Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 12 de setembro de 2023

174 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Jerônimo Bilé nos seus vinte e cinco anos, vivia em Várzea Alegre como todos os jovens da sua idade. De repente contraiu uma doença que alterou o sangue e ele quase parte dessa para uma melhor.
Apesar de uma boa assistência médica o problema foi se agravando a um ponto que Jerônimo recorreu a São Francisco.

Fez uma promessa que se ficasse bom viajaria de Várzea Alegre ao Canindé de joelhos. Eu não posso dizer que foi a promessa ou o avanço da medicina mas o fato é que o doente ficou curado. Recuperado, Jerônimo voltou a fazer tudo o que fazia antes: Beber, fumar, dançar e raparigar.

Certo dia na festa do padroeiro Jerônimo estava na barraca de Fafá com a mesa cheia de cervejas, quando chegou Raimundo de Sousão e falou: Eita Jerônimo ficou bonzim hem? Só falta mesmo tu ir de joelhos para Canindé, ou será que tu vai enrolar o santo?

Jerônimo falou: Logo, logo eu vou. Só estou  esperando tio Pedro tirar um tempinho para ir comigo. Ai vai! E o que é que o Dr. Pedro tem haver com a tua promessa?

É porque nós vamos no opala dele. Ele vai dirigindo e eu vou de joelhos no banco traseiro.

Mundim do Vale.





4 comentários:

  1. Mundim.

    Pedro Rosa Lima do sitio Periperi, fez uma promessa para ir com o melhor amigo até o Povo do Mato a pé com os sapatos cheios de caroços de feijão. Convenceu Gazula que era seu primo a fazer a viagem com ele. Quando andaram vinte metros o Gazula disse: Eu não consigo andar, estou com os pés papocando e retirou os sapatos e os caroços de feijão cairam no esfalto. Pedro Rosa disse: e tu botou foi feijão cru abestado?

    ResponderExcluir
  2. Enrolavam até os Santos....kkkk

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. 🤣🤣🤣🤣

    ResponderExcluir
  4. Respondeu sabiamente, um abraço

    ResponderExcluir