radicado em Arneiros por força do seu casamento com Conceição de Morais Feitosa.

    ResponderExcluir
  2. Morais, ainda continuo curioso e, como sei que não é fácil, louvo a sua estatégia de conseguir angariar essas fotos antigas, que retraram muito bem seus artigos.

    ResponderExcluir
  3. Antonio Gonçalo - Uma postagem como esta é tudo muito difícil. Primeiro é preciso ter conversado com os ascendentes para conhecer a história. Depois uma foto desta é muito rara. Mas, o importante é que num momento em que a preguiça impede o interesse pela leitura, a foto serve de chamariz. Desperta a curiosidade.

    ResponderExcluir